17.2 C
São Paulo
sábado, 25 maio, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Cidadania Colunista Gabriela Freitas Eventos Principal Solidariedade

Campanha mobiliza população a doar sangue na Semana da Luta da Pessoa com Deficiência

A ONG Adote Um Cidadão promove a 5ª edição do “Gotas Eficientes – Doe O Amor Que Corre Em Suas Veias, em 18 de setembro, sábado que antecede a Semana da Luta da Pessoa com Deficiência. A ação, que iniciou no Grande ABC, busca conscientizar sobre a importância do ato de doar sangue aos hemocentros e objetiva atingir a população em âmbito nacional.

“ações sociais podem fazer a diferença, lembrando que uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas” –  antonio Carlos veiga

A ação deste ano recebe madrinhas e padrinhos da região e do país para mobilizar todos a doarem sangue em prol daqueles que mais precisam. A jornalista e editora-chefe do portal Big ABC Juliana Bontorim e o chef de cozinha Guga Rossi integram a ação de divulgação e vão doar sangue também.

O projeto mobiliza o maior número de doadores de sangue, envolvendo desde pessoas com deficiência, familiares e amigos, e também instituições, colaboradores, empreendedores, para ajudar aqueles que mais precisam.

“Estamos em uma situação delicada, a pandemia e as medidas de isolamento, fizeram com as pessoas diminuíssem a frequência em sair de casa para doar sangue. Com isso, os bancos de sangue vêm sendo prejudicados cada vez mais, afinal, não estão sendo reabastecidos. Por isso, ações sociais podem fazer a diferença, lembrando que uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas”, afirmou o empreendedor social e fundador do @adoteumcidadao, Antonio Carlos Veiga.

Doe O Amor Que Corre Em Suas Veias

Neste ano, a campanha conta com o apoio de pessoas com deficiência visual, física e intelectual, de instituições e de colaboradores que participam e se comprometem com a luta da pessoa com deficiência. Entre os apoiadores, está a ‘madrinha’ do Gotas Eficientes, Mara Gabrilli, Senadora, integrante de Comitê na ONU e defensora dos Direitos das Pessoas com Deficiência no Brasil e no mundo.

Em edições passadas, apenas a região do Grande ABC participava com efetividade, mas a cada nova edição mais pessoas eram alcançadas, por isso, agora, se espalha pelo país.

“A doação de sangue sempre foi realizada em junho, mas desde a edição passada, agora acontece em setembro, sempre no primeiro sábado antes da Semana da Luta da Pessoa com Deficiência.  E aquele deficiente que não conseguir doar, peço que leve um familiar ou um amigo para que doe no lugar dele”, comentou Veiga.

Antonio Veiga também lembrou que os deficientes sempre recebem ajuda e a iniciativa é uma forma deles poderem retribuir. Para aqueles que têm o interesse em ajudar a salvar vidas é importante ficar atento a algumas regras:

  • É necessário portar documento oficial e original de identidade com foto;
  • Ter entre 16 e 69 anos (com a 1ª doação até os 60);
  • Pesar acima de 50Kg;
  • Estar alimentado, porém evitar comidas pesadas 3h antes;
  • Caso for doar depois do almoço, é necessário aguardar 2h;
  • É preciso ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

Sobre o Adote Um Cidadão:

Fundado 1999 pelo Empreendedor Social Antonio Carlos Veiga, e pessoa jurídica de direito privado sob a forma de Associação sem fins lucrativos desde 2012, o Adote fundamenta-se nos princípios de solidariedade e de direitos previstos na Constituição Nacional, respeitando a liberdade e a individualidade de cada ser, promovendo o intercâmbio fraternal e despertando nas pessoas a corresponsabilidade do bem universal.

  • Conscientizar indivíduos do papel de agentes no processo de inclusão, integração e desenvolvimento social, econômico, político, cultural, ecológico, esportivo e educacional da sociedade;
  • Qualificá-los em condições para competirem de forma efetiva no mercado de trabalho, possibilitando interagir com as atuais mudanças geradas pela globalização, fortalecendo a iniciativa de buscar, com a mente aberta, novas ideias, novas direções e novos paradigmas.

 

 

 

Informações e fotos: enviados pela assessoria de imprensa @adoteumcidadao

 

 

Acompanhe mais reportagens, aqui!

Artigos Relacionados

São Bernardo recebe corrida de rua inclusiva com categoria PCD

Juliana Bontorim

Clínica de estética recebe influencers de saúde e bem-estar para encontro exclusivo

Juliana Bontorim

Banco de Alimentos completa cinco anos e quase três toneladas

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error