23.8 C
São Paulo
quinta-feira, 22 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal São Bernardo do Campo

Dia Mundial da Água marca retirada de lixo da Billings em São Bernardo

Baseada na proposta de proporcionar educação ambiental e de preservação dos bens naturais da cidade, a Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Orlando Morando, efetivou na quarta-feira (22/3), ação especial do Dia Mundial da Água. Ação incluiu, principalmente, a limpeza da Represa Billings, por meio do Programa Remando para a Vida, no Parque Natural Municipal Estoril. Dessa maneira, durante a iniciativa, houve o recolhimento de 140 kg de lixo, em cerca de 42 sacos de lixo.

Coleta de lixo

Sendo assim, sacolas plásticas, garrafas, latas de alumínio e embalagens foram os principais alvos da ação. Atividade executada por assistidos do Remando para a Vida e, além disso, com participação de voluntários do Parque Estadual Águas da Billings, que retiraram todo resíduo encontrado na represa. O lixo foi coletado, separado e, na sequência, sistematizado junto às cooperativas que operam em São Bernardo. A atividade abriu as comemorações da programação da Semana da Água no município, que se estende até 28 de março.
“A medida é importante tendo como objetivo fazer a reflexão, fortalecimento e, ao mesmo tempo, transformação do discurso em ação prática. Temos que fomentar um processo de conscientização e de responsabilidade ambiental. A maioria das pessoas, via de regra, lembra daquilo que é essencial somente quando falta um recurso natural. Quando há em abundância não se torna preocupação. São Bernardo vem agindo para preservar esse grande patrimônio, a Billings, que abastece, inclusive a Grande São Paulo”, pontuou o prefeito Orlando Morando.

Represa

A proteção das águas da Billings é componente essencial do projeto. A ação na represa, elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, ocorreu em um trabalho conjunto com as pastas de Serviços Urbanos, Saúde e Segurança. Atualmente, o Remando para a Vida atende aproximadamente 250 pacientes da rede de saúde mental de São Bernardo, com o intuito de promover, por meio da diversão e do esporte, a inclusão social e a reabilitação terapêutica, assim como apresentar a importância da preservação ambiental.
A secretária de Meio Ambiente de São Bernardo, Regina Célia Damasceno, destacou que o evento pela preservação da Billings “é motivo de orgulho”. “A ação significa limpeza de uma riqueza imensurável, localizada, em sua maior parte, na cidade. Nós vivemos numa galeria, obra de arte. Isso nos traz também responsabilidade. Como seres humanos e município, temos uma contrapartida, obrigação, de agradecer e cuidar desta beleza”, afirmou, reforçando a campanha pela ampliação da coleta seletiva.

Programação

A limpeza da Billings iniciou a programação da Semana da Água, que registra ainda minicurso online sobre Água Potável e Saneamento; evento de aniversário da Billings, domingo (26/03), das 10h às 15h, no Riacho Grande. Além disso,palestras, coral do Riacho e lançamento de projeto Renascentes. Visita à Billings com alunos de EMEBs, via projeto Roteiro Educador. Para finalizar o quadro, a Prefeitura realiza o Guardiões da Billings, com o tema: “Para onde vai o nosso lixo?”. A atividade ocorre no dia 28 de março, no Cenforpe, com campanha focada na coleta seletiva, bem como música, teatro e ações voltadas a estudantes da rede municipal.

Da Redação.
Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC

Artigos Relacionados

Fundo Social de São Caetano abre inscrições para cursos profissionalizantes

Juliana Bontorim

Circuito de empreendedorismo leva capacitação para comerciantes

Juliana Bontorim

A reciclagem do design começa na entrada, não na saída

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error