24.5 C
São Paulo
domingo, 10 dez, 2023
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal

Mês do Meio Ambiente traz drive-thru sustentável, bate-papos online e ações digitais para crianças

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) prepararam uma intensa programação de atividades para comemorar o Junho Verde, também conhecido como Mês do Meio Ambiente. O calendário de ações teve início com a expansão do Moeda Verde e segue durante todo o mês de junho com programação gratuita.

Nesta semana, na sexta (4) e no sábado (5), acontece a segunda edição do Drive-thru Sustentável. Sem precisar sair do carro, a população poderá descartar eletroeletrônicos usados, quebrados ou velhos – como computadores, cabos, celulares, secadores de cabelo, entre outros –, além de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes. O Drive-thru é uma iniciativa do Semasa em parceria com a Green Eletron e a Reciclus e ocorrerá das 9h às 16h, na baia de táxis do Paço Municipal (avenida Portugal, altura do nº 233, em frente à sede da OAB).

Junho Verde

No sábado, quando é comemorado oficialmente o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Meio Ambiente realizará um plantio simbólico no Parque Central para marcar a data. Além disso, no mesmo dia, o portal Hendu (www.semasa.sp.gov.br/hendu), plataforma infantil online de sensibilizacação ambiental, celebra o seu primeiro aniversário e vai disponibilizar uma nova seção para os pequenos.

Outra ação de plantio ocorre no dia 11, em Paranapiacaba. A ação ‘Bosques da Memória’ é uma iniciativa conjunta de ONGs ligadas à Mata Atlântica e da Prefeitura que vai homenagear as vítimas de Covid-19 e agradecer o trabalho dos profissionais da saúde. Serão plantadas mudas de palmito na Trilha da Pontinha, localizada na antiga Vila Inglesa.

No dia 21, a Prefeitura abre inscrições para a terceira edição do Concurso de Fotografia dos Parques de Santo André. As informações detalhadas de como participar serão divulgadas em breve nas redes sociais e no site www.santoandre.sp.gov.br

Bate-papos online

Como parte do Programa Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes, as Tardes Interativas do Junho Verde serão semanais com uma programação especial a cada semana, incluindo dois bate-papos em parceria com o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal. As apresentações ocorrem sempre às 14h, por meio da plataforma Google Meet. As inscrições para todas as edições do Tardes Interativas devem ser realizadas pelo site www.semasa.sp.gov.br/tardesinterativas

No dia 16, o tema central do encontro será ‘Bem-Estar Animal’, com apresentações da gerente de programas de bem-estar animal da Prefeitura, Edilene Vieira Fazza, que vai falar sobre a experiência andreense voltada aos programas de proteção aos animais; e do adestrador Paulo Alves, que comentará sobre as práticas de saúde e adestramento animal, explanando sobre os conceitos e práticas. Já no dia 23, o encontro online tem como tema central ‘Fauna silvestre e sensibilização ambiental’, com apresentações da encarregada de bem-estar animal da Secretaria de Meio Ambiente, Daniela Victor da Silva Freire, que vai indicar aos participantes os caminhos para quem encontrar um animal silvestre na cidade; e da bióloga do Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Ecológico do Tietê, Valéria Pedro, que trará informações e detalhes sobre a realidade e os desafios enfrentados na reabilitação da fauna silvestre.

O último bate-papo ocorre no dia 30 e traz como temática central ‘Educação Ambiental: das políticas ao cotidiano’, com troca de experiências das convidadas Semíramis Biasoli, doutora em ciências, secretaria geral do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental e pesquisadora da USP, que vai debater sobre a educação ambiental como política pública do cotidiano; e Malu Freire, coordenadora de educação ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, que vai compartilhar a experiência do governo estadual relacionada à construção participativa do Programa Estadual de Educação Ambiental.

Pocket cursos online

Também como parte do Programa Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes, o Semasa oferece dois pocket cursos no mês de junho. O pocket “Compostagem: A transformação do lixo em vida”, ensina, entre outras coisas, como fazer uma composteira em casa, utilizando pouco espaço e sem nenhum mau-cheiro. As inscrições estão abertas e o curso tem início dia 10 de junho.

No dia 15 começam as inscrições do minicurso inédito “De flor em flor: a importância dos polinizadores”, que abordará como a diminuição do número de polinizadores pode causar um grande desequilíbrio ambiental. O pocket tem início no dia 29. Mais informações e inscrições estão disponíveis em www.semasa.sp.gov.br/minicursos. Tanto os pocket cursos quanto o projeto Tardes Interativas integram a Escola de Ouro Andreense.

Resíduos sólidos

Na semana que vem, em 10 de junho, o Semasa lança o projeto Meu Condomínio Recicla, que visa ampliar as ações de sensibilização para a correta separação de resíduos nos condomínios da cidade, reestruturando a coleta seletiva nos empreendimentos multifamiliares. O piloto será lançado em um prédio da rua Gil Vicente, na Vila Pires, às 10h, e a proposta é que os condomínios que aderirem ao projeto recebam caixas coletoras próprias para resíduos secos, além da instalação de PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) e a entrega de um selo de participação. O projeto recebeu financiamento por parte do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano. Condomínios interessados em aderir ao projeto já podem manifestar interesse pelo link https://linktr.ee/MeuCondominioRecicla.

O projeto De Volta pra Sala também será retomado neste mês, com abertura de novas vagas para os interessados em participar das oficinas, além de exposição de peças já produzidas. A exposição acontece no novo calçadão da rua Senador Flaquer, no dia 22, das 10h às 16h. Ao longo do mês, a equipe do Semasa também realizará ações pontuais de revitalização de um ponto de descarte irregular, instalação de novas papeleiras no calçadão da Oliveira Lima e de entrega de composteira no Caps Infantil da Vila Guiomar.

Por meio de arrecadação de itens nas Estações de Coleta, a autarquia também vai promover uma gincana ecológica junto às crianças da comunidade Eucaliptos, no dia 18; e no dia 30, realizará a primeira edição do Breshopping Sustentável, junto à comunidade do Jardim Cristiane.

 

Texto: Paloma Alvarez
Foto: Helber Aggio/PSA

 

 

Acompanhe mais notícias do ABC, aqui!

Artigos Relacionados

Empreendedorismo feminino é tema de live realizada no mês das mães

Juliana Bontorim

Circuito de empreendedorismo leva capacitação para comerciantes

Juliana Bontorim

Demônios da Garoa agita almoço na Casa de Portugal

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error