24.1 C
São Paulo
quarta-feira, 22 maio, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Eventos Principal São Bernardo do Campo

Loja de móveis celebra 70 anos com inauguração de anexo

Referência no mercado brasileiro de mobiliário, a Estar Móveis inaugura o espaço Estar Anexo, ampliação da loja conceito, com projeto arquitetônico assinado pelo duo de criativos Nicole Tomazi + Sergio Cabral.
A iniciativa faz parte das comemorações dos 70 anos da marca que iniciou as atividades em 1952 com a abertura de uma pequena loja em Santo André pelo jovem casal Sara e Israel Apter, pais de Edith Diesendruck e Raquel Fogelman, as diretoras à frente da Estar Móveis.

“Após termos desenvolvido projetos para a Estar SBC e Estar Moema, fomos chamados para projetar a ampliação da Estar Conceito, situada na Al Gabriel Monteiro da Silva. A casa ao lado, escolhida para receber a Estar Anexo, incorporou aproximadamente 250m2 na antiga loja que, somados a seus 200m2, resolve a questão inicial das empresárias, ampliar o showroom e criar mais possibilidades de apresentação do seu mix de produtos”, salientaram os arquitetos Nicole Tomazi e Sergio Cabra. A

O projeto atual ganhou um piso monolítico de concreto com pedras como agregado, substituindo a brita geralmente utilizada. Outro destaque fica por conta da escolha de dividir a loja em duas a partir das cores:
um térreo neutro e um segundo pavimento vivo, onde é possível criar micro espaços expositivos utilizando as cores como cenário.

Além disso, a paleta escolhida parte da Coleção Revela 22 da Suvinil, composta por cores neutras, aconchegantes e vibrantes. As passagens entre a Estar Conceito e a Estar Anexo foram criadas a fim de pontuar a diferença entre os espaços, gerando um percurso que evidencia as inúmeras possibilidades dos produtos da loja. Para o jardim interno, utilizou-se tijolos oriundos da demolição, que ao invés de serem descartados foram utilizados como piso, criando uma praça seca, um ponto de encontro no meio da loja.

“Com esse projeto conseguimos aplicar nossa filosofia de sermos aliados da simplicidade do fazer e do sentir, proporcionando que cada visitante possa desfrutar e valorizar os produtos em espaços amplos e únicos”, comentaram os profissionais.

Celebração de 70 anos

Em 1978, após 26 anos de sua abertura em 1952 em Santo André, a Estar Móveis muda de endereço, mais precisamente para a rua Jurubatuba, a “Rua dos Móveis”, em São Bernardo. Não havia no Brasil um lugar mais famoso e conhecido para móveis do que este lugar. A construção do prédio foi desenhada pelo renomado arquiteto e engenheiro Mantovani. A loja permanece como matriz até hoje, com 5 andares e mais de 2.000 m² de exposição.

Em 1995, com os empreendedores entusiasmados para fazer uma loja mais moderna, a marca inaugura um espaço em Moema, em um movimento para o primeiro endereço na cidade de São Paulo. Com o falecimento de Sara, a querida matriarca que inspirou a todos, a segunda geração assume a liderança da empresa. Em 2000, a artista plástica Edith Diesendruck e a administradora de empresas Raquel Fogelman trazem um sopro de juventude, com novos olhares e propostas de linhas limpas e leves, sinalizando a sinergia com o design brasileiro.

Com o amadurecimento da marca, em 2013, a Estar Móveis inaugura a loja conceito, a Estar Gabriel, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, endereço icônico de decoração e design em São Paulo e no Brasil. Para a arquitetura do showroom, foi escolhido o SuperLimão Studio, que inovou na forma hexagonal da colmeia que confere unidade e nova volumetria ao projeto, uma expressão diferente da maior parte das lojas, com conceitos de reutilização, preservando certa memória.

Com a experiência adquirida e perspectivas otimistas, em 2022 a marca inaugura o Estar Anexo, a ampliação da loja conceito, e convida os criativos Nicole Tomazi e Sergio Cabral para assinar o projeto arquitetônico. “A proposta é que a loja seja um lugar de inspiração, informação e experimentação. É um laboratório de ideias e experiências, onde compartilhamos nossos valores. Acreditamos no que fazemos, nossos móveis mostram quem somos”, comemora Edith.

 

 

Texto: PR | Communication | Strategy

Fotos: PR | Communication | Strategy

Artigos Relacionados

Secretaria responsável pela Mobilidade Urbana apresenta balanço da campanha Maio Amarelo

Juliana Bontorim

Pista de Patinação Retrô traz patins de quatro rodas e atração para toda família

Juliana Bontorim

São Bernardo recebe fábrica de produção de pneus

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error