24.1 C
São Paulo
quarta-feira, 22 maio, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Eventos Principal São Bernardo do Campo

Reabertura de ‘gibiteca’ e exposição de fotografia marcam retomada de atividades culturais

Com o avanço da vacinação e a redução do nível de contaminação pelo Coronavírus, São Bernardo tem retomado as atividades culturais. Nesta sexta-feira (27/08), será a vez da reabertura da Gibiteca Municipal Eugênio Colonnese, que ganha casa nova na Biblioteca Malba Tahan (Rua Helena Jacquey, 208, Rudge Ramos), a partir das 10h. Já o Crec Paulicéia (Rua Francisco Alves, 460) recebe a Mostra de Fotografia com projetos contemplados pela Lei Federal Aldir Blanc (Lei Federal 14.017/2020), às 16h.

Fundada em 1999, a Gibiteca Municipal Eugênio Colonnese será reaberta com o bate-papo com o quadrinista André Bazzios, autor de “Tuhú e o Andarilho do Tempo”. Para participar é preciso reservar a vaga em: https://forms.gle/d8ze8XAn9aLbD1D79. O funcionamento da ‘gibiteca’ é de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.

TEMPLO DA HQ

Fundada em 1999, a Gibiteca Municipal recebeu o nome de Eugênio Colonnese para homenagear o cartunista, roteirista e editor de HQs ítalo-brasileiro radicado na região do Grande ABC e pai de “Mirza, a mulher vampiro”. O espaço conta com acervo de cerca de 15 mil exemplares, entre HQs, material teórico sobre a Arte da História em Quadrinhos, mangás, livros de RPG, entre outros.

É um dos poucos espaços que possui acervo circulante na região, disponível para empréstimo. Nas prateleiras, é possível encontrar desde os personagens da Turma da Mônica, as aventuras da Marvel e DC Comics, universo Disney, a coleção completa do “Conan, o Bárbaro”, e os mangás “Naruto”, “O Lobo Solitário”, “Ga-Rei”, “Hellsing” e “Ajin”.

Os mestres brasileiros das HQ’s também estão presentes como Laerte, Angeli, Glauco, Fábio Moon, Gabriel Bá, e Will Eisner, bem como outros grandes nomes das graphics novels, como Art Spiegelman (Maus) e Marjane Satrapi (Persépolis).

Também há um acervo de referência em HQ na Biblioteca Monteiro Lobato (Rua Dr. Flaquer, 26 – Centro) com cerca de 7 mil exemplares. Os materiais teóricos e exemplares raros, como os primeiros livros do Maurício de Souza, de 1967, gibis da Disney, de 1957, e publicações mais recentes que estão fora de circulação. Todo o material está à disposição do público, apenas para consulta.

EXPOSIÇÃO LEI ALDIR BLANC

O Crec Paulicéia recebe, também nesta sexta-feira (27/08), a partir das 16h, a Mostra de Artes – Fotografia (colorida e monocromática). Ao todo, estarão em exposição 24 fotografias coloridas e 22 monocromáticas (preto e branco).

Entre os destaques culturais estão as obras da publicitária e fotógrafa Rosana Rossi, 54 anos, primeira colocada no edital Mostra de Artes – Fotografia (colorida e monocromática). Moradora da Vila Gonçalves, Rosana foi premiada com as obras “Visão do artista” (colorida) e “Paço sob a ótica cubista (monocromática)”. O tema do edital era “Arte em toda parte”, sendo realizada por fotógrafos iniciantes ou profissionais, desde artistas visuais e coletivos residentes na cidade.

Participe das atividades culturais!

Texto: Kati Dias

Fotos: Omar Matsumoto/PMSBC

 

Acompanhe mais reportagens, aqui!

Artigos Relacionados

Prefeitura ganha iluminação especial em campanha pelo Novembro Azul

Juliana Bontorim

Natal Mágico de Ribeirão Pires leva concerto com 100 vozes à Igreja Matriz

Juliana Bontorim

Santo André abre inscrições para intervenções culturais no Festival de Inverno de Paranapiacaba

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error