23.8 C
São Paulo
quinta-feira, 22 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Eventos Santo André

Casa do Olhar recebe mostra “A sorte será lançada” a partir deste sábado

 

 

O artista visual Alexandre Ignacio Alves apresenta a mostra solo “A sorte está lançada” a partir deste sábado (16), das 14h às 18h, na Casa do Olhar Luiz Sacilotto, em Santo André. A exposição reúne cerca de 35 pinturas recentes, de 2017 a 2023, que exploram a abstração.

O trabalho, inédito ao público, é um desdobramento da pesquisa do artista sobre a paisagem e uma das inspirações são os muros das cidades, na qual as camadas de tinta, poluição e intervenções de todos os tipos se fazem presentes, criando assim uma superfície que se pode chamar uma pintura espontânea. Signos urbanos e cores supersaturadas também fazem parte dessa série.

O título “A sorte está lançada” (‘Alea jacta est’, em latim) remete aos jogos de dados comuns na Roma Antiga, mas ficou imortalizado pelo general romano Júlio César (100 a.C. a 44 a.C.) quando toma o poder de Roma, numa guerra que durou cinco anos, expulsando Pompeu – que foge para o Egito, onde é morto. E também remete ao “jogo” da pintura abstrata, que nunca foi explorada pelo artista.

“É uma continuidade lógica das sínteses que eu considerava nas paisagens produzidas por mim anteriormente”, afirma o pintor que apresentou, em 2019, a mostra “Preto sobre Preto” no Programa de Exposição do Centro Cultural São Paulo.

“A questão principal é mostrar a produção abstrata de Alexandre, pois a arte abstrata está voltando ao centro da discussão da arte contemporânea. Por inúmeros motivos, ela pode falar de misticismos, identidades e das relações sociais, até porque permite que muita gente – inclusive fora do meio artístico – se aproxime para contemplar e poder viver a arte de forma sensível”, diz a curadora Ana Avelar.

Exposições – No ano em que comemora 30 anos de carreira, Alexandre Ignacio Alves participa de quatro exposições quase que simultâneas, sendo elas duas solos (“Ascensão” no FAMA Museu, em Itu, e “A sorte está lançada” na Casa do Olhar Luiz Sacilotto, com curadoria de Ana Avelar) e duas coletivas (“Aquisições recentes – Coleção de arte da cidade” no CCSP e “Jaraguá 1135M” – com curadoria de Laerte Ramos, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, ambas em São Paulo).

Serviço

Mostra “A sorte está lançada”

Data: a partir de 16/9/23 (sábado)

Horário: das 14h às 18h

Local: Casa do Olhar Luiz Sacilotto

Endereço: Rua Campos Sales, 414 – Centro

| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Alex Cavanha/PSA

Artigos Relacionados

ACISA lança Campanha do Agasalho 2023

Juliana Bontorim

Prêmio ABC reúne mercado da Comunicação em edição histórica

Juliana Bontorim

Palestras nos hospitais municipais de Santo André ressaltam Novembro Azul

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error