23.4 C
São Paulo
quarta-feira, 28 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
São Bernardo do Campo

Teatro Elis Regina completa 40 anos com programação especial

Em celebração aos 40 anos do Teatro Elis Regina, a Secretaria de Cultura e Juventude da Prefeitura de São Bernardo preparou programação especial para este final de semana. No sábado, o equipamento cultural receberá Otis Trio e Conde Favela Sexteto e, no domingo, a Nômade Orquestra e o convidado especial Projetonave. Ambas atrações são gratuitas e terão início às 18h. Os musicais são voltados ao público com idade a partir de 10 anos.

Em complemento às atividades especiais de aniversário, o Projeto Espalhando a Leitura, da Rede de Bibliotecas Públicas Municipais de São Bernardo, estará no local a partir das 16h, no formato drive-thru, para o recebimento e doação de livros.

“É uma alegria ver um dos espaços culturais mais importantes do Grande ABC cheio de vida novamente, revitalizado e com programação cultural diversificada e acessível a toda a população. Da nossa parte, o compromisso é por manter o trabalho destinado ao fomento e expansão da cultura em São Bernardo”, ressalta a secretária de Cultura e Juventude, Ligia Ramos.

Entre as atividades de comemoração pelo aniversário do Teatro Elis Regina, a Secretaria de Cultura e Juventude promoveu enquete nas redes sociais para a denominação dos quatro camarins do espaço. No total, foram contabilizadas 883 participações e os nomes mais votados foram: Águas de Março, Fascinação, Maria, Maria e Como Nossos Pais, em referência aos títulos das músicas da cantora que denomina o equipamento cultural.

VALORIZAÇÃO CULTURAL – Inaugurado na década de 1980 e referência cultural no Grande ABC, o Teatro Elis Regina foi interditado em janeiro de 2017 pela Prefeitura devido à ausência de serviços de manutenção nos últimos 20 anos. Após buscas sem sucesso por recursos federais para a realização de melhorias no equipamento cultural, a revitalização do espaço – de 874,27 metros quadrados – ocorreu com verba oriunda do tesouro municipal.

O teatro recebeu investimento de R$ 1,6 milhão para as obras de reforma e ampliação. O equipamento ganhou 81,20m² de área, bem como reforma geral em todos espaços, com troca de revestimentos, forros e paredes, inclusive acústicos, troca de todas as instalações elétricas e hidráulicas, novo sistema de ar condicionado, novas cadeiras, acessibilidade nas áreas interna e externa, reforma da cobertura, adequação dos acessos externos, bem como a construção de novos camarins.

A reinauguração do Teatro Elis Regina ocorreu em meio à pandemia causada pelo Coronavírus e, por isso, foi marcada por show em formato de live com o cantor Pedro Mariano, filho da cantora Elis Regina. A apresentação foi acompanhada ao vivo por quase 5.000 pessoas nas páginas oficiais do Youtube da Prefeitura de São Bernardo e do artista.

CENTRO CULTURAL – O Teatro Elis Regina, juntamente com a Biblioteca Municipal Guimarães Rosa, compõe o Centro Cultural Antonia Marçon Bonício. O nome do teatro é uma homenagem à cantora brasileira falecida em janeiro de 1982 e foi oficializado pelo Decreto nº 7.012, de 7 maio de 1982, sendo um dos primeiros a ser denominado com o nome da artista. Em sua cerimônia de inauguração, em 5 de maio de 1982, o teatro recebeu a mãe, o irmão e o cunhado de Elis Regina e teve como espetáculo um show musical com o Grupo Medusa.

O Teatro Elis Regina fica na Avenida João Firmino, 900, bairro Assunção. Mais informações pelos telefones 4109-6262 e 4351-3479.

Artigos Relacionados

São Bernardo abre vagas de cursos em parceria com o Senac

Juliana Bontorim

São Bernardo recebe novos ônibus para linhas intermunicipais

Juliana Bontorim

São Bernardo inova no cuidado humanizado com visita de pet no Hospital Anchieta

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error