22.8 C
São Paulo
sábado, 2 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal Santo André

Cine Theatro Carlos Gomes exibe primeiro filme após revitalização

O Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, no Centro de Santo André, receberá nesta sexta-feira (22), às 19h30, a primeira exibição de um filme após décadas. Revitalizado, o espaço, considerado o primeiro cine teatro do ABC, apresentará o filme “Sete Cidades e Uma Vila Inglesa”, produzido por cineastas, atores e técnicos da região. A entrada é gratuita. O Cine Theatro Carlos Gomes fica na Rua Senador Flaquer, 110.
O filme é uma ficção que narra oito histórias distintas, cada uma desenvolvida em uma cidade, em seus pontos turísticos, bairros e população. Com duração de aproximadamente 15 minutos cada e dirigidos pelos cineastas Diomédio Piskator (Cicatrizes – Ribeirão Pires e Trilhos do Tempo – Paranapiacaba), Diaulas Ulysses (As Maiores Atrizes dos Estúdios Vera Cruz – São Bernardo do Campo e A Morte do Ator de Cinema -Diadema), Guilherme Motta (Entre Linhas – Rio Grande da Serra), Ruy Jobim Neto (Olhos da Rua – São Caetano), Tony Ciambra (O Último Lambe Lambe – Mauá) e Mário Dalcendio (Pequena Rapsódia – Santo André).
A produção de 2019 e surgiu inspirada na forte tradição de realização cinematográfica da região, que teve como pioneiros Aron Feldman (1919-1993) em Santo André e os irmãos Hans (1922-2002) e Wolfgang Gerber (1927-1998) em Mauá, Fernando Vitor (1943-1991)em Diadema, e a Companhia Cinematográfica Vera Cruz, no município de São Bernardo do Campo (1949-1654), além de uma série de produções no formato Super 8 mm, distribuídas nas demais cidades da região.
Entre os artistas que participaram da produção estão Ana Maria Medici, Hilda Breda, Solanges Dias, Milton Santos, Júnior Tognizollo, Luciene Silva, Azê Diniz, Guto Togniazzolo, Luciene Silva, Mirles Tomas, Evill Rebouças, Creusa Borges, João Miguel Valencise e Zuza Ribeiro.

Cine Theatro Carlos Gomes
Cine Theatro

Primeiramente, antes de ocupar o imóvel na rua Senador Flaquer, teve sua inauguração em 21 de setembro de 1912,  na Rua Coronel Oliveira Lima. Já nasceu como uma casa de diversões públicas, dessa maneira, dedicada a bailes, carnavais, concertos, óperas, revistas musicais, teatro e filmes. Por isso, foi considerado o primeiro cine teatro do ABC, dando início ao movimento teatral na região.
Em 1923 começou a construção de uma nova edificação. Obra realizada por Gino Luiz Boschetti e Arthur Boschetti – com pinturas murais artísticas nas paredes e boca de cena de autoria de Luiz Cereja. Acima da boca de cena, o pintor retratou um medalhão com o perfil do compositor Carlos Gomes. Sendo assim, elemento marcante no prédio que permanece até os dias de hoje. O novo cinema foi reinaugurado, por fim,  em agosto de 1925, na Rua Senador Flaquer.
As obras de revitalização e recuperação do Cine Carlos Gomes tiveram início em novembro de 2019 e o espaço foi entregue em abril de 2022.
Da Redação.
Fotos: Alex Cavanha/PSA

Artigos Relacionados

Peça teatral online discute atitudes machistas com interpretação de mulheres

Juliana Bontorim

Empresa do ABC realiza oficina Bike Compartilhada em Instituição de Acolhimento

Juliana Bontorim

Shopping de Santo André surpreende com programação exclusiva de férias

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error