17.7 C
São Paulo
quarta-feira, 15 maio, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal São Bernardo do Campo

Julho Verde: Cidade ressalta cuidados contra o câncer de cabeça e pescoço

No Julho Verde, mês da conscientização contra o câncer de cabeça e pescoço, a Prefeitura de São Bernardo reforça o alerta aos cuidados contra essa doença, que surge em áreas da boca, orofaringe, laringe (cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço e tireoide. Entre os fatores que colaboram para o aparecimento estão o tabagismo, etilismo, infecções por HPV (sexualmente transmissíveis), má higiene bucal e a desnutrição.
“Estamos no Julho Verde, que chama atenção do público para essas doenças, em especial o câncer. A nossa rede municipal dispõe de aparatos para todo o ciclo de tratamento a partir da infraestrutura e de todos os departamentos que compõem essas especialidades, como clínica geral, atenção especializada, exames e cirurgias, passando ainda pelo atendimento psicológico e fisioterapêutico. Contudo, a prevenção é fundamental”, frisou Dr. Geraldo Reple Sobrinho, secretário de Saúde de São Bernardo.

REFERÊNCIA – Centrado no Hospital de Clínicas (HC) os atendimentos da cabeça e pescoço contam com profissionais multidisciplinares que, por vezes, detectam o câncer ou outras enfermidades em atendimentos junto à Atenção Especializada, como na Odontologia, Endocrinologia e Oncologia. A Prefeitura também realiza mutirões de avaliação e encaminhamento à Saúde Bucal ao longo do ano. Além disso, há campanha preventiva no Poupatempo para detecção do câncer de boca. Encaminhamentos ocorrem também a partir das UBSs, UPAs, Hospital de Urgência e CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).

SINAIS 

Mesmo as pessoas que não têm hábitos favoráveis ao surgimento da doença ou antecedentes na família, é importante observar os primeiros sinais. Por exemplo, manchas brancas na boca, aftas e úlceras que não cicatrizam em até duas semanas, nódulos no pescoço, rouquidão persistente, alteração na deglutição, dificuldade ou dor durante a alimentação. Em caso de um ou mais desses sinais, é recomendado ir ao médico, pois o diagnóstico precoce e o tratamento imediato aumentam as chances de êxito para a cura da doença. Ao contrário do que geralmente se pensa, o câncer da tireoide, por exemplo, é o 5º mais frequente, entre as mulheres no País. Contudo, na maioria das ocorrências, há evolução positiva no tratamento e uma das razões para isso está na detecção precoce.

Da Redação.
Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC

Artigos Relacionados

Baby Beef Jardim prepara cardápio de ceia de Natal para encomendas

Juliana Bontorim

Boteco 5 Esquinas comemora três anos com abertura do “anexo”

Juliana Bontorim

Prefeitura abre vagas para educadores em São Bernardo

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error