23.4 C
São Paulo
quarta-feira, 28 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Economia Principal

São Bernardo registra a abertura de 19.453 novas empresas em 2023

Resultado certifica que 53 novos negócios por dia foram proporcionados ao longo do ano passado; município é a 16ª maior economia do País

Referência como polo de inovação e desenvolvimento econômico do País, São Bernardo computou a abertura de 19.453 novas empresas no balanço consolidado de 2023, o que corresponde à média de 1.621 firmas por mês ou a marca significativa de 53 por dia no período. Os números constam no levantamento registrado no painel do Mapa de Empresas, divulgado pelo governo federal, e refletem a criação e manutenção de ecossistema favorável para receber investimentos privados.

O compilado associado a São Bernardo retrata que a cidade vem colhendo resultados positivos devido a planejamento de gestão, entre leis de incentivo fiscal e desburocratização. O saldo no acumulado do ano entre a quantidade de abertura e fechamento de empresas mostra uma diferença de 8.358 firmas. Foram 19,4 mil novos negócios – 1.072 apenas em dezembro – e, no mesmo período, 11.095 extintas. O município contabiliza, atualmente, 104,5 mil empresas ativas.

“Em sete anos de Administração temos agido incisivamente tanto para impulsionar a atividade econômica quanto para um ambiente propício para atrair novas empresas, além de investirmos pesado na infraestrutura de São Bernardo. Essa somatória tem rendido bons frutos, incluindo a geração de emprego formal. Não à toa, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), somos a 16ª maior economia do País e a 5ª melhor no Estado de São Paulo, concentrando 0,65% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional”, sustentou o prefeito Orlando Morando.

Entre as 19,4 mil novas empresas em São Bernardo, 14,7 mil referem-se a MEIs (Microempreendedores Individuais), média de 1.225 por mês. Como ação efetiva, a cidade implantou plano inovador que simplifica o processo de abertura do cadastro deste tipo de negócio, bem como ampliou benefícios concedidos à figura jurídica a todas as atividades enquadradas na lista de MEIs. A lei em vigência visa integrar – e reduzir tempo de andamento do processo, sem custos ao requerente, a partir de entrada única no sistema – à solicitação do cadastro municipal o alvará de funcionamento, a licença sanitária e a licença ambiental, o que institui tratamento diferenciado ao MEI.

EMPREGOS – Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do governo federal, apontam São Bernardo entre as cidades que mais criam vagas de emprego com carteira assinada no Estado. No acumulado de 2023, entre janeiro e novembro – último mês do levantamento -, a cidade assinala um saldo positivo de 8.494 postos formais. Já em relação aos últimos 12 meses, de dezembro de 2022 a novembro de 2023, foram computados a criação de 4.223 empregos.

DESBUROCRATIZAÇÃO – São Bernardo tem se destacado por introduzir, entre as prioridades da gestão, processo de desburocratização para o licenciamento de empresas. Prova disso, em acréscimo a medidas de incentivo fiscal e sem aumento da carga tributária municipal, são os diversos depoimentos de empresários em relação à celeridade na aprovação de projetos. As chegadas do Outlet Premium, Havan e Max Atacadista a São Bernardo foram exemplos notórios deste contexto positivo, nas quais houve elogio de seus dirigentes ao trâmite de alvarás na cidade, situação que concretizou empregos e investimentos do empreendimento privado.

Da Redação

Foto: Gabriel Inamine/Divulgação

Confira mais notícias em Portal Big ABC

 

 

 

 

Artigos Relacionados

Colégio tradicional completa 56 anos dedicados ao ensino de qualidade

Juliana Bontorim

Empresários do Grande ABC inauguram empresa de crédito em Mauá

Juliana Bontorim

Colégio andreense participa de torneios de handebol na Europa

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error