19.6 C
São Paulo
segunda-feira, 20 maio, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Cidadania Principal São Caetano do Sul

Município inicia atendimentos para mulheres na Carreta Móvel do Outubro Rosa

A Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou nesta quarta-feira (6/10) o atendimento em livre demanda com exames para mulheres na Carreta Móvel de Saúde, que vai percorrer diversos espaços da cidade até o dia 4 de novembro. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h. Para ter acesso aos exames, a munícipe deve apresentar documento com foto e Cid Card ou Cartão São Caetano.

Até sábado (9/10) a carreta estará em frente ao Teatro Santos Dumont. “Os exames de prevenção são a única forma de ter acesso ao diagnóstico precoce de várias doenças. Estamos disponibilizando a carreta com diversos exames e esperamos que muitas mulheres procurem os serviços. O mês é delas e vamos trabalhar para que o Outubro Rosa seja um sucesso”, destacou o prefeito Tite Campanella.

Como funciona?

O atendimento será realizado por equipe multidisciplinar, com 12 profissionais atuando por período. As mulheres terão à disposição exames como: ultrassom vaginal, ultrassom pélvico ou transvaginal, ultrassom de tireoide, ultrassom da mama, Papanicolau e Linda (plataforma para detecção precoce de lesões na mama, por meio de inteligência artificial e utilizando imagens térmicas).

“O maior foco das nossas ações é alertar as mulheres quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero. O câncer de mama é o tipo de maior incidência e, segundo o Instituto Nacional de Câncer, continua sendo a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil”, afirmou o secretário de Saúde, Danilo Sigolo.

Raquel Veloso de Oliveira, 38 anos, foi uma das primeiras a passar pela Carreta Móvel, no primeiro dia de atendimentos. “Achei maravilhoso poder fazer todos os exames no mesmo local. A última vez que fiz ultrassonografia das mamas foi há três anos e com a pandemia acabamos não fazendo os exames necessários”.

Angela Maria Dionísio, 64 anos, também aprovou o atendimento. “Há quatro anos fiquei viúva e parei de fazer exames de prevenção. Quando vi sobre a Carreta Móvel e a disponibilidade de exames sem marcação de consultas, pelas redes sociais da Prefeitura, vim verificar e me surpreendi com a agilidade”, destacou.

A Carreta Móvel estará em diversos pontos da cidade até o dia 4 de novembro.

Confira os locais:

  • 6 a 9 de outubro – Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1.111 – Bairro Santa Paula)
  • 10 de outubro – Praça dos Imigrantes (Avenida Presidente Kennedy – Bairro Olímpico)
  • 11 a 16 de outubro – Praça Maria Salete Bento Cicaroni (Alameda São Caetano, 1.687 – Bairro Santa Maria)
  • 17 de outubro – Praça dos Imigrantes
  • 18 a 23 de outubro – Praça Cardeal Arcoverde (Centro)
  • 24 de outubro – Praça dos Imigrantes
  • 25 a 30 de outubro – EMEF Leandro Klein (Rua Prestes Maia, 100 – Bairro Nova Gerty)
  • 31 de outubro – Praça dos Imigrantes
  • 1 a 4 de novembro – Praça da Riqueza (Prosperidade)

 

Texto: Gisele Lopes

Fotos: Letícia Teixeira / PMSCS

 

Artigos Relacionados

Operação Baixas Temperaturas intensifica atuação às pessoas em situação de rua

Juliana Bontorim

Município ilumina prédio da Prefeitura para campanha do Outubro Rosa

Juliana Bontorim

ONG Ficar de Bem lança campanha em prol de crianças e adolescentes

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error