21.4 C
São Paulo
domingo, 3 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Meio Ambiente Principal Ribeirão Pires

Meio Ambiente de Ribeirão Pires inaugura primeiro Ecoponto

Ecoponto iniciou atividades no dia 13/06

A prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, inaugurou, no dia 13 de junho, o primeiro ecoponto da cidade. O equipamento está instalado no pátio de veículos JB Duarte, localizado na Avenida Capitão José Galo, Planalto Bela Vista. O serviço terá parceria da CooperPires.
O local receberá até 1m³ de materiais por munícipe. O serviço será ofertado de forma gratuita e com a destinação correta, já que os materiais serão reciclados após o seu descarte. Poderão ser descartados no Ecoponto: Entulho, Móveis, Pneus, Madeiras, Plásticos, entre ouros resíduos recicláveis.
“Materiais que antes acabavam sendo descartados irregularmente em locais públicos, agora, poderão ser colocados em local apropriado. Com isso, esperamos que as pessoas deem uma destinação correta aos seus lixos, gerando menos problemas ao meio ambiente”, analisa a secretária Andreza Araújo.

CooperPires – A Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ribeirão Pires atua na cidade desde de 2004, em parceria com a prefeitura. Durante esses 18 anos, houve avanços nessa colaboração como a criação do galpão, localizado no Parque Aliança, realização de palestras e cursos de capacitação para cooperados e, principalmente, a coleta seletiva que foi retomada em 2021 e já atende quase que 100% do município.

 

Atualizado em 14 de junho de 2022

A prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, inaugurou nesta segunda-feira, dia 13, o primeiro ecoponto da cidade.

“Esse local foi construído para atender essa demanda antiga, pois não tínhamos um local apropriado para fazer esse descarte de forma adequada”, explicou a secretária da Pasta, Andreza Araújo.

Cooperada da CooperPires, Roberta Neves, destaca que o Ecoponto, além de ser importante para o meio ambiente, também ajudará financeiramente muitos catadores, uma vez que, aumentando a reciclagem na cidade, a cooperativa amplia a receita e auxilia mais cooperados. “Pode alavancar o sustento de muitas pessoas”, disse.

O Ecoponto já está em funcionamento e atende de segunda a sábado, das 8h às 17h. Os munícipes podem descartar até um metro cúbico de materiais recicláveis, como metais, papéis, vidros, plástico, entre outros. O serviço é gratuito.

Confira mais notícias de Ribeirão Pires no Portal Big ABC:

Estudantes de Ribeirão Pires utilizam materiais recicláveis para educação ambiental: https://portalbigabc.com.br/estudantes-de-ribeirao-pires-utilizam-materiais-reciclaveis-para-educacao-ambiental/

Da Redação

Divulgação/PMETRP

 

Artigos Relacionados

Programação de Halloween chega a Paranapiacaba

Juliana Bontorim

Refis de Ribeirão Pires tem adesão de 86% somente na primeira semana

Juliana Bontorim

Dinossauros gigantes chegam ao ABC com a Exposição Mundo Jurássico em shopping da região

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error