21 C
São Paulo
domingo, 3 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Mauá Principal

Mauá finaliza segunda trilha formativa do projeto ‘Primeira Infância Cidadã’

O projeto PIC (Primeira Infância Cidadã), voltado à formação dos agentes públicos de diversos setores, realizou nesta terça-feira (07/06) o último encontro da segunda trilha formativa em Mauá, na sede da secretaria de Políticas Públicas para Mulheres. Com o tema ‘Sistema de Garantias de Direitos’, a formação debate o funcionamento do SDG (Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e dos Adolescentes) e as articulações de ações que visam a defesa e controle destes direitos, previstos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). A terceira trilha será iniciada em julho e abordará a elaboração do PMPI (Plano Municipal da Primeira Infância).
Mauá é um dos 15 municípios brasileiros que integram o PIC, graças a uma parceria entre a Prefeitura, a Petrobras e a OSC (Organização da Sociedade Civil) Avante – Educação e Mobilização Social, entidade sediada em Salvador (Bahia), que há 25 anos realiza trabalhos voltados para a garantia de direitos de crianças, jovens, mulheres, famílias e profissionais da educação, agentes comunitários e agentes públicos.
Além deste último encontro presencial realizado nesta terça-feira, foram organizados encontros virtuais e presenciais com disponibilização de materiais pedagógicos, desenvolvimento de atividades práticas colaborativas e troca de experiências que favorecem a articulação dos setores. Os participantes têm acesso a cursos com 32 horas de conteúdo.

Segunda trilha formativa de Mauá
Segunda trilha formativa do projeto ‘Primeira Infância Cidadã’

O projeto ‘Primeira Infância Cidadã’ também promove ações abertas à população, como os webinários gratuitos que trazem discussões relevantes com a participação de especialistas em educação, em escuta da criança e diversidade. A série de encontros virtuais tem transmissão no canal da Avante no Youtube e já foram apresentados os assuntos: ‘Criança e Infâncias: a diversidade e a garantia de direitos na primeira infância’; ‘A Cidade e a Criança’ e ‘Participação e Escuta de Criança’. Outra ferramenta lançada recentemente pelo PIC foi o podcast para levar conteúdo sobre a primeira infância com linguagem simples e direta. Os dois primeiros programas estão disponíveis na plataforma de streaming Spotify, um sobre ‘Criança Sujeito de Direito’ e outro abordando ‘Lutas sociais – conquistas legais e a cidade’.
Com o PIC, Mauá terá construído o PMPI (Plano Municipal da Primeira Infância) garantido direitos desde a gravidez, pois está é a fase mais importante da vida de um ser humano.

Artigos Relacionados

Empresário Fábio Gomes apresenta seu ‘puxadinho’ em São Bernardo

Juliana Bontorim

Instituto realiza jantar de posse da diretoria

Juliana Bontorim

Construtora lança décimo empreendimento com incentivo sustentável

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error