23.4 C
São Paulo
quarta-feira, 28 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Diadema Principal

Diadema intensifica ações de saúde em comemoração ao Mês da Mulher

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema realiza durante todo mês atividades voltadas à Saúde da Mulher. Com o intuito de promover o autocuidado e mais qualidade de vida, tais como exames diagnósticos, grupos educativos sobre sexualidade, Infecções Sexualmente Transmissíveis, palestras, grupos de caminhada, atividade física, zumba e outros, conforme programação das unidades sob coordenação da Atenção Básica.
As ações são feitas pelas equipes multidisciplinares em conjunto com as equipes de Estratégia Saúde da Família e contam com apoio e participações de outras secretariais e comunidade.
Dessa maneira, a Secretaria da Saúde também investiu na capacitação dos trabalhadores da saúde e promoveu duas turmas para esclarecer dúvidas e orientar sobre o novo protocolo de pré-natal de baixo risco. No dia 28 de fevereiro, a atividade reuniu 66 pessoas no auditório do Quarteirão da Saúde. Já a segunda turma foi dia 03 de março, no auditório do Centro de Formação Carlos Kopcak e reuniu aproximadamente 80 funcionários.

Março Lilás

Além disso, por conta do ‘Março Lilás’, Mês da Conscientização e Combate ao Câncer de colo de útero, as ações assistenciais também foram intensificadas. Por exemplo, a coleta do exame de citopatológico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). No último dia D de vacinação, por exemplo, as UBSs convocaram mulheres trabalhadoras que estavam com o exame de papanicolau em atraso para comparecem às unidades e ficarem em dia com a prevenção. No total, foram colhidos 480 exames nesta ocasião.
Segundo Maria Luiza Malatesta, coordenadora da Atenção Básica, as ações visam “conscientizar e incentivar as mulheres a cuidarem da saúde e seguirem uma rotina de exames preventivos”.
A profissional explica que a rede municipal está articulada para desenvolver durante todo o mês uma série de atividades educativas . Portanto, algumas delas já estão acontecendo desde o início do mês. As UBS Eldorado e Paulina, na zona sul, participaram da atividade “Mulheres, Rendas e Vendas”, no dia 1º de março, realizada no CRAS Eldorado para as mulheres empreendedoras do município.

Ações

Nos dias 1º e 2 de março, a conselheira de saúde Cleunice Fernandes de Azevedo (Cleo) ministrou uma oficina de confecção de flores de papel para funcionários do Quarteirão da Saúde. Sendo assim, o produto das oficinas sterá distibuição para as mulheres do Quarteirão da Saúde no dia próprio dia 8.
Além disso,  trabalhadoras também foram contempladas.  Assim sendo, as funcionárias da empresa Brasmetal participaram, no dia 6 de março, de palestras organizadas pelo Fundo de Solidariedade Municipal em parceria com as secretariais municipais sobre as seguintes temáticas: pobreza menstrual, o Programa Ciclo do Bem (https://portal.diadema.sp.gov.br/fundo-social-lanca-programa-ciclo-do-bem/) e outras dicas de saúde com a médica ginecologista obstétrica da UBS Parque Real, Érica Riseli; e Patrulha Maria da Penha, com representantes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Diadema.
Dessa forma, as ações integram a programação do município em celebração ao dia 8 de março, que neste ano, tem como tema “Democracia, Autonomia e Igualdade” e contempla uma diversidade oferta de atividades. Saiba mais em: https://portal.diadema.sp.gov.br/democracia-autonomia-e-igualdade-diadema-celebra-o-dia-internacional-da-mulher/.
Já a programação da SMS para o Mês da Mulher pode ser consultada em cada unidade, no entanto, confira abaixo alguns destaques.

Programação

UBS ABC
08/03 – Distribuição de lembrancinha a todas as mulheres que forem à unidade nesse dia.
08/03 – Grupo de gestante – Conversa sobre “Ser Mulher”

UBS Centro
09/03 – 14h – Roda de Conversa Empoderamento Feminino

UBS Inamar
08/03 – 14h – Coral com a Enfermeira Carla e funcionários da unidade
09/03 – 14h – Palestra sobre autoestima com a Psicóloga Jéssica na igreja

UBS Nogueira
08/03 – 13h30 – Roda de conversa: “A autoestima e empoderamento da mulher”, com a psicóloga Emilin.
09/03 – 10h – Aulão aberto de FIT Dance

UBS Nova Conquista
08/03 – 9h – Roda de Conversa sobre sexualidade e autonomia do corpo feminino

UBS Parque Real
14/03: Orientações da Assistente Social- Empoderamento da MULHER e Redes de Apoio do Munícipio

UBS São José
08/03: Informativos de educação em saúde relacionado ao mês da mulher.
16/03: 8h às 9h: Sensibilização do autoexame e outros exames preventivos no grupo de caminhada
27/03: 10h às 11h: ZUMBA: Abordando o bem-estar físico e mental
29/03: Grupo de gestantes: autocuidado além da gestação.

Quarteirão da Saúde
21/03 – 9h30 – Palestra sobre Violência Doméstica com instrutora da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Ana Rosa dos Santos de Jesus, responsável pelo Programa Patrulha Maria da Penha.
Local: auditório do Quarteirão da Saúde

Hospital Municipal de Diadema
08/03 – 15h – Coral do HMD na Maternidade (5º andar)

Serviço:

Veja o endereço das UBS em: https://portal.diadema.sp.gov.br/ubs-por-bairro/ .

Da Redação.
Fotos: Dino Santos

Confira mais notícias da região no Portal Big ABC.

Artigos Relacionados

São Caetano ganha loja do Grupo Assaí Atacadista

Juliana Bontorim

Moradores de condomínio visitam instituição para ação voluntária

Juliana Bontorim

Construtora são-bernardense inova com primeira entrega de imóvel on-line

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error