24.1 C
São Paulo
quarta-feira, 28 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal Santo André

Sinfônica de Santo André abre temporada 2023 no Cine Carlos Gomes

A Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) realiza os concertos de abertura da temporada 2023 neste sábado (25), às 19h30, e domingo (26), às 11h, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes. Sob a regência do maestro Abel Rocha e de Felipe Gadioli, regente assistente, os músicos executarão a abertura da ópera ‘A Harpa Mágica’, de Franz Schubert, ‘Le Grand Tango’, de Astor Piazzola. Com a participação do violista Iberê Carvalho, como solista, a ‘Miniatura Pernambucana n. 10 – Maracatu de Baque Virado’, de Beetholven Cunha, e as ‘Bachianas Brasileiras n. 7’, de Heitor Villa-Lobos. A entrada é gratuita e, dessa maneira, os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada.
Sendo assim, concerto se iniciará com a abertura da ópera ‘A Harpa Encantada’. Composta em 1982, ‘Le Grand Tango’ de Astor Piazzolla é uma obra de movimento único que agrega elementos do tradicional tango argentino com ritmos sincopados inspirados no Jazz. A execução terá como solista Iberê Carvalho, o novo chefe de naipe das violas que, dessa forma,  estreia sua participação como integrante efetivo da orquestra a partir deste ano.
O ciclo das ‘Miniaturas Pernambucanas’ de Beetholven Cunha, são obras curtas para várias formações com elementos da música popular urbana e rural de Pernambuco. No programa, a ‘Miniatura n° 10’ usa elementos do ‘Maracatu do Baque Virado’, manifestação cultural muito popular na cidade de Recife.
E o encerramento dos concertos serão com a ‘Bachianas Brasileiras 7’ de Villa-Lobos. Consideradas as maiores obras de Villa-Lobos, as bachianas, portanto, o consagraram como o “compositor dos trópicos”, normatizando sua estética nacionalista, sob a premissa de que a verdadeira música brasileira se forma nos ambientes populares, indígenas, folclóricos, rurais ou urbanos.

Solista

Iberê Carvalho mantém atividade artística intensa e regular no Brasil e na Europa, atuando como solista, camerista e violista convidado.
Premiado em vários festivais e concursos brasileiros, atuou como convidado de importantes orquestras profissionais brasileiras. Obteve o título de bacharel pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e depois seguiu seus estudos na Alemanha nas Hochschule de Münster, Düsseldorf e Frankfurt.
Integrante e fundador do quarteto de piano e cordas ‘Antos’, que atua na Alemanha. Diretor do festival independente de música de câmara da Paraíba desde 2020 e fundou em 2022 a Academia de Música de Câmara de Belo Horizonte.
Iberê também é integrante diretor e um dos fundadores do Coletivo Ubuntu Brasileiro, que desde 2020 realiza ações que visam fomentar a equidade racial dentro do cenário da música de concerto e lírica no Brasil.
Além disso, é idealizador e apresentador da série de entrevistas Sons, Notas e Identidade. Programa com o intuito de trazer à tona artistas pretas e pretos do cenário da música de concerto no Brasil e no mundo.

Serviço:

Concertos de abertura da temporada 2023 da Orquestra Sinfônica de Santo André
Data: Sábado (25), às 19h30, e domingo (26), às 11h. Ingressos gratuitos distribuídos pela ordem de chegada.
Local: Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes | Rua Senador Fláquer, 110 – Centro
Regência: maestro Abel Rocha e Felipe Gadioli, regente assistente

Da Redação.
Fotos: Alex Cavanha e Divulgação

Artigos Relacionados

ONG completa 22 anos com dia de inclusão no parque Cidade da Criança

Juliana Bontorim

Ribeirão Pires promove Feira de Adoção de cães e gatos vítimas de abandono

Juliana Bontorim

Rede Municipal ganhará hospital exclusivo para saúde da mulher

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error