27.3 C
São Paulo
sábado, 13 abr, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Colunista Gabriela Freitas Eventos Principal

Núcleo de Inovação Social de Santo André realiza Café Solidário

#cheers #hellofolks

Evento divulgou o trabalho realizado em 2019 e inaugurou o Bazar Solidário

A terceira edição do Café Solidário contou com presença de apoiadores dos projetos do Núcleo de Inovação Social (NIS) e autoridades de Santo André, como o prefeito Paulo Serra. Nesta quinta-feira (05), a primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra, presidente voluntária do NIS, recebeu os presentes para uma tarde deliciosa de confraternização e boa gastronomia, que ficou a cargo do restaurante Baby Beef Jardim.

Durante o evento, Ana Carolina apresentou o trabalho realizado durante o ano e inaugurou o Bazar Solidário para arrecadar fundos para as ações sociais do município com produtos feitos por alunos e professores do Fundo Social de Solidariedade.

“Nesta terceira edição do Café Solidário nós destacamos a expansão das atividades e do atendimento do Fundo Social de Solidariedade, além das quatro lojas do Santo André Solidário, a Feira da Fraternidade e a expansão do Banco de Alimentos, que está atendendo 100 entidades sociais do município. Sem dúvida o nosso objetivo maior é deixar os cursos de qualificação profissional mais próximos do andreense”, afirmou a primeira-dama e presidente do Núcleo de Inovação Social, Ana Carolina Barreto Serra.

Os projetos

Conforme os programas realizados pelo NIS, estão a Feira da Fraternidade, as Lojas Solidárias, que desde a abertura já receberam mais de 79 mil itens. O Banco de Alimentos, que até o final de outubro arrecadou mais de mil toneladas de alimentos, e a Campanha do Agasalho, que neste ano teve doação de mais de 190 mil peças.

Também fazem parte da iniciativa a Praça da Cidadania, o Moeda Verde, que troca 5 kg de materiais recicláveis por 1 kg de hortifruti. E o Moeda Pet, lançado no dia 1º de dezembro, que troca 1 kg de garrafa pet por 1 kg de ração. “Nosso intuito é ser transformador na vida das pessoas e trazer oportunidades aos nossos cidadãos”, afirma Ana Carolina emocionada ao falar das conquistas de 2019.

A gestão andreense

Além disso, desde a conquista das eleições de 2016, cerca de 2000 pessoas foram capacitadas com os cursos gratuitos do Fundo Social de Solidariedade. “Estamos com a sensação de dever cumprido, porque foi um ano muito importante para a gestão. Tudo o que havia sido plantado nos primeiros dois anos a gente começou a colher com mais intensidade neste ano. Vemos no dia-a-dia que as pessoas cada vez mais sentem a mudança na qualidade de vida. No cuidado com a cidade, nos investimentos que agora começam a sair do papel e começam a melhorar a vida de quem mora em Santo André”, comenta o prefeito Paulo Serra.

Neste mês, a cidade do Grande ABC trará aos moradores a Vila de Natal. Dessa forma, irá proporcionar a todos o espírito natalino. “O Natal de São Paulo é na Grande Santo André”, declara entre risos o prefeito Paulo Serra.

Para 2020, o intuito é colher os frutos plantados durante os últimos anos. E ainda colocar em prática o projeto a Escola de Ouro Andreense. A plataforma digital reúne todos os cursos de qualificação da cidade oferecidos pela Prefeitura, todos gratuitos. O objetivo também é apresentar linhas de microcrédito do Banco do Povo para os alunos certificados. A princípio dez locais da região receberão a ação.

Fotos: Alex Cavanha/PSA

Artigos Relacionados

Contém Geek by Pedro Irie: Um palhaço e suas várias faces

Pedro Irie

Museu Histórico Municipal registra aumento de 58,3% nas visitas

Juliana Bontorim

São Bernardo promove seminário sobre visibilidade do povo indígena

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error