22.8 C
São Paulo
sábado, 2 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Diadema Principal

Campanha Setembro Amarelo de Diadema foca na defesa da vida

Com o tema “A vida é a melhor escolha: cante, dance e saboreie”, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove ao longo de todo o mês de setembro ações educativas e de mobilização em prol da defesa da vida.
Segundo a secretária municipal da Saúde, Drª Rejane Calixto, a escolha do tema busca reforçar que o cuidado vai além da questão terapêutica e que é necessário ofertar políticas de prevenção e de cuidado que sejam mais acolhedoras para as pessoas que precisem de apoio emocional. “Queremos motivar nos trabalhadores e na população reflexões sobre a valorização e proteção à vida. A ideia é incentivar as pessoas a conhecerem os serviços que a Prefeitura disponibiliza em várias áreas e que possam fazer parte de um plano de cuidado integrado para proteger vidas”.
Um dos destaques da Campanha Setembro Amarelo deste ano vai ser a realização da Caminhada em Defesa da Vida, no dia 22, que vai sair de quatro pontos estratégicos da cidade e vai terminar na Feira Noturna, realizada na Praça da Moça. No local, os participantes vão poder participar de atividades realizadas pelas Secretarias de Cultura, Esporte e Lazer e Segurança Alimentar.
Além da Saúde, a programação envolverá outras secretarias e atores locais e englobará palestras, rodas de conversa, peça de teatro, oficinas para manejo dos casos, capacitações para os trabalhadores, distribuição de laços amarelos (símbolo da campanha), entre outros.

Prevenção

O município de Diadema tem um histórico de políticas de enfrentamento às situações de violência desde 2009, incluindo a notificação compulsória de violência interpessoal e autoprovocada, como é o caso dos suicídios.

Rede de cuidado

Diadema tem uma Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) estruturada para o atendimento de saúde mental. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços especializados de saúde mental que funcionam de porta aberta. Portanto, não é necessário encaminhamento para ser acolhido no serviço.

Sendo assim, caso o morador de Diadema apresente sofrimento psíquico, pode procurar um CAPS de acordo com o tipo de serviço oferecido (CAPS Adulto, CAPS Infanto Juvenil ou CAPS Álcool e Drogas).

Outra opção para as pessoas que precisam de cuidado ou tratamento de saúde mental é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS). Caso a necessidade de tratamento não possa ser atendida no nível da Atenção Básica, a equipe de Saúde da Família fará os devidos encaminhamentos para outros pontos da rede.
A RAPS de Diadema é composta por cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAPS Sul, CAPS Leste, CAPS Norte, CAPS Álcool e Drogas e CAPS InfantoJuvenil). Além disso, Espaço Colmeia (espaço de inclusão social/geração de trabalho e renda). Também há dois Serviços de Residência Terapêutica (SRT), um Consultório na Rua I, uma enfermaria de retaguarda de Saúde mental no Hospital Municipal de Diadema (HMD) e psiquiatras 24 horas na porta da urgência e emergência no HMD. Todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) contam com equipes de saúde mental.

Saiba onde procurar ajuda
Centros de Atenção Psicossocial em Diadema
CAPS Norte: (11) 4044-9250. CAPS Sul – Oeste: (11) 4056-4009, CAPS Centro- Leste: (11) 4055-1528,  CAPS Infanto Juvenil: (11) 4053-5245 e  CAPS Álcool e Drogas: (11) 4053-5315

CVV – Centro de Valorização da Vida – 188, Pode Falar | UNICEF Brasil – Ajuda em saúde mental – www.podefalar.org.br, 20 UBS – confira os endereços e horários de funcionamento na página., Hospital Municipal de Diadema (HMD) – (11) 4061-7000, SAMU 192 e  Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) – (11) 4043-8221

A programação da Campanha Setembro Amarelo está no site.

Da Redação.

Imagem: Divulgação

Veja mais notícias no site do Portal Big ABC

Artigos Relacionados

Atletismo de São Caetano terá seis atletas que disputarão as Olimpíadas e Paralimpíadas em Tóquio

Juliana Bontorim

Centro de Controle de Zoonoses de Diadema promove Feira de Adoção de Animais no sábado

Juliana Bontorim

Conscientização: Atividades educativas movimentam Semana da Água

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error