19.3 C
São Paulo
sábado, 15 jun, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Cidadania Principal Santo André

Empreendimento comercial inaugura ponto de descarte para itens não reciclados

Pensar em um mundo mais sustentável e com menos lixo é sinônimo de consciência. E isso inclui o descarte correto de tudo o que consumimos. Voltada a esse pilar de responsabilidade, a Ecoloja do Shopping ABC, situada no Piso 2 do empreendimento, agora passa a ser ponto de descarte para muitos itens.

Os visitantes podem levar ao local lâmpadas fluorescentes, mistas e incandescentes; pilhas, baterias e reatores; embalagem de medicamentos; gordura saturada (óleo de cozinha); EPIs contaminados (Equipamentos de Proteção Individuais); filtros de ar-condicionado; resíduos tecnológicos de pequeno porte (como celulares); baterias estacionárias e eletrônicas; cápsulas de café e aerossol spray.

A coleta mensal passa por triagem, segregação, destino correto e certificação dos resíduos destinados. “Compartilhar essa experiência totalmente sustentável com nossos clientes fortalece ainda mais nosso compromisso com a sociedade”, afirma a gerente de marketing Flávia Tegão.

Sustentabilidade

A Ecoloja, inaugurada no fim de 2019, também distribui aos seus mais de 800 mil frequentadores por mês, adubo feito a partir do lixo orgânico da Praça de Alimentação. O fertilizante, além de distribuído aos clientes, é utilizado no paisagismo do centro de compras.

A iniciativa, que faz parte do projeto de Gestão de Resíduos, desde janeiro de 2019, incentiva o descarte consciente do lixo. Após a coleta, o empreendimento direciona o material para uma máquina de compostagem acelerada, instalada na própria dependência do shopping. Até o momento, foram mais de 125 toneladas de reaproveitamento de alimentos descartados e mais de 5.800 pacotes (400g) com adubos foram retirados pelos clientes na Ecoloja.

Segundo Joelmir Oliveira, Gerente de Operações do Shopping ABC, o empreendimento transforma cerca de 30% do lixo orgânico em adubo. O empreendimento também recolhe lacre de latinhas de alumínio.

Reúso de água

Outra grande novidade é a instalação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) que está sendo finalizada no Shopping ABC. De acordo com Oliveira, com essa nova estrutura será possível tratar 6 mil m3 de esgoto gerado no empreendimento todo mês. A água tratada será reutilizada em sanitários, jardins e equipamentos de ar condicionado. “A implantação está na reta final, após seis intensos meses de trabalho. O investimento foi superior a 4 milhões de reais”, enfatiza o Gerente de Operações do shopping.

A boa notícia é que com o projeto será possível economizar mais de 6 mil m3 de água nova e potável, o que irá gerar economia anual de aproximadamente 1 milhão em recursos hídricos. “A planta é moderna e contará com sistema inovador para que possamos usar a água tratada no sistema do ar-condicionado, chamando osmose reversa, com tecnologia de ponta que se assemelha ao mesmo dos exércitos dos Estados Unidos ou Israel, e que agora está chegando no shopping mais sustentável da região”, finaliza Oliveira.

Devido a esse investimento, o Shopping ABC acaba de receber a certificação I-REC que estabelece o consumo de 100% de energia limpa (renovável), concretizado pelo chamado Selo Energia Limpa.

 

Shopping ABC
Av. Pereira Barreto, 42, Vila Gilda – Santo André – SP
Telefone: (11) 3437-7222
WhatsApp: (11) 95691-0070
Estacionamento visitantes: Carros 10 reais até 3 horas + 2 reais por hora adicional ou fração

 

 

 

Texto e fotos: enviados pela Assessoria de Imprensa Maxima

 

Artigos Relacionados

Santo André distribui máscaras, cobertores e alimento para pessoas em situação de rua

Juliana Bontorim

Contém Geek by Pedro Irie: Vamos falar sobre liberdade de expressão?

Pedro Irie

Artigo: Liderança feminina fortalece crescimento empresarial

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error