22.5 C
São Paulo
terça-feira, 5 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal Ribeirão Pires

Secretaria de Turismo prepara a criação da Academia Ribeirãopirense de Letras

A Secretaria de Turismo de Ribeirão Pires apresenta projeto de fomento à cultura do município. Trata-se da Academia Ribeirãopirense de Letras (ARPL), que vai integrar o novo Centro Histórico Literário.

É uma iniciativa com o intuito de valorizar os escritores da cidade priorizando produções literárias. A moção popular de apoio à ARPL circulou na 1ª Feira Literária de Ribeirão Pires, a FLIRP, que aconteceu em setembro, e já possui assinaturas de importantes nomes, como o romancista Ignácio de Loyola Brandão e o poeta Antônio Carlos Secchin (ambos integrantes da Academia Brasileira de Letras), o também poeta Reynaldo Bessa, e os escritores Andréa del Fuego, Paulo Scott e Marcelino Freire.

“A ideia principal é fazer com que a literatura enquanto arte seja valorizada e que contribua para que a cidade seja vista como um polo criativo neste campo cultural, valorizando o livro e a leitura”, comenta o prefeito Guto Volpi.

O secretário interino de Turimo, Samuel Boss, destaca que a ARPL ainda está em fase embrionária, no entanto, deve sair do papel em breve. “A ideia é que seja, nas suas devidas proporções, algo semelhante à Academia Brasileira de Letras, cedendo assentos vitalícios à imortais da literatura local. Esses representantes seriam escolhidos por meio de obras publicadas e aprovação de uma banca de especialistas”, explica.

A Academia Ribeirãopirense de Letras não tem data fixa de criação. Porém, a moção de apoio à entidade encontra-se no Centro Histórico, localizado à rua Miguel Prisco 286. Qualquer pessoa pode ter acesso e assinar o documento.

O Centro Histórico Literário, que já está em fase de implantação, vai abrigar não só o Espaço FLIRP, Espaço Oswald de Andrade, mas também bibliotecas temáticas e artes dos mais variados gêneros.

Da Redação.
Imagem: Divulgação

Artigos Relacionados

São Bernardo Delas promove 5 mil atendimentos a mulheres

Juliana Bontorim

Rede de bolos inspira-se em clássica sobremesa francesa para lançamento de novo sabor

Juliana Bontorim

São Bernardo reedita Feirão de Emprego voltado às mulheres

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error