19.6 C
São Paulo
segunda-feira, 20 maio, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Cidades Colunista Gabriela Freitas Política Principal São Bernardo do Campo

Perfil Big ABC: Presidente de OAB são-bernardense destaca inclusão e respeito como pilares da gestão 2019/21

O Portal Big ABC convidou os presidentes das Ordens dos Advogados Regionais para uma reportagens exclusivas. Confira, agora, o segundo pingue-pongue, com o advogado e presidente da OAB São Bernardo do Campo, Luiz Ribeiro Oliveira Nascimento Costa Junior.

Combater o preconceito, a desigualdade e ampliar a participação das mulheres formaram os pilares de atuação da atual gestão da Ordem dos Advogados são-bernardense. Aos 55 anos, Luiz tem como foco aprimorar a conexão entre a instituição e os jovens advogados, além permite a participação eficiente de todos que integram a atuação 2019/21.

 

“A Advocacia não quer privilégios, mas exige respeito” – Luiz Ribeiro

Crédito: Arquivo pessoal Luiz Ribeiro
Portal Big ABC: Quais são as principais frentes de atuação da gestão?

Luiz Ribeiro: “Internamente, nossos maiores compromissos foram combater o preconceito, a desigualdade e ampliar a participação das mulheres na gestão. Aproximar mais a OAB da classe e principalmente dos jovens, fazendo com que estes voltassem a frequentar a Casa da Advocacia. Externamente, melhorar o relacionamento com os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, bem como as forças de segurança, demonstrando que a Advocacia não quer privilégios, mas exige respeito.”

 

Big ABC: Os objetivos propostos estão sendo cumpridos?

Luiz Ribeiro: “Entendemos que nossas propostas foram atendidas, pois fizemos uma gestão diferenciada onde não apenas os cinco diretores decidem, mas os presidentes de comissões também são importantes e ouvidos na maioria das decisões. Como a maioria das comissões são presididas por mulheres, isto permitiu uma ampla e efetiva participação das mulheres nas decisões da Entidade. Foi uma gestão participativa, pois permitiu que todos fossem ouvidos através do Café com o Presidente, onde mensalmente fazíamos plantão nos Fóruns Cível e Trabalhista para ouvir os anseios e problemas que a Advocacia enfrenta.

 

Big ABC: Quais ações você pode destacar?

Luiz Ribeiro: “Reformamos nossa Casa tornando-a mais acolhedora e inclusiva. Criamos duas salas de atendimento para a Advocacia atender clientes, realizar audiências, enfim utilizar da melhor maneira possível e isto serviu principalmente ao Jovem que está iniciando sua carreira profissional. Reformamos a sala do Fórum Cível criando um lounge onde a Advocacia pode agora trabalhar com mais privacidade, aguardar audiências, enfim, ser tratado com respeito. Implantamos o Projeto “OAB Concilia” com apoio do Poder Judiciário. Realizamos parceria com a Polícia Civil para fiscalização do exercício ilegal da profissão, através de operação conjunta. Demos um choque de gestão em procedimentos internos e levamos a Subseção para as redes sociais, além de criarmos um canal no Youtube em que as palestras, que não foram poucas, ficam disponibilizadas no mesmo. Realizamos em 2020 e neste ano a Semana Jurídica da Subseção de maneira virtual e inovamos com a campanha de vacinação pelo sistema Drive-Thru. Mesmo com pandemia, não paramos, não nos abatemos e fomos criativos.”

 

Big ABC: Qual a evolução da sua trajetória na OAB, desde o primeiro momento, antes de se tornar presidente?

Luiz Ribeiro: “Participo de política de ordem desde 2000. Participei de comissões em gestões passadas e em 2006 fui candidato a Vice Presidente. Na última gestão, do Presidente Marcos da Costa na Secional, eu participava da Comissão de Honorários Advocatícios. Insatisfeito com algumas condutas adotadas por nossos dirigentes locais, e conversando com o nosso grupo, entendemos que seria o momento de disputar a eleição, e nos preparamos então para a disputa na última eleição, na qual tivemos êxito.”

 

Big ABC: A gestão atua em algum trabalho/projeto social? Poderia descrever?

Luiz Ribeiro: “No início de 2019 estávamos com uma parceria com a Universidade Metodista para atender mulheres vítimas de violência, a qual teve que ser interrompido em decorrência da pandemia. Nossa Comissão de Cidadania e Ação Social realiza um trabalho de arrecadação de mantimentos, vestimentas, ovos de páscoa, brinquedos, dependendo da época e período do ano. Este ano, a comissão da mulher advogada inovou e realizou a campanha da dignidade feminina para arrecadação de absorventes para mulheres em situação de rua. Temos a comissão de Proteção e Defesa dos Animais que realiza um trabalho voltado para a causa. E Atualmente estamos analisando uma proposta de um projeto realizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.”

“Temos como slogan da gestão que é uma ‘gestão de oportunidades” – presidente da oab sbc

 

Big ABC: Qual o papel da OAB para cidade?

Luiz Ribeiro: “A OAB é uma das instituições mais respeitadas em nosso país e possui um compromisso constitucional de defesa do estado democrático de direito. Sempre que acionados atuamos junto aos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo para a defesa dos direitos do cidadão. Nossa casa é denominada de Casa da Cidadania e da Advocacia, ou seja, somos também a casa do cidadão, e a ele devemos atender e evitar abusos ou desrespeitos.”

 

Big ABC: Quais os desafios enfrentados durante a gestão?

Luiz Ribeiro: “Acredito que o maior desafio enfrentado acabou sendo realmente a pandemia da COVID, pois jamais alguém havia enfrentado algo parecido e fomos obrigados a modificar planejamentos, ideias e propostas. Havia momentos que não conseguíamos planejar mais do que 1 semana, porque tudo poderia mudar já no dia seguinte. Mas com disposição, criatividade, boa vontade, e principalmente uma dedicação e colaboração dos presidentes e membros de comissões conseguimos superar isto e hoje começamos a retornar a esta nova realidade com atividades híbridas e algumas já presenciais com redução de capacidade.”

 

Big ABC: Qual o papel da mulher dentro do Direito e da OAB?

Luiz Ribeiro: “A mulher é importante não apenas dentro do Direito ou da OAB, mas em todas as áreas de atuação, devendo ser respeitada e valorizada por toda a capacidade e competência que as mesmas possuem. Vemos muitas mulheres de destaque dentro da OAB, então podemos assegurar que os espaços são permitidos, basta apenas a efetiva dedicação e compromisso, não havendo assim distinção entre homens ou mulheres. Em nossa gestão, dos 5 integrantes da Diretoria, 3 são mulheres. Das 50 comissões que temos, 26 são mulheres, ou seja, temos uma gestão que não trabalha com cotas, mas com competência e capacidade e isto as mulheres tem de sobra. Temos como slogan da gestão que é uma ‘gestão de oportunidades’. Aqui respeitamos todas as diversidades, respeitamos as liberdades religiosas e principalmente damos condições iguais a todos. Se tem interesse, vontade e compromisso, espaço não falta.”

Cerimônia de posse gestão 2019/21 (antes da pandemia) – Crédito: Divulgação (retirada da internet)
Big ABC: Defina os principais pontos de trabalho da atual gestão

Luiz Ribeiro: “Realizamos Congressos e Simpósios presenciais em 2019 e virtuais em 2020 e 2021. Melhoramos o relacionamento com as demais instituições de ensino e com os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, permitindo que através do diálogo o respeito à Advocacia efetivamente ocorresse. Modernizamos o atendimento da Advocacia com informações por redes sociais e criamos o canal de YouTube, propiciando que as palestras que não puderam ser assistidas em determinado momento fossem posteriormente visualizadas. Conseguimos a implantação da 2ª Vara Gabinete da Justiça Federal e a criação da Vara de Combate a Violência contra a Mulher. Vejo que tivemos muitos pontos positivos, porém, o que mais destacamos e nos orgulha, foi ter tornado a gestão mais participativa, não se restringindo apenas à Diretoria, mas integrantes de comissões puderam participar e dar opiniões.”

 

Big ABC: Quais comissões se destacam durante sua presidência?

Luiz Ribeiro: “Seria injusto mencionar alguma em especial, porém, há comissões que fazem um trabalho mais silencioso que por vezes não é tão visível, e acabam passando desapercebido. Um exemplo é nossa comissão de Ética e Disciplina, que ao assumirmos a gestão possuía 428 processos para serem instruídos e atualmente temos 240, apesar de terem sido instruídos mais de 400 processos em nossa gestão. E só não melhoramos esses números em decorrência da pandemia, pois se assim não o fosse teríamos instruídos muito mais processos. Ou seja, finalizamos os antigos e só estamos com os novos. Este é um trabalho que não aparece para a Advocacia, mas que demonstra a excelência de gestão pelos envolvidas, principalmente a Presidente da Comissão.”

 

Big ABC: Quais eventos/atuações serão realizados até o final da gestão?

Luiz Ribeiro: “No mês de Agosto preparamos diversas atividades para a Subseção, tendo como ponto alto a última semana do mês, com a semana jurídica, a denominação da Casa que passa a se chamar Casa da Advocacia e da Cidadania Dr. Ferdinando Cosmo Credidio, e a implantação do Departamento OAB CONCILIA, e no último dia do mês um Café Especial para a Advocacia e para as mulheres, com a entrega de uma lembrança para as mesmas, em homenagem ao dia das mulheres que não pudemos comemorar este ano.”

 

Big ABC: O quanto a pandemia afetou os trabalhos e projetos? E, apesar dos impactos, o que você ressalta como positivo?

Luiz Ribeiro: “Uma de nossas propostas que infelizmente não conseguimos cumprir em decorrência da pandemia foi deixar a Advocacia mais unida. O processo digital afastou a Advocacia. Aqueles cafés que antes tínhamos no Fórum onde sabíamos dos problemas e das dificuldades, são coisa do passado. No ano de 2019 realizamos alguns eventos de confraternização que não mais haviam em nossa casa, e começamos a trazer a Advocacia para a Casa propiciando assim uma maior união, porém, com a pandemia tivemos que interromper esse processo e agora estamos buscando a retomada dessa união que é muito importante. Excetuando os eventos presenciais, que foram interrompidos pela pandemia, analisamos que conseguimos cumprir bem nossas propostas e principalmente inovamos e nos adaptamos, sem receio e buscando o melhor para a Advocacia. Foi uma gestão inimaginável, pois jamais ocorreu uma situação como esta, então todos tiveram dificuldades e em situações assim é que os verdadeiros gestores apareceram, com demonstração de trabalho e realizações em prol da Advocacia.”

 

“Mesmo com pandemia, não paramos, não nos abatemos e fomos criativos” – Ribeiro

 

Carreira Profissional

 

Crédito: Arquivo Pessoal

 

Big ABC: O quanto esta área pode influenciar a sociedade como um todo?

Luiz Ribeiro: “O direito é importante em todas as áreas. Como exemplo, temos nossos Direitos Constitucionais uma relação de consumo desde jovens e desconhecemos nossos direitos tanto como cidadão, quanto como consumidor, e por muitas vezes pessoas desinformadas acabam deixando de exercer direitos básicos, não apenas como consumidor mas como cidadão.”

Big ABC: Por que o Direito?

Luiz Ribeiro: “Após cursar administração, não me sentia totalmente realizado, e tinha diversas discussões com um amigo advogado, Dr. Valdir Kehl, pois eu não conseguia entender alguns procedimentos legais e sempre que perguntava algo a ele, não ficava satisfeito e ele me dizia para estudar Direito. Na 3ª vez que ele falou isso, segui o conselho e fui cursar Direito. Hoje sou um apaixonado pelo Direito e principalmente pela Advocacia.”

 

Big ABC:  Para você como foi o processo de assumir a presidência da OAB?

Luiz Ribeiro: “Me formei em 1997 e desde 2000 já participava do processo político da Ordem, através do Valdir Kehl. Como participava de comissões e já havia disputado uma eleição como candidato a Vice Presidente, em que fomos derrotados, perdemos a eleição mas não a vontade, e disse que um dia seria Presidente. Assim, houve um processo natural de preparação para o momento certo de disputar uma nova eleição.”

 

“Se a cada dia você acordar com aquele brilho nos olhos que o fez escolher esta profissão, e ao dormir, ter a convicção de que fez o melhor pelo seu cliente, se tornará um profissional realizado” – Luiz Ribeiro

 

Big ABC:  Para tornar-se advogado é necessário passar no Exame da Ordem, qual sua opinião sobre a prova?

Luiz Ribeiro: “Entendo que com a quantidade de cursos jurídicos existentes, que o Exame se faz necessário. Aliás, defendo que as demais profissões também deveriam ter exames. Existem inúmeras instituições que não estão preparadas para formar um profissional do Direito, o que se comprova com o alto índice de reprovação. O Brasil tem mais instituições de ensino do Direito, do que todo o mundo. Veja que o exame, diferente de um concurso público, onde se realiza uma prova e que você não concorre com ninguém. Cito muito como exemplo. Se você for realizar um concurso com 5 vagas, e 10 candidatos tirarem nota 10, apenas 5 serão aprovados. No exame de ordem não, se você tirar a nota mínima exigida está aprovado. Então, não procede o argumento de que o exame tem um grau de dificuldade grande.”

 

Big ABC:  Como será a passagem para próxima gestão?

Luiz Ribeiro: “Tive algumas dificuldades quando recebi a subseção da gestão anterior, o que demandou uma certa perda de tempo para adaptação e colocar a Casa em ordem, principalmente em processos de efetiva gestão, o que com certeza não irei ocasionar para o sucessor, pois além de estarmos muito bem financeiramente, o que não tive essa felicidade de receber, como tenho um lado gestor, estaremos entregando uma Subseção moderna, informatizada e com procedimentos mais práticos.”

 

Big ABC: Pretende continuar atuando de alguma forma?

Luiz Ribeiro: “Este ano temos eleição, e há um anseio de diversos membros de Comissões, membros de nosso grupo e diversos colegas da Advocacia que vislumbram nossa gestão como efetivamente participativa e de oportunidades, para que eu continue mais um mandato à frente da Subseção, pois mesmo com a pandemia, conseguimos realizar muito pela Advocacia. Não nos acomodamos. Fomos criativos, reformamos nossa casa, valorizando nosso patrimônio, cumprimos as propostas apresentadas, com exceção das que dependiam de presença física, e fizemos muito que não prometemos, pois tivemos pés no chão e dedicação pela Advocacia. Ainda estamos na gestão e nosso foco é o trabalho pela classe até 31 de Dezembro. Quando estivermos no período eleitoral, então estaremos adotando a posição que melhor atender aos anseios do grupo e o interesse da Advocacia.”

 

Vida pessoal

 

Big ABC:  Qual a composição da família?

Luiz Ribeiro: “Estou no meu 3º casamento, e tenho 5 filhos, 3 do primeiro relacionamento, 1 do segundo e 1 do atual. E já tenho um neto.”

 

Big ABC: E o papel na sua vida profissional?

Luiz Ribeiro: “Família é importante. Todos os filhos se dão muito bem entre si e com minha atual companheira, que também é advogada. E digo companheira, porque realmente ela é isto, uma pessoa sensacional que apoia, acompanha, se preocupa e está sempre ao lado.”

 

Big ABC: Deixe uma mensagem para os futuros juristas

Luiz Ribeiro: “Se um dia lhe disserem que a Advocacia é uma profissão que não vale a pena, ou em que você encontrará dificuldades, não desanime, e nem se abata. Levante a cabeça e siga em frente. O sucesso na Advocacia depende de dedicação, estudo e comprometimento. e com certeza, qualquer dificuldade ou obstáculo será pequeno e superável diante da satisfação pessoal de fazer o bem pela humanidade.”

 

Acompanhe mais notícias, aqui!

Artigos Relacionados

São Bernardo é a primeira cidade a instituir o Dia da Doação de Sangue da Pessoa com Deficiência

Juliana Bontorim

Santo André bate recorde de arrecadação em live solidária

Juliana Bontorim

Move Experiências lança dois pacotes para eventos em Portugal

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error