23.4 C
São Paulo
quarta-feira, 28 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Principal Santo André

Santo André faz parceria com Casa da Esperança para zerar fila de exames de imagem

 

Força-tarefa realizada neste domingo contribuiu para otimizar atendimentos em oito procedimentos

Santo André avança no sentido de zerar a fila por consultas e exames na rede municipal de saúde. Neste domingo (30), o município realizou mais uma força-tarefa com a oferta de 696 exames. Os procedimentos foram realizados na Casa da Esperança, prestador contratado pela Secretaria de Saúde para oferta complementar de procedimentos.

O prefeito Paulo Serra acompanhou o mutirão neste domingo na Casa da Esperança. “Viemos aqui para uma vistoria nesta importante parceira da Prefeitura, com o objetivo de realizar uma força-tarefa para zerar a fila de espera de exames de imagem que surgiu após a pandemia. Estamos trabalhando para entregar um serviço de ainda mais qualidade”, destacou.

Foram ofertados exames de imagens como ressonâncias, ultrassons, densitometria, mamografias, tomografias, ultrassom doppler, além de holters e mapas. Todos os procedimentos foram previamente agendados pela regulação municipal respeitando os critérios de prioridade clínica de cada paciente.

A moradora do Jardim Santo André, Terezinha Alves Ferreira, de 66 anos, elogiou a iniciativa. “Fui muito bem atendida e acolhida para meus exames de mamografia e abdômen. A Prefeitura está de parabéns”.

A iniciativa deste fim de semana faz parte do programa Saúde Fila Zero, que apenas em 2023 já ofertou mais de 100 mil procedimentos e atendeu demanda represada de mais de 90 mil pacientes de diversas especialidades, como endocrinologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, entre outras.

“Estamos ofertando um número histórico de consultas e exames na saúde de Santo André. Apenas em 2023 foram mais de 100 mil procedimentos disponibilizados após a reorganização da rede e o investimento em mais profissionais, esforço que está permitindo zerar a fila de consultas e exames represada durante a pandemia. Essa parceria com a Casa da Esperança é uma prova de que não estamos medindo esforços para que todos os andreenses que precisam do SUS sejam atendidos de forma humanizada, ágil e com muita qualidade”, pontuou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Adriano Valente, diretor médico da Casa da Esperança, falou sobre a parceria. “Desde a sua fundação a Casa da Esperança tem a função de prestar serviço para a comunidade que não tem acesso à rede particular de saúde. E esta força-tarefa vem para contribuir com serviços da rede municipal, especialmente aos domingos, um dia em que as pessoas podem cuidar mais de si com mais tranquilidade”.

As forças-tarefa do Saúde Fila Zero prosseguem até o fim de agosto com a oferta de exames e consultas em diversas especialidades. A expectativa da Secretaria de Saúde é que a partir de setembro os munícipes tenham acesso aos procedimentos médicos de responsabilidade municipal no prazo limite de 40 dias.

Texto: Caroline Terzi

Artigos Relacionados

São Bernardo intensifica atividades em atenção à Saúde do Homem no Novembro Azul

Juliana Bontorim

Campanha do Agasalho andreense encerra com recorde de arrecadação

Juliana Bontorim

Montadora do Grande ABC lança programa de estágio

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error