22.8 C
São Paulo
sábado, 2 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Ribeirão Pires

Dedicada à Clarice Lispector, FLIRP 2023 reúne 15 mil visitantes

Mesmo sob chuva forte neste domingo (29), Feira Literária de Ribeirão Pires atraiu apaixonados pela arte; destaque da noite, Beth Goulart encerrou evento

As ruas centrais de Ribeirão Pires foram, neste fim de semana, ponto de encontro para os apaixonados por livros e pela diversidade de expressões da arte, durante a FLIRP 2023 – Feira Literária da cidade. Neste sábado e domingo, dias 28 e 29, 15 mil pessoas prestigiaram a programação cultural construída a partir da obra e do legado de Clarice Lispector, uma das mais renomadas escritoras brasileiras.

Mais de 30 editoras expuseram títulos – da literatura infantil aos romances e biografias – com descontos especiais ao público. Onze mesas de debates com autores e convidados deram espaço ao diálogo e à reflexão sobre o trabalho de Clarice Lispector e as contribuições de sua escrita para a cultura nacional. O evento também apresentou aos leitores novidades do cenário literário, com o lançamento de 17 livros.

Neste domingo (29), a escritora e atriz Beth Goulart foi atração de destaque e fechou a série de mesas de debate trazendo aos visitantes sua experiência em “Simplesmente Eu, Clarice Lispector”, peça teatral que escreveu, protagonizou e que lhe rendeu prêmios. “Clarice foi fundamental na minha formação. Foi a primeira grande autora que eu tive a sensação que olhava dentro de mim. Ela mexeu tanto comigo. A sensação que eu tive é que só ela me conhecia. Só ela conhecia o que eu estava vivendo naquele momento”, revelou Beth Goulart.

A escritora falou, ainda, sobre a homenagem à Clarice Lispector na FLIRP 2023. “Uma feira literária faz com que autores com a dimensão de Clarice – afinal ela é uma das autoras mais importantes da língua brasileira – chegue próximo das pessoas. Chegue perto do estudante, por exemplo. E isso é fundamental para você abrir a cabecinha do jovem para a importância da literatura na sua vida”, destacou.

Nos dois dias, os estantes ocupados pelas editoras foram envolvidos por movimentos em celebração à cultura. A EMARP – Escola Municipal de Artes trouxe, com orientadores e alunos, apresentações musicais, de dança, teatro, artes plásticas e audiovisuais. A Secretaria de Educação também deu protagonismo as estudantes da rede municipal trazendo ao CHL (Centro Histórico e Literário) a exposição ‘Universos de Clarice’. Oficinas e atividades lúdicas também foram preparadas pelas equipes de orientação educacional da Prefeitura.

“Ribeirão Pires vem se consolidando com a cidade da cultura, do esporte, da criatividade, da sustentabilidade. A FLIRP coloca em posição de destaque a literatura, e possibilita que o livro chegue ao grande público como um tipo de arte que deve ser e estar mais acessível. As atividades realizadas aqui deixam uma sementinha, especialmente para a criançada. Estamos construindo um futuro de melhores oportunidades, e isso passa pela cultura”, enfatizou o prefeito Guto Volpi.

A FLIRP 2023 recebeu atrações especiais, como o Espaço SESC. Feira de adoção de cães e gatos, apresentação de grupos parceiros, como o Coral do CRI (Centro de Referência do Idoso) e de escolas da cidade movimentaram a Feira.

Primeiro dia do evento – Neste sábado (28), a FLIRP 2023 teve abertura oficial marcada pela assinatura de termo de cidades-irmãs entre Chechelnyk, Ucrânia, de onde Clarice Lispector é natural, e Ribeirão Pires. O prefeito Guto Volpi, acompanhado de comitiva de representantes do país ucraniano, celebraram a amizade entre os municípios com a troca de presentes – obras de arte que valorizam a cultura de cada uma das cidades.

Passaram pelas mesas de debate grandes nomes da literatura nacional, entre os quais Itamar Vieira Júnior.

Da Redação

Foto: Divulgação

Confira mais notícias em Portal Big ABC 

Artigos Relacionados

Carnaval da Família em Ribeirão Pires reuniu mais de três mil visitantes

Juliana Bontorim

Circuito do Cambuci de Ciclismo passará pela região no próximo fim de semana

Juliana Bontorim

Educação de Ribeirão Pires reforça alimentação saudável nas unidades municipais de ensino

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error