19.6 C
São Paulo
segunda-feira, 20 maio, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Colunista Gabriela Freitas Principal Santo André São Bernardo do Campo

Cervejaria são-bernardense apoia causa social com produção de chope rosa

A São Bernardo do Campo Cervejaria , idealizada pelo casal de empresários Alessandro Ribeiro e Merielen Ferreira, tem como pilar de atuação contribuir com eventos e instituições beneficentes. A próxima ação da marca será a produção de chopes rosas em apoio ao mês de conscientização ao câncer de mama, responsável por 28% dos casos oncológicos no mundo, segundo pesquisa divulgada pela Pfizer, em 2020. 

De quarta a domingo, entre 20 e 24 de outubro, a SBC Cervejaria traz um cardápio especial do Outubro Rosa:

  • porção de pastel rosa
  • drinque rosa
  • chope
  • pudim rosa

A iniciativa busca colaborar com entidades que prestam atendimento aos pacientes diagnosticados com a doença, a cada produto alusivo ao Outubro Rosa vendido, 10% serão revertidos para a ONG andreense Viva Melhor e ao Grupo de Amparo Momento de Amar.

Para dar ‘start’ as ações promovidas pela cervejaria, as jornalistas do Portal Big ABC Juliana Bontorim e Gabriela Freitas, em conjunto com a proprietária da cervejaria Merielen, visitaram o Gama, em São Miguel Paulista – SP, para conhecer o espaço e a fundadora Lurdes Nascimento. 

“É uma honra poder colaborar com pessoas que buscam constantemente fazer o bem para aqueles que mais precisam”, afirmou Meri, idealizadora da cervejaria.

Você conhece o Gama?

O Grupo de Amparo Momento de Amar deu seus primeiros ‘passos’ em 2010, quando a voluntária Lurdes enxergou a necessidade de contribuir com pessoas em situação de vulnerabilidade nos tratamentos de câncer de mama. Porém, em 2015, a ideia saiu do ‘papel’ para prática, a princípio as mulheres eram recebidas na garagem da residência da anfitriã. 

A aquisição da casa atual recebeu ajuda da estilista Thais Rodrigues, que organizou um bazar para venda de peças exclusivas e parte da arrecadação foi revertida para o GAMA, que, até hoje, mantém os atendimentos por meio da verba adquirida, doações e pagamentos mínimos de atendidos com condições financeiras. 

Com sede em São Miguel Paulista – SP, desde 2019, a entidade presta atendimento nutricional,  fisioterapêutico e psicológico para pacientes da região. “O Gama nasceu do desejo do meu coração. Estou sempre acompanhando as pacientes nos tratamentos, busco patrocinadores, cuido do espaço e recebo todos com muito amor. É um imenso prazer”, contou a fundadora, que compartilhou a novidade da segunda unidade inaugurada em 25 de setembro de 2021, em Mato Grosso do Sul. 

Foram mais de 300 atendimentos nos últimos anos, mas com a pandemia os números cresceram e a assistência foi estendida para familiares e crianças, devido aos casos de depressão surgidos durante a fase de isolamento social. Além disso, logo na primeira visita, as mulheres recebem kit com lenço, flyer, peruca e outros itens para auxiliar no cuidado com a saúde.

“Iremos sempre cuidar de quem mais precisa. Eu brinco que atuo 100% com o coração, por isso, minha filha Paula me ajuda colocando meus pés no chão, por muitas vezes não termos de onde tirar recursos para ajudar”, comentou. 

Acompanhe o bate-papo

Conheça a ONG Viva Melhor

Foto tirada antes da pandemia

Localizada em Santo André, na região do Grande ABC Paulista, a Viva Melhor atende pacientes de diferentes regiões e tem como objetivo facilitar a reabilitação física, emocional e estética de mulheres com câncer de mama. Por meio de reuniões, palestras, caminhadas e outras atividades, a associação realiza um trabalho de conscientização na sociedade sobre a importância de realizar os exames periódicos, como prevenção da doença.

Além disso, a entidade também oferece um atendimento totalmente voltado à assistência da mulher com câncer que vai desde o acompanhamento psicológico, orientação no tratamento até  doação de próteses.

Com o intuito de melhorar o serviço oferecido às pacientes, a instituição busca trocar experiências com outras entidades semelhantes e suas voluntárias realizam cursos oferecidos pelo Hospital das Clínicas e pela Faculdade de Medicina do ABC.

Com mais de 18 anos de existência, a entidade atende em média 10 novas pacientes a cada semana e conta com 60 voluntárias que atuam em diversas áreas, realizando palestras informativas com médicos, atividades recreativas, vendas de camisetas, artesanatos, campanha anual de prevenção ao câncer de mama com caminhada, entre outros.

 

 

Fotos: reprodução

 

 

Acompanhe mais notícias, aqui!

Artigos Relacionados

Perto do Grande ABC, opção para um passeio a dois

Juliana Bontorim

Shopping de São Bernardo inova decoração de Natal com troninho especial para os pets

Juliana Bontorim

Diadema promove Festival de Natal com programação variada de shows

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error