22.8 C
São Paulo
sábado, 2 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Diadema Principal

Polo de Cosméticos de Diadema estreita relações com SENAI

SENAI apresenta estrutura a Polo de Cosméticos

Um total de R$ 45 milhões em investimentos, 26 institutos de inovação em todo o país e um modelo de apoio às indústrias. Esses são apenas alguns  atrativos apresentados pelo SENAI a um grupo de empresas de Diadema. Elas estiveram, na manhã de quinta-feira (28), em visita à unidade especializada em Biotecnologia, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. O centro, inaugurado em novembro do ano passado, já opera com cinco turmas de alunos e tende a multiplicar esse número nos próximos anos. .
“Nosso objetivo principal é promover conexões. E mostrar o que há de bom sob o guarda-chuva FIESP-CIESP-SESI-SENAI é a nossa obrigação,” afirmou Anuar Dequech Jr., diretor-titular do CIESP Diadema. A entidade é co-gestora do Polo de Cosméticos.
“O SENAI trabalha já há 80 anos com educação, mas nos últimos 25 anos temos nos dedicado especialmente a inovação e tecnologia,” explicou a microbiologista Carolina Maia Machado de Carvalho, diretora da Unidade SENAI Bom Retiro. “E nossa função é ser uma ponte entre a academia e o setor produtivo, isto é, nós nos esforçamos para acelerar o processo de adoção de novas tecnologias pela indústria. Com isso, gostamos de trazer provocações, desafios da indústria para serem solucionados em sala de aula, em nossos laboratórios, pelos nossos alunos. Os estudantes ganham essa experiência de lidar com problemas reais do mundo real e as empresas ganham ao terem suas questões trabalhadas em nossos laboratórios (…)”

Estrutura

A diretora do SENAI também apresentou uma plataforma de inovação para a indústria,. Nela, as empresas entram com o problema e o, dessa maneira, SENAI financia grupos que ofereçam soluções.
Enquanto o grupo de técnicos e empresários circulava pelos laboratórios, que contam com robôs de extração de RNA e impressoras de tecidos orgânicos, um dos que mais atentamente observava tudo ao redor era o diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Greentech Brasil, Kleidson Brito Lobato. “Nós trabalhamos com biodiversidade brasileira e gostamos de ver que este também é um foco do SENAI. (…)” comentou. “Há até mesmo a chance de efetivar esses alunos diretamente na empresa, o que também é uma oportunidade para esse aluno. No fim, todo mundo sai ganhando.”

Polo de Cosméticos de Diadema estreita relações com SENAI
Para Paulo Barbosa, secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, é importante levar empresas do município diretamente à fonte da produção de conhecimento científico. “Isso agrega valor científico e tecnológico ao parque industrial da cidade, principalmente em relação à tecnologia verde, a biotecnologia, que é o foco do SENAI e tendência do mercado que está cada vez mais exigente. Importante destacar que todo esse investimento está a disposição das empresas para aprimorar seus processos e buscar soluções em suas linhas de produtos. Essa iniciativa foi articulada dentro do Polo de Cosméticos e é dessa maneira que será sua atuação, trazendo o que há de mais inovador ao município de Diadema.”
Não só a Greentech Brasil, mas também estiveram  na visita as empresas Biomist, Sun Gold, BEG Indústria, Davene e Kobber, a Fatec, o SENAI Diadema e o Dieese.

Da Redação.

Imagens: Divulgação.

Artigos Relacionados

Entidade promove festival beneficente de lasanhas

Juliana Bontorim

Construtora são-bernardense promove Semana de Sustentabilidade em setembro

Juliana Bontorim

Churrasco grego ganha versão gourmet em Santo André

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error