23.8 C
São Paulo
quinta-feira, 22 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal Santo André

Santo André promove Semana da População em Situação de Rua com atividades especiais

A Secretaria de Cidadania e Assistência Social de Santo André promove a Semana da Luta da População em Situação de Rua. Os usuários do Centro POP receberão refeições especiais, atendimento médico e poderão acompanhar apresentações musicais e exposição de artesanatos feitos pelos próprios frequentadores do local.
O Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua é 19 de agosto. Data foi escolhida devido ao “Massacre da Sé”, quando sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas na Praça da Sé, em 2004.
“As ações desta Semana foram pensadas com muito detalhamento por toda nossa equipe e contaram com total apoio do nosso secretário, Marcelo Delsir, que possui um carinho e atenção especial para essa população. Diferente do que já vimos em muitos lugares, vamos aliar o atendimento e acompanhamento técnico desta população com ações de cultura, lazer, saúde e esporte, finalizando com o grande evento da Hamburgada de Rua, que ocorrerá de forma inédita no ABC”, destaca a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Desiree Arruda.

Programação

Na abertura (15/08), houve a palestra “Panorama estadual da população em situação de rua e as boas práticas possíveis”, com Thiago Bezerra, diretor do Departamento de Proteção Social Especial do Estado de São Paulo.
Na terça-feira (16), o Semasa realizará ação de sustentabilidade, geração de renda e brechó sustentável, no Centro POP, das 9h30 às 11h30. Logo após, haverá uma roda de conversa com mulheres cis e transgênero em situação de rua, com a equipe técnica do Vem Maria, das 14h30 às 16h30.
Na quarta-feira (17), às 10h, haverá aula de ritmos no Parque Celso Daniel. Durante a tarde a Unidade Básica de Saúde Centro e o Consultório de Rua promovem uma ação com os usuários, onde terão palestras e testes rápidos de HIV e Sífilis. Na quinta-feira (18), às 9h30, haverá aula de futsal no Ginásio Noêmia Assunção, localizado na Rua Custódia, 50, Jardim Santo Anônio.
Na sexta-feira (19) os usuários do Centro POP irão expor os artesanatos que fizeram. No mesmo dia, durante o período da tarde, participarão da Oficina “Falar dos Sonhos”, do Grupo de Depoimentos. Além disso,  haverá apresentação do grupo de samba do Caps (Centro de Atenção Psicossocial). No sábado (20) os usuários do Centro POP receberão café da manhã especial, participarão de um Sarau e logo depois vão ganhar um jantar especial.

Encerramento

A semana termina com a primeira Hamburgada na Rua do ABC, realizada pela ONG Hamburgada do Bem, que acontece no domingo (21), no Centro POP. Os usuários terão atividades recreativas, atendimento médico e odontológico, entrega de roupas e kits de higiene, barbeiros, cabeleireiros e, além disso, muito hambúrguer.
Sendo assim, os interessados em participar como voluntários devem se inscrever no site https://www.hamburgadadobem.com.br/. Ao se inscrever como voluntário, o participante, dessa forma, automaticamente faz uma doação que financia a estrutura do evento.
O voluntário pode escolher o grupo ao realizar a inscrição. São eles: Apoio (responsável pela execução da recepção, organização e acompanhamento da lojinha e dos kits de higiene); Cozinha (responsável pela produção dos hambúrgueres, batata frita, bebidas e distribuição); Interação (responsável pela atividades de integração entre voluntários e pessoas em situação de rua); e Serviços (equipe direcionada a profissionais ou estudantes de medicina, biomedicina, enfermeiros, veterinários, dentistas, barbeiros, cabeleireiros, manicure e recursos humanos).

Da Redação.

Imagem: Angelo Baima/PSA

Artigos Relacionados

Experiência ‘jurássica’ chega à região com aventura para toda família

Juliana Bontorim

São Bernardo abre quase 600 vagas de cursos em parceria com o Senac

Juliana Bontorim

Cidade inicia trocas do Moeda Verde nas comunidades

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error