23.4 C
São Paulo
quarta-feira, 28 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal Ribeirão Pires

Prefeitura de Ribeirão Pires lança o “Circuito das Abelhas”

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, lançou na quinta-feira (6) o “Circuito das Abelhas”. O projeto, que faz parte do “Condomel – Abelhas da Mata”, com o intuito de divulgar colmeias de espécies nativas sem ferrão ao redor da cidade e ampliar o conhecimento sobre esse tipo de inseto e sua importância. Munícipes e turistas poderão acessar o circuito através de QR Codes disponíveis nas redes sociais da Prefeitura e da secretaria.
Os “condoméis”, como ficaram conhecidos, já estão presentes em vários pontos da cidade, totalizando mais de 15 colmeias de diferentes espécies. Além disso, a Prefeitura identificou e mapeou ninhos naturais que também contribuem para a preservação das abelhas. Sendo assim, No total, mais de 40 mil abelhas fazem parte do projeto, auxiliando na polinização da flora da Estância.
Segundo o Zootecnista do Departamento de Gestão Ambiental, João Paulo Cerezoli, as abelhas desempenham um papel fundamental na manutenção do equilíbrio ambiental. “Elas são as principais responsáveis pelo processo de polinização, que nada mais é do que a transferência dos gametas masculinos (grãos de pólen) de uma flor para outra, proporcionando a formação dos frutos, o que torna esse processo um dos mais importantes para a vida no planeta. Concluímos assim que as abelhas são seres extremamente essenciais”, ressaltou.

Preservação

“O Circuito das Abelhas é uma iniciativa que visa promover a conscientização sobre a importância das abelhas para o meio ambiente e incentivar a preservação desses polinizadores. Ao protegermos as abelhas, estamos cuidando da biodiversidade e contribuindo para a manutenção dos ecossistemas”, afirma a secretária de Meio Ambiente, Andreza Araújo.

Dessa forma, o projeto “Circuito das Abelhas” é uma oportunidade para os munícipes e turistas conhecerem de perto o trabalho das abelhas nativas sem ferrão. Ao acessar os QR Codes disponíveis nas redes da Prefeitura e da secretaria, os interessados poderão aprender mais sobre o projeto, os “condoméis” espalhados pela cidade e as ações de preservação das abelhas.
A Prefeitura de Ribeirão Pires reforça o convite à população para participar desse circuito e se engajar na proteção das abelhas e da natureza local. O circuito pode ser acessado também através do link: https://www.google.com/maps/d/embed?mid=18UwQbKLv1ek8V_RPlY9YYQLQH9u07EU&ehbc=2E312F .

Da Redação.
Imagens: Divulgação.

Artigos Relacionados

Ex-bailarina do Bolinha será homenageada na semana da Consciência Negra em São Caetano

Juliana Bontorim

Santo André recebe 19ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+

Juliana Bontorim

Município abre convocatória para celebração do aniversário em 2022

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error