19.6 C
São Paulo
segunda-feira, 20 maio, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Colunista Pedro Irie Filmes Principal

Contém Geek by Pedro Irie: Um palhaço e suas várias faces

cheers #hellofolks

Os atores que deram vida ao palhaço do crime nos cinemas

Batman: The Movie, 1966 | Coringa interpretado por Cesar Romero

Este Filme estreou em agosto de 1966, enquanto a série clássica do Batman foi ao ar antes em Janeiro do mesmo ano. O filme deveria ser uma introdução ao programa de TV, mas os produtores decidiram estrear a série primeiro e medir a popularidade dos personagens para somente depois lançar o lona-metragem nos cinemas. O primeiro Coringa das telonas ganhou vida através do talentoso Cesar Romero que se recusou a raspar seu bigode para interpretar o vilão do Homem-Morcego. Uma atitude digna do maior palhaço da cultura pop.

Batman, 1989 | Coringa interpretado por Jack Nicholson

Gothan City ganhou vida junto com seus personagens mais icônicos graças a Tim Burton e sua visão única de fazer cinema, o diretor é conhecido por construir cenários enormes e super detalhados nas suas produções. O primeiro grande filme do Batman trouxe também seu clássico nemesis, o Coringa. Jack Nicholson topou interpretar o vilão e entregou uma atuação deliciosa com momentos que marcaram a memória de qualquer fã de cinema.

Batman: A máscara do Fantasma, 1993 | Coringa interpretado por Mark Hamill

A série animada do Batman ganhou uma produção que estreou nos cinemas americanos em dezembro de 1993. Inicialmente planejado para ser lançado em Home-Video a animação mostrou tanta profundidade que convenceu a Warner Bros a lançá-la nas telonas. O palhaço do crime ganhou a voz de ninguém menos do que Mark Hamill, o eterno Luke Skywalker de Guerra nas Estrelas. Mark dublou o personagem de forma impecável, o tom jocoso de suas falas deu caminho para diversas outras encarnações do Coringa tanto em outros filmes animados como nos games.

Batman: O Cavaleiro da Trevas, 2008 | Coringa interpretado por Heath Ledger 

Christopher Nolan já tinha trazido aos cinemas uma belíssima história de origem em 2005 com Batman Begins, mas sua obra prima no Batverso chegou três anos depois com o Cavaleiro das Trevas. E se há uma obra prima aqui é porque temos em cena uma encarnação do Coringa de encher os olhos. O Palhaço do crime propõe ao Morcego um jogo psicológico de tirar o fôlego. A atuação de Heath Ledger lhe rendeu um Oscar de melhor ator coadjuvante. Infelizmente, Ledger não subiu ao palco da cerimônia para receber o prêmio. Uma overdose lhe tirou a vida um ano antes de seu nome ser lido no envelope.

Esquadrão Suicidar, 2016 | Coringa interpretado por Jared Leto

Se quiser ver o Coringa de Jared Leto assista Clube da Luta.

Coringa, 2019 | Coringa interpretado por Joaquin Phoenix 

Mais de 50 anos depois de estrear nos cinemas o maior vilão do Batman ganha um filme para chamar de seu. E aqui temos o palhaço na sua forma mais miserável. Quebrado mentalmente e com sérios distúrbios psicológicos. O Coringa aqui possui nome e sobrenome Arthur Fleck. Um comediante frustrado, devorado e regurgitado por uma Gothan City suja e cruel. O ator que encarna o corpo esguio e esquelético de Arthur Fleck é Joaquin Phoenix. E que atuação! Um plot complexo e cheio de extremos pede um ator à altura e Phoenix se mostra um intérprete que expande o limite do personagem para além da tela, de forma que é possível sentir as agruras do palhaço miserável pulsando na pele do ator.

Oscar a caminho??

 

Foto: By Glamsham Editorial

 

Artigos Relacionados

São Caetano promove ações educativas na Semana do Meio Ambiente

Juliana Bontorim

Semasa oferece minicurso sobre fotografia e educação ambiental

Juliana Bontorim

Construtora do ABC realiza ação solidária em Santo André e São Caetano

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error