21 C
São Paulo
domingo, 3 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Principal

Lançamento de campanha para retificar nomes de pessoas trans

 

Mia, de 19 anos, já não tem que abaixar a cabeça quando apresenta um documento numa loja ou no caixa do banco. Murilo, de 38, também tem celebrado o fato de não precisar mais usar, como ele mesmo diz, o “falecido nome” em nenhuma ocasião. Aliás, celebrar seria um exagero se tanto ele quanto Mia não tivessem que enfrentar uma longa jornada até serem aceitos como são. Ambos são transexuais e conseguiram, depois de muita luta, a retificação de seus nomes de batismo.

Esses dois casos, no entanto, ainda estão longe de ser o padrão diante de um sistema que ainda tenta silenciar as vozes (e os direitos) das populações LGBTQIA+. E é justamente para encurtar os caminhos e amparar essa camada da população que a Coordenadoria de Diversidades, em parceria com o ambulatório DiaTrans, da Secretaria de Saúde, lançou nesta quarta (11) a campanha “Diadema: Meu Nome Importa”. A ação também conta com participação da Defensoria Pública da cidade.

“Diadema: Meu Nome Importa” foi criada para atender a todas as pessoas que, assim como Mia e Murilo, querem realizar a retificação de nome e gênero e não sabem a quem recorrer. A escolha do ambulatório DiaTrans como ponto de partida da campanha é justamente pelo fato de o local já ser um espaço de acolhimento de homens e mulheres trans, além de pessoas não-binárias. “Quem vier aqui receberá todas as orientações tanto pessoalmente quanto em materiais de divulgação, além de orientações para conseguir a isenção nos custos da retificação”, explica Robson de Carvalho, coordenador de Diversidades da Prefeitura de Diadema.

A expectativa é que, com a campanha, cada vez mais pessoas trans e não binárias consigam realizar o sonho de serem chamadas como quiserem – hoje, apenas 25% das pessoas atendidas pelo DiaTrans possuem nome retificado. “É muito pouco para o tamanho da população LGBTQIA+ que temos na cidade, mas com essa iniciativa, que é pioneira, com certeza vamos mudar esse cenário”, comentou Robson.

O lançamento contou a presença da vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Patty Ferreira, e do secretário de Governo, Dheison Renan.

DiaTrans

Criado em 15 de setembro, o DiaTrans é um serviço da Secretaria de Saúde, em parceria com a Coordenadoria de Diversidades, e possui uma equipe formada por uma vinculadora, enfermeira, psicóloga, médico infectologista e assistente social. Após o acolhimento, o serviço disponibiliza consultas médicas e acompanhamento de outras categoriais profissionais, respeitando as necessidades e especificidades de cada indivíduo com o objetivo de melhorar a qualidade de vida desse usuário. A população trans poderá ser referenciada para tratamento de outras necessidades nas demais unidades que compõem a rede municipal de saúde, dentro da lógica de cuidado integral da saúde.

Toda pessoa que procurar pelo serviço será acolhida, entretanto, jovens entre 16 e 18 anos não podem realizar hormonioterapia, autorizado por lei apenas a pessoas com mais de 18 anos.

Em sete meses de atendimento, o ambulatório conseguiu traçar um perfil dos usuários atendidos entre 1º de setembro de 2021 e 30 de março de 2022. Das 130 pessoas, 68 são mulheres trans e 55 homens trans. Em relação à cor, 38% cor branca, 36% parda e 20% preta.

Apenas 25% das pessoas atendidas pelo DiaTrans possuem nome retificado. Cerca de metade dos usuários (48%) faz uso de hormônio e a maioria (61%) afirma ter sofrido violência em algum momento da vida. Das 130 pessoas pesquisadas, 61 já tentaram suicídio e 31 ainda possuem pensamentos suicidas.

Ambulatório DiaTrans
Endereço: Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde (2º andar – sala 243). Avenida Antonio Piranga, 700 – Centro.
Grupo de Entrada: quarta-feira, das 13h às 19h.
Contato: 4043-8093 ou diatrans@diadema.sp.gov.br

Por Henrique Nunes
Crédito: Dino Santos

Artigos Relacionados

Campanha completa um ano com 143,6 mil marmitas servidas

Juliana Bontorim

Instituição voluntária mauaense promove Noite da Pizza

Juliana Bontorim

Seu pet também pode pular Carnaval no Grande ABC

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error