14.3 C
São Paulo
domingo, 26 maio, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Colunista Gabriela Freitas Principal

Dia do Idoso ganha celebração especial em casa de repouso no ABC

Há 35 anos cuidando e auxiliando idosos em situação de vulnerabilidade social, a Casa Dona Adelaide, em São Bernardo do Campo, promoverá em 01 de outubro uma celebração especial aos ‘velinhos’ da instituição em razão do Dia do Idoso.

A festa movimentará o local com comidas deliciosas, música e entretenimento, como dança do ventre. Aliás, é importante salientar que os voluntários seguirão todos os protocolos de saúde para o bem-estar dos idosos e colaboradores.

Trabalho voluntário

Responsável pela organização de festas na Casa Adelaide e integrante da atual diretoria, Zehour Fawaz Hommaid Alimari pretende tornar a comemoração um dia inesquecível.

“Por conta da pandemia iremos utilizar uma rampa que tem no local que fica alguns metros de distância dos idosos para realizar a celebração. Faremos um bingo interativo com brindes para todos os idosos da casa. Será um dia muito bacana”, comenta Zehour, esteticista e professora de dança do ventre.

Atualmente, 34 idosos são residem permanentemente na Casa Adelaide, que oferece alimentação, cuidados com a saúde, segurança e atividades em prol de distrair e entreter a todos.

A história da Casa

A instituição foi fundada por Adelaide Faria de Graciano, ou somente Dona Adelaide como se tornou conhecida, iniciou seu trabalho juntamente com sua família ao abrigar um morador de rua, em precárias condições físicas e psicológicas em sua própria casa. Desde então, pessoas em situação semelhante começaram a procurá-la, na qual eram atendidas sempre sem qualquer preconceito e independentemente da situação que se encontravam.

Em 17 de Novembro de 1988, pela Lei 3.262, foi declarada de Utilidade Pública Municipal a Casa dos Velhinhos Dona Adelaide e, atualmente, é reconhecida como Utilidade Pública nas três esferas de governo.

Por isso, hoje, a proposta continua a mesma, apenas enfatizando o atendimento aos munícipes. Infelizmente o projeto não contempla a demanda do município, que ocasiona uma intensa procura por vaga.

Amor e retribuição

As ações promovidas pelos integrantes e voluntários da Casa Adelaide visam sempre fornecer qualidade de vida, conforto e momentos inesquecíveis. Entre tantas celebrações proporcionadas e temáticas variadas, o Natal da Disney, Festa Italiana, Visita à praia e o aniversário de 34 anos do Instituto em 2019, com direito a presença da escola de samba Mancha Verde demonstram o carinho que todos que colaboram com o local buscam dedicar.

“Amo ouvir as histórias vividas por eles. Olhar para o outro como olhamos para nós mesmo me motiva a continuar. Amor que levo e recebo em dobro dos idosos”, afirma a voluntária.

Para contribuir com a Casa Dona Adelaide basta fazer qualquer tipo de doação ou entrar em contato com os voluntários do local. Informações no site www.velinhosadelaide.org.br

Itens mais utilizados para os trabalhos são: Luvas descartáveis, leite integral, suco de caixinha, bolachas, alimento em geral, produto de limpeza, entre outros.

“Se puder, contribua. Se não puder, compartilhe!”.

 

 

IMPORTANTE – FOTOS TIRADAS ANTES DA PANDEMIA DA COVID-19

Artigos Relacionados

Curso online promove capacitação a empreendedoras de moda

Juliana Bontorim

Escola Livre de Cinema e Vídeo promove oficina sobre mulheres fotógrafas

Juliana Bontorim

Shopping de Santo André surpreende com programação exclusiva de férias

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error