23.4 C
São Paulo
quinta-feira, 29 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Diadema Principal

Dezembro Vermelho em Diadema tem início com Campanha Fique Sabendo

Entre os dias 1 e 7 de dezembro, as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Diadema participarão da 15ª Campanha Fique Sabendo, para testagem de HIV e sífilis. A ação é realizada com o intuito de estimular e intensificar a realização de testes para detecção de HIV e sífilis em pessoas referenciadas nas Unidades e também em situação de rua. A previsão é testar, nesse período, duas mil pessoas.
Promovida pela Secretaria de Saúde, por meio da Atenção Básica e do Centro de Especialidade Quarteirão da Saúde/CTA, tem o apoio do Centro Pop, ligado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania, e dá início à programação do Dezembro Vermelho, mês destinado a chamar a atenção da população sobre prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
“Saber o diagnóstico é importante para receber o acompanhamento o quanto antes e, com isso, ter tratamento adequado e qualidade de vida. Nossa rede municipal está preparada para acolher, testar e tratar quem deseja fazer os testes”, afirmou a assessora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Isabel Fuentes.
Diadema atende às metas globais 95-95-95, propostas pela UNAIDS em 2021, para que 95% das pessoas conheçam seu diagnóstico positivo para HIV; 95% das que conheçam seu diagnóstico estejam em tratamento, e 95% das pessoas que vivem com HIV e estejam em tratamento, estejam com a carga viral suprimida.
Para o coordenador do Centro de Referência (CR) às IST e Hepatites Virais de Diadema, Alexandre Yamaçake, a campanha tem o objetivo de promover o acesso ao teste e, dessa maneira, ampliar o número de pessoas que conhecem seu status sorológico. “Além disso, visa favorecer a realização de repetição do exame para pessoas mais vulneráveis, vincular o portador do HIV à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico, dando entrada ao cuidado contínuo de prevenção, diagnóstico, vinculação, tratamento, retenção e supressão viral do HIV. Já, no caso da sífilis, a testagem oportuniza o diagnóstico e tratamento de uma doença muitas vezes silenciosa”, explicou.

Quem pode fazer o teste
Pessoas com vida sexual ativa, que nunca realizaram o teste na vida ou pertencem aos grupos mais atingidos pelo HIV e pela sífilis são os principais públicos da Campanha Fique Sabendo. O horário de realização dos exames pode variar de Unidade para Unidade, por isso, quem deseja ser testado pode procurar a UBS diretamente para orientações sobre a campanha em seu território.

Como funciona
É preciso uma gota de sangue para realizar o teste rápido. O resultado é transmitido de forma sigilosa e humanizada, com orientações para prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST). Se positivo, o usuário é encaminhado ao Centro de Referência (CR) às IST de Diadema para seguir acompanhamento.
A população encontra disponível preservativos (masculino e feminino) em todas as UBS, sem necessidade de triagem ou consulta. O teste rápido para detectar o vírus HIV ou a sífilis também é feito em todas as UBS durante o ano Já no CR, o exame é feito das 9h às 15h30.

Luta
Para celebrar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, o CR e a Atenção Básica promovem, nesta quinta-feira (01/12), a palestra “Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos com foco da Rede Cuidado para os Adolescentes”, com a antropóloga Dra. Regina Figueiredo do Instituto de Saúde de São Paulo. O evento é voltado aos profissionais da rede municipal de saúde de Diadema.
A iniciativa faz parte das atividades do Dia Mundial de Luta contra Aids (01/12), que apresenta o tema “Sem Discriminação, Sem Preconceito, com Muito Respeito”. O laço vermelho ainda simboliza a solidariedade de pessoas ao redor do mundo como resposta à epidemia de aids.

Serviço:
Campanha Fique Sabendo
De 01 a 07 de dezembro de 2022
Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Confira os endereços em https://portal.diadema.sp.gov.br/conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19/.

Da Redação.
Foto: Adriana Horvath

Artigos Relacionados

Fundo Social de Ribeirão Pires recebe doação de veículo da Receita Federal

Juliana Bontorim

Fundo Social de São Caetano abre inscrições para cursos profissionalizantes

Juliana Bontorim

Cadeirante integra desfile de noivas no Grande ABC

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error