22.8 C
São Paulo
sábado, 2 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal

Autores da região integram evento literário

Até o dia  10 de julho, será realizada a Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Expo Center Norte, evento literário de grande importância nacional e que engloba diversas atividades. Neste ano, retornando ao modo presencial, terá temáticas para todas as idades, participação de autores nacionais e internacionais, além de gastronomia, espaços de leitura e muito mais.

Mulheres na Bienal

Representando as mulheres do Grande ABC, estão as autoras da antologia “Mulheres Fantásticas na Pandemia”, obra na qual as escritoras fazem uma reflexão reflexão sobre os momentos passados na pandemia. Trata-se de relatos e histórias inacreditáveis.
Para elas, o momento é de “recomeçarmos com esperança e cautela. O perigo ainda não passou, mas estamos mais atentos. Mulheres que passaram por situações diversas, de tristeza, alegria, pânico e o medo registraram nessa Antologia suas histórias para jamais esquecermos”, disseram.
Reforçando o caráter resiliente das mulheres, a obra mostra histórias de superação e que servem como exemplo para as pessoas. “Essas mulheres incríveis, guerreiras, que lutam a cada dia para conquistar o seu espaço, que merecem respeito e admiração, que fazem de tudo para equilibrar suas batalhas diárias entre flores e espinhos. Mulheres que provam em suas ações que são exemplos de vida, superação determinação e que conseguem realizarem-se quando tudo parece impossível”, complementaram.

As escritoras da Antologia são: Regina Maura Zetone – apresentação, Isabelle Valladares – prefácio, Ana Tomazoni, Carla Morando, Carla Santana, Cristiane Ceccato, Esaly Brú, Elisabeth Soares Poix, Lilian Schiavo, Lourdes De Vita, Loilhana Alonso, Marize Tamaoki, Maria Pilar, Maria Inês Constantino Palacio, Maria do Céu Formiga de Oliveira, Marly Lamarca, Maria Luiza d’Orey Lacerda Soares, Nadia Rubio Bacchi, Neves Suhadolnik, Nina Kuznetzow, Noely Aparecida Roque Prieto, Sirlene Grotti, Sueli Camargo, Telma Freitas Santos e Valderez Luvizotto.

No dia 05 de julho, as autoras estiveram no estande da Scortecci Editora para o lançamento da publicação.

Além disso, teremos outros autores e suas obras em variados dias. O Portal Big ABC conversou com alguns e traz um ping-pong com eles. Confira:

Giovani Rodrigues Leite

São-Bernardense. Psicólogo e escritor, formado em psicologia em 2020, atua no ramo de atendimento de crianças e adolescentes autistas.

evento literárioevento literário

Livro
“A Cidade Que Precisa Dormir”: a história acompanha um grupo de amigos que vive na cidade de Pequeno Salto, onde vive uma criatura que ataca qualquer pessoa que esteja acordada durante a madrugada nos limites da cidade.

Quando iniciou no universo da escrita?
Durante o ensino médio, em 2014. A escrita foi uma espécie de refúgio para mim, onde eu podia fugir da realidade caótica que me rodeava.

Quais são suas inspirações?
Eu gosto muito de histórias em quadrinhos, histórias de super heróis no geral, foi por conta disso que comecei a me interessar por criar histórias. No gênero do terror/suspense, sou um grande admirador de Stephen King, e do brasileiro Raphael Montes.

Quem foi o maior incentivador da sua escrita?
Minha família. Minha mãe e meu pai são professores, então desde criança eu sempre fui rodeado de livros, e eles sempre cultivaram o meu interesse pela leitura e pela escrita de modo geral.

Conte-nos sobre a emoção de integrar a Bienal? 
Eu acho que a ficha ainda não caiu direito. Vou na Bienal com a minha mãe desde que eu era um bebê, é uma espécie de tradição familiar. Fiquei no estande da editora cabana vermelha, batendo papo com alguns leitores que estavam por lá, e foi uma experiência incrível. Como eu publiquei o livro já durante a pandemia, ainda não tinha tido a oportunidade de participar de nenhum evento a respeito do livro e a estreia não poderia ter sido melhor.

Qual o conselho que deixa para as pessoas que desejam trilhar o mesmo caminho?
Escreva. Eu sei que isso parece óbvio, mas é o que eu posso falar. Quanto mais você escreve, melhor você escreve. Escreva, treine, leia, se desenvolva como escritor e como leitor, amadureça sua criatividade e encontre seu estilo de escrita.

De qual cidade você é?

Sou de São Bernardo do Campo, mas uma curiosidade interessante, é que a minha família vem de uma pequena cidade do interior de São Paulo chamada Pongaí, na região de Bauru. Existem muitas semelhanças entre Pongaí e Pequeno Salto. Esse livro é, acima de tudo, uma grande homenagem a essa cidade que representa tanto para mim.

Gusta Vertematti

Andreense. Pós-Graduado em Logística, escreve por hobby.

Livro

Éden: O Grande Carvalho. Gabriel Silva, um jovem brasileiro, descobre que seu destino está atrelado a um mundo mágico chamado Éden e ele deve enfrentar seus medos, achando sua coragem para salvar seu novo lar.

Quando iniciou no universo da escrita?

Durante a pandemia, ano de 2020.

Quais são suas inspirações?

Todo e qualquer autor que escreva com paixão e queira fazer as pessoas se perderem em outros reinos e mundos com cada virada de página.

Quem foi o maior incentivador da sua escrita?

O autor Rick Riordan.

Conte-nos sobre a emoção de integrar a Bienal?

É difícil achar palavras para descrever o que eu sinto quando vou nesse evento, é algo mágico. É o ponto de encontro de todos os universos literários. Eu pretendo vender meu livro na stand da editora, vender nos lugares onde eu passar, falar bastante da minha história e dar autógrafos para todos que quiserem.

Qual o conselho que deixa para as pessoas que desejam trilhar o mesmo caminho?

Não importa qual seja ou quando chega na sua vida, nunca desista do seu sonho. Lute por ele, se entregue, aceite o que ele trará porque não há nada melhor do que vê-lo se tornando realidade e você alçando as estrelas.

De qual cidade você é?

Santo André.

 

Manuel Filho

São-Bernardense. Premiado com o prêmio Jabuti. Já lançou cerca de 70 livros. Suas obras são lidas em todo território nacional, participou das feiras literárias mais importantes do Brasil e do Mundo, como a Bienal de São Paulo e Feira do Livro de Bologna.

Livros
Medo Assim Eu Nunca Senti: autores: Mauricio de Sousa e Manuel Filho, primeiro livro de terror da turma da Mônica. Editora Girassol
Prisioneiros na Biblioteca: Manuel Filho. Editora Melhoramentos. Uma história repleta de fantasia e mistério que se passa em uma Biblioteca esquecida há muitos anos.

Quando iniciou no universo da escrita?

Seu primeiro livro publicado saiu na famosa série Vaga-Lume em 2004.

Quais são suas inspirações?

Todas as formas de arte como pintura, dança, teatro, música, literatura…

Quem foi o maior incentivador da sua escrita?

Encontrei minhas maiores motivações para a arte dentro da Biblioteca Pública.

Conte-nos sobre a emoção de integrar a Bienal?

Sempre é um momento muito especial, amplificado agora por ser a primeira Bienal ainda no contexto da pandemia. Espero encontrar muitos leitores e poder dividir conhecimento e diversão.

AGENDA NA BIENAL:

02/07/22 – 19h – Lançamento de MEDO ASSIM EU NUNCA SENTI, no estande da MSP. Mauricio de Sousa Produções
06/07/22 – 13h – Debate no estande da SME- Secretaria Municipal de Cultura sobre as diferentes formas de abordagem de um livro ao longo dos anos. Nome da palestra: VOCÊ LEU O LIVRO QUE EU LI?
06/07/22 – 14h30 – Lançamento do meu livro PRISIONEIROS NA BIBLIOTECA e autógrafo em vários outros publicados pela Editora Melhoramentos como MMMMM Mônica e Menino Maluquinho na Montanha Mágica, primeiro livro que uniu as turmas da Mônica e do Menino Maluquinho. Estande da Editora Melhoramentos.

Qual o conselho que deixa para as pessoas que desejam trilhar o mesmo caminho?
Fazer o que sonha com amor, seriedade e disciplina.

De qual cidade você é?

São Bernardo do Campo.

 

Texto: Equipe Portal Big ABC

Imagens: Divulgação dos autores

Artigos Relacionados

Solidariedade é tema de atividade em escola municipal

Juliana Bontorim

São Bernardo tem novo aplicativo para estacionamento rotativo

Juliana Bontorim

Equipe Ambiental de Ribeirão Pires realiza palestra em escola

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error