21 C
São Paulo
quinta-feira, 17 out, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Principal

Cidades do Grande ABC iniciam plano para reabertura gradual de alguns setores

As cidades do ABC aderiram a iniciativa da Capital para reabrir, gradualmente, alguns setores do comércio. Nesta fase, 13 setores poderão retomar os atendimentos ao público, a partir de segunda-feira (15), dentro de horário pré-determinado. Além disso, medidas sanitárias serão exigidas e fiscalizadas.

Santo André

Reabrirá gradualmente o comércio e tem um plano de ações, através do projeto Comércio Responsável, para iniciarmos a nossa nova “normalidade” com segurança e responsabilidade.

Nesse primeiro momento, a capacidade e horário de atendimento reduzido para garantir a Saúde dos andreenses.

Saiba quais comércios podem reabrir:

✅ Atividades Imobiliárias
✅ Concessionárias e Revendedoras de Veículos (11h às 15h)
✅ Escritórios (10h às 14h)
✅ Comércio de Rua (11h às 15h)
✅ Shopping Center (16h às 20h)
✅ Indústria
✅ Construção Civil

São Bernardo do Campo

Após avançar para a fase 2 do Plano São Paulo, proposto pelo governo do Estado, a cidade se prepara para iniciar a reabertura gradual do comércio, de forma consciente e ordenada, a partir deste segunda-feira (15/06). A retomada da atividade econômica, após quase três meses de quarentena, vai seguir conceitos da ciência e estratégias de saúde pública. O decreto que regulamenta o retorno das atividades de setores autorizados nesta etapa foi publicado no Jornal Notícias do Município (NM) desta sexta-feira (12/06).

Nesta fase, 13 setores poderão retomar os atendimentos ao público – restritos a 4h diárias – dentro de horário pré-determinado. São eles: concessionárias e revendedores de veículos (13h às 17h); escritórios (10h às 14h); serviços de informação, comunicação e publicidade (10h às 14h); atividades de edição de livros, jornais e revistas (10h às 14h); lojas de departamento (11h às 15h); shoppings (16h às 20h); comércio atacadista e varejista (11h às 15h); loja de bicicletas, peças e acessórios (11h às 15h); lojas de móveis em ruas (11h às 15h); shoppings populares e galerias comerciais (11h às 15h); imobiliárias (10h às 14h); comércio ambulante (11h às 15h); e alfaiates, ateliês de costuras, sapateiros e congêneres (11h às 15h).

Todos estes setores deverão garantir que não haja aglomeração, respeitar o distanciamento de 1,5m entre as pessoas, aferir a temperatura dos clientes, disponibilizar álcool em gel, restringir o acesso de consumidores, entre outras medidas sanitárias. Os comércios que não cumprirem as normas terão suas atividades interrompidas. A fiscalização ficará à cargo da Vigilância Sanitária, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). Moradores poderão denunciar o descumprimento destas medidas por meio do número 153 e do app São Bernardo na Palma da Mão.

IGREJAS

A atividade em templos religiosos e cultos de qualquer gênero também está autorizada, entre 7h e 20h. Para isso, a igrejas deverão limitar a duração de missas e cultos a no máximo 60 minutos, com intervalo mínimo de 2 horas, desde que haja total desinfecção do local entre um culto e outro.

RETORNO ORDENADO

A frota de ônibus municipais, que estava reduzida a cerca de 55%, também voltará a circular com 100% de sua capacidade a partir do dia 15. O objetivo é evitar aglomerações. A orientação é que os usuários mantenham as medidas de higiene e façam o uso de máscara para o embarque.

O decreto 21.182 de 11 de junho de 2020, que trata dos protocolos para o retorno da atividade econômica.

Mauá

Nesta primeira fase, devem ser abertos os escritórios, as concessionárias e os comércios com horários flexibilizados e, aos poucos, outros locais poderão ser reabertos, conforme determinação.

Os horários de reabertura são:

🏢 10h às 14h – escritórios

💲 10h às 15h – galerias, mini shopping e comércio ambulante

💵 11h às 15h – comércio em geral

🛍️ 16h às 20h – shopping (praça de alimentação, apenas delivery e take away)

Continua obrigatório o uso de máscaras em todos os locais, a utilização de álcool em gel nos estabelecimentos aos seus funcionários e consumidores, além de distanciamento em locais com filas.

 

Ribeirão Pires

A Prefeitura publicou nesta sexta-feira, dia 12, Decreto Municipal Nº 7.013/2020, que estabelece as regras para a reabertura gradativa de atividades econômicas a partir da próxima segunda-feira, dia 15/06. Esta retomada parcial do funcionamento de comércios segue as diretrizes da Fase de Controle (Laranja) do Plano São Paulo, do Governo do Estado.

Além de comércio e serviços essenciais que mantiveram atendimento presencial, dentro de normas rigorosas, durante os períodos de quarentena do Estado, nesta chamada “Fase de Controle – Laranja” poderão funcionar escritórios, concessionárias de veículos, atividades imobiliárias, comércios de rua, shoppings e galerias.

Comerciantes deverão respeitar os protocolos sanitários e de segurança estabelecidos no Plano São Paulo. Para cada tipo de atividade, há regras a serem seguidas, como o horário restrito de funcionamento a 4 horas – para cada atividade, há horário fixo estabelecido pelo Decreto Municipal Nº 7.013/2020; disponibilização de álcool gel 70% nas entradas dos estabelecimentos; funcionamento de apenas 20% da capacidade do comércio; controle do acesso de pessoas dentro dos espaços – mantendo distanciamento social entre as pessoas de 1,5 metros; uso de máscaras por todos; entre outras medidas.

Esta etapa laranja do Plano São Paulo segue vigente até 28/06. A Prefeitura publicou no site www.ribeiraopires.sp.gov.br os protocolos completos para cada tipo de atividade, que deverão ser seguidos pelos estabelecimentos. A fiscalização será reforçada nos próximos dias para garantir a orientação aos comerciantes.

 

 

 

Textos e informações: Assessorias de imprensa das prefeituras

 

 

 

 

 

Artigos Relacionados

Semasa oferece minicurso sobre fotografia e educação ambiental

Juliana Bontorim

Clínica Aba Vili Reabilitação inaugura segunda unidade

Juliana Bontorim

TRF-3 instala segunda vara-gabinete do juizado especial federal

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error