24.1 C
São Paulo
quarta-feira, 22 maio, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Colunista Pedro Irie Informações Principal

Contém Geek by Pedro Irie: Assistir um vídeo ou plantar uma árvore?

#cheers #hellofolks

Centros de dados nos EUA chegam a consumir 70 bilhões de Quilowatt-hora de eletricidade

Aqui no Contém Geek falo muito de cinema. Até porque, uma das faces da cultura pop que mais me fascina é a arte de saber contar histórias. Mas o universo Geek não gira apenas em torno do cinema e dos quadrinhos. Dentro de cada nerd existe uma fome voraz por conhecimento e informação. Uma das formas de se obter conhecimento é, logicamente, buscas pela internet. Mas, você já parou para pensar o que buscas no Google ou vídeos no Youtube geram de impacto no nosso planeta?

Segundo um artigo da revista Fortune o clipe da música Despacito, do cantor Fonsi, que alcançou 5 bilhões de visualizações no Youtube atingiu outra marca que não deve ser muito celebrada: consumiu energia equivalente a um ano de uso de 40 mil casas norte-americanas. Todo clique ou busca no Google ativa de 6 a 8 centros de dados ao redor do globo, esses centros consomem energia, essa energia é gerada por fontes como usinas termoelétricas, hidrelétricas e outras. Portanto, buscas, vídeos e afins que aparecem no mundo virtual emitem CO² na atmosfera do mundo real.

Nesses tempos nos quais a discussão sobre queimadas na Amazônia chega nos grandes centros urbanos distantes da floresta chuvosa. Cabe a pergunta: o que nós, urbanoides, podemos fazer para diminuir o consumo de recursos naturais e emissão de CO² na atmosfera? Bom, viver em grandes cidades já causa um impacto tremendo na natureza e nos meios usados para gerar energia, então, que tal gastar menos tempo pesquisando inutilidades na rede ou assistindo aquela série de vídeos sem sentido no Youtube.

fonte: <https://fortune.com/2019/09/18/internet-cloud-server-data-center-energy-consumption-renewable-coal/>

Foto: Cienpies-Design |Divulgação

Artigos Relacionados

Hospital apresenta ações de assistência à saúde em evento virtual

Juliana Bontorim

Amigos de Santo André participam de programa de perguntas do Zeca Camargo

Juliana Bontorim

Shopping cria vagas no estacionamento exclusivas para pessoas com autismo

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error