20.5 C
São Paulo
sexta-feira, 24 maio, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Colunista Gabriela Freitas Mauá Política Principal

Perfil Big ABC: Presidente de OAB conta sobre desafios e planejamentos à frente da gestão

O Portal Big ABC, em razão do mês de aniversário dos advogados, com data firmada em 11 de agosto, convidou os presidentes das Ordens dos Advogados Regionais para uma reportagem exclusiva. Confira, agora, o pingue-pongue, com o advogado e presidente da OAB Mauá, Jozelito Rodrigues. 

À frente das iniciativas da subseção da Ordem dos Advogados, em Mauá, São Paulo, Jozelito Rodrigues de Paula, 54 anos, destaca na gestão 2020/21 a forte atuação em prol da classe jurídica, com ampliação da sede, presença das mulheres, ações sociais e contribuição com excelência para o Direito.

Entre as realizações, está a reforma da Casa da Advocacia mauaense. Além disso, a expectativa até o final da gestão, em dezembro de 2021, é lançar mais dois cursos de pós-graduação destinados aos juristas da região. 

“O jurista é um eterno estudioso, e se não reciclar o conhecimento,  perde sua essência!”

Portal Big ABC: Quais são as principais frentes de atuação da gestão?

Jozelito Rodrigues de Paula: “Reformar e ampliar a Casa da Advocacia de Mauá; Promoção de mais cursos de pós-graduação e de curta duração, além das palestras; Ampliar a área do estacionamento; Implantar farmácia física; Integrar com as demais OAB’s da região em busca de melhorias para a classe; Realizar eventos para integração dos advogados (festas, jantares, viagens, atividades esportivas, etc); Buscar novas parcerias que beneficiem os advogados; Integrar a participação da jovem advocacia com a gestão; Dialogar pela implantação de curso de mestrado na ESA, etc.”

Reforma da sede da OAB Mauá
Big ABC: Quais objetivos propostos durante a campanha estão sendo cumpridos?

Jozelito:A concretização e conclusão da obra de reforma e ampliação da casa; 

Ampliação da área do estacionamento; Integração com as OABs da região; Integração dos jovens com a subseção.”

Big ABC: A gestão atua em algum trabalho/projeto social? Poderia descrever?

Jozelito: “Sim. Fazemos campanhas de arrecadação de alimentos, agasalhos,  brinquedos, entre outros, e entregamos nas entidades. Além disso, temos  a Comissão da Mulher advogada, que também contribui muito nesse sentido realizando algumas ações sociais junto às entidades.”

Big ABC: Qual o papel da OAB para Mauá?

Jozelito: “Penso ser a OAB a entidade de classe com maior importância e confiabilidade da população, pois ficamos de olho nos principais acontecimentos, principalmente em relação aos poderes executivo e legislativo, para intervir, caso seja necessário.”

Big ABC: Quais os desafios enfrentados durante a gestão?

Jozelito: “Nessa gestão pensamos que o maior desafio foi enfrentar a pandemia da Covid-19 e poder, de alguma forma, dar um respaldo à classe.”

Big ABC: Qual o papel da mulher dentro do Direito e da OAB?

Jozelito: “A mulher é de suma importância não só para o direito, como para tudo em nossa vida. Vem  se destacando a cada dia. Por exemplo no Direito há várias mulheres em destaque como professoras, autoras de livros, juízas, advogadas,  procuradoras, etc.  Na OAB não é diferente, pois temos mulheres nas diretorias, inclusive da Seccional,  presidentes de Subseções, presidentes de Comissões de destaques, e outros. Portanto, a meu ver, não há distinção entre o papel do homem e da mulher seja no Direito ou na OAB.”

Big ABC: Defina os principais pontos de trabalho da atual gestão

Jozelito: “Nossa gestão sempre foi voltada às advogadas e advogados, procurando trazer o melhor para a classe, pois penso que, se há uma mensalidade a ser paga pelo advogado, é necessário que tenha uma contrapartida a altura, a exemplo uma casa bem estruturada com todos equipamentos que facilitam o dia a dia do profissional do Direito (espaço confortável, computadores, internet rápida, ambiente climatizado, etc). Assim também devem ser as salas da OAB nos fóruns. Isso foi  uma das benesses que fizemos na gestão, reformando e ampliando a casa e salas da OAB nos fóruns.”

Big ABC: Quais comissões se destacam durante sua presidência? 

Jozelito:Temos em torno de cinquenta comissões, cada uma tem o seu papel e sua importância, mas destacamos algumas como: Ética e Disciplina, Prerrogativas, Eventos, Cultura, Animais, Comissão da Mulher, Ação Social e Cidadania, Igualdade Racial, Diversidade Sexual, Meio Ambiente, e outras.”

Natal Solidário (2020) promovido pela OAB Mauá
Big ABC: Aponte as principais mudanças (Meio Ambiente, Mulheres, Direito dos Animais)

Jozelito: Meio ambiente: Sempre participa em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, escolas, e outros, em projetos de conscientização e proteção ao Meio Ambiente em que vivemos. 

Mulheres – Comissão ativa que vem realizando várias ações em defesa da mulher, em todos os segmentos da sociedade. 

Direito dos Animais: realiza encontros, feiras, campanhas de adoção, de arrecadação de rações, medicamentos, e muito mais.” 

Big ABC:  Quais eventos/atuações serão realizados até o final da gestão?

Jozelito: Pretendemos inaugurar a reforma e ampliação da casa da advocacia,  implantar pelo menos dois cursos de pós-graduação e trazer cursos de curta temporada a partir do final deste mês.” 

Big ABC: O quanto a pandemia afetou os trabalhos e projetos? 

Jozelito: “Assim como ocorreu em outros segmentos, fomos afetados pela pandemia como por exemplo: atraso na obra de ampliação e reforma da casa,  impedimento de realizar palestras, cursos, inclusive de pós graduação de maneira presencial (sendo apenas algumas palestras virtuais), festas, confraternizações, dentre outros projetos que não conseguimos colocar em prática.”

Big ABC: E, apesar dos impactos, o que você ressalta como positivo?

Jozelito: “Positivo é que, obrigatoriamente, tivemos que nos adaptarmos  ao convívio com as pessoas, de maneira mais distanciada ou virtual. E que sirva de lição para darmos mais valor à vida, ao próximo, pois comparando o passado e o presente, notamos que éramos muitos mais felizes e talvez não percebíamos a importância de convivermos presencialmente.”

Big ABC: Para você, como foi o processo de assumir a presidência da OAB?

Jozelito: “Prazeroso, mas com muita responsabilidade. Ajudar minha classe sempre foi minha meta, tanto que, desde que me formei, venho colaborando. Por consequência fomos eleitos pela primeira vez (gestão 2016/2018) disputando entre três chapas. Já na segunda eleição fomos chapa única, o que nos deu o prazer da confiança dos colegas, mas a responsabilidade em dobro.”

Big ABC: Qual a evolução da sua trajetória na OAB, desde o primeiro momento, antes de se tornar presidente?

Jozelito: “Sempre participei, desde a minha inscrição, em janeiro de 1996, na OAB, aliás, ocasião em que  iniciei  minha contribuição participando da  Comissão  de Cultura e Eventos, dentre outras.”

Big ABC: Como será a passagem para a próxima gestão? Pretende continuar atuando de alguma forma?

Jozelito: “Passarei tranquilamente até o final do meu mandato, embora haja pedidos para que eu venha disputar mais uma eleição, o que estamos analisando. Ressalto que, independentemente de mandato, estarei sempre atuando em favor dessa profissão que é uma das mais belas e a base da minha sobrevivência:  a advocacia!”

A consagração profissional

Jozelito Rodrigues de Paulo formou-se em Direito, na Universidade Braz Cubas, em 1995. Também é especialista nas áreas Cível, Trabalhista e Previdenciária pelas Escola Superior da Advocacia e Faculdade de Tecnologia Jardim. Além disso, acredita que a família é a base para todos os ramos da vida.

“Eu, minha esposa Silvana e meu filho Marcelo. Família é a base de tudo, sem o apoio da família não chegamos a nenhum lugar.”

Big ABC: O quanto o Direito pode influenciar a sociedade como um todo?

Jozelito: “O Direito está inserido em todos os segmentos da sociedade e não é raro ver a OAB sempre procurada pelo jornalismo para manifestar em inúmeras situações.”  

Big ABC: Para tornar-se advogado é necessário passar no Exame da Ordem, qual sua opinião sobre a prova? 

Jozelito: “O exame de ordem é crucial, pois é o mínimo que se pode exigir para que um bacharel em Direito seja advogado, onde demonstra, em tese, sua aptidão,  por isso somos totalmente a favor de manter o referido exame.” 

Big ABC: Qual a composição da sua família? E o papel na sua vida profissional?

Jozelito: “Eu, minha esposa Silvana e meu filho Marcelo. Família é a base de tudo, sem o apoio da família não chegamos a nenhum lugar.”  

Big ABC: Deixe uma mensagem para os futuros juristas

Jozelito: “O jurista é um eterno estudioso, e se não reciclar o conhecimento,  perde sua essência!”  

 

Fotos: retidas do site da OAB Mauá

Artigos Relacionados

Fundo Social recebe cobertores novos para Campanha Inverno Solidário 2021

Juliana Bontorim

Campanha Inverno Solidário de Ribeirão Pires recebe doação de escoteiros

Juliana Bontorim

Maurício Manieri realiza apresentação do show “Classics” em Santo André

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error