quarta-feira, 29 nov, 2023
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal

Empresas apoiam educadores da rede municipal de Mauá com ferramentas para aulas virtuais

Treinamento faz parte do programa Edukatu e foi desenvolvido especialmente para a cidade com foco no período de distanciamento social

Como as aulas da rede municipal de ensino de Mauá (SP) estão sendo ministradas on-line, seguindo a recomendação de distanciamento social imposta pela pandemia do novo coronavírus, o Akatu e a Braskem se uniram à Secretaria de Educação da cidade para capacitar, gratuitamente, 15 educadores para garantir aos alunos da educação infantil e ensino fundamental o conteúdo da plataforma Edukatu, rede de aprendizagem virtual sobre conceitos e práticas do consumo consciente e sustentabilidade. Essa foi a primeira fase do projeto, que se estenderá pelos próximos oito meses.

O projeto

A plataforma Edukatu, oferecida em parceria com a Braskem desde 2013, já conta com mais de 51 mil inscritos, sendo mais de 10 mil no Grande ABC e quase 500 em Mauá. A primeira etapa, de capacitação virtual, realizada no final de maio, abordou temas que serão trabalhados até o final deste ano letivo, como a gestão adequada de resíduos e o consumo consciente. O direcionamento tem como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda global promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Em Mauá, participam da iniciativa alunos e educadores das escolas municipais Alberto Betão P. Justino, Jonathan Gomes de L Pitondo, Dom Hélder Pessoa Câmara, Maria Wanny S. Cruz, Guimarães Rosa, Therezinha Damo de Lima, Marli Rodrigues de Souza, Zeny Machado Chiarotto e Samir Auada.

“A proposta do Edukatu é que cada participante da rede seja um multiplicador do conteúdo compartilhado na plataforma. Dessa forma, o impacto pode ser muito maior, promovendo o engajamento de toda comunidade escolar e familiares”, afirma Pedro Bernardes, coordenador de projetos do Instituto Akatu.

A ferramenta

A plataforma, que já era implementada em outros municípios de maneira presencial, foi totalmente adaptada para o formato remoto, substituindo os encontros presenciais nas escolas por atividades à distância, a serem realizadas pelos estudantes em casa. “Por ser uma plataforma on-line, o Edukatu tem se mostrado uma ferramenta complementar importante ao ensino à distância neste período de isolamento social, permitindo às crianças trabalhar, de casa, questões ligadas à sustentabilidade”, destaca Bernardes. A próxima fase da capacitação, que integra alunos e professores, já está em curso.

Segundo Akatu e Braskem, a proposta é estimular a troca de conhecimentos sobre sustentabilidade e melhores práticas de consumo. A participação está atrelada ao envio de relatórios sobre engajamento e mudança de comportamento dos alunos, dos seus familiares e da comunidade escolar, de forma geral. A certificação dos professores é feita com a chancela da Secretaria de Educação de Mauá e acontece em dezembro deste ano.

“Acreditamos no potencial de transformação social da educação e ficamos muito felizes em contribuir com a inserção de temas relacionados à sustentabilidade no ensino público, por meio da capacitação dos coordenadores e professores. Confiamos no trabalho do Edukatu para apoiar na formação de jovens conscientes do papel cidadão com o meio ambiente”, afirma Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da Braskem.

Sobre o Edukatu

Criado pelo Instituto Akatu, o Edukatu é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. No espaço virtual disponível gratuitamente há circuitos de aprendizagem cheios de desafios para os estudantes explorarem, conteúdos exclusivos (vídeos, reportagens, planos de aula, atividades e jogos), além de uma comunidade virtual para trocar ideias com outras escolas. Desde 2013, o Edukatu já soma mais de 300 mil pessoas impactadas e comemora os mais de 36 mil alunos, 11 mil professores e 5 mil escolas cadastrados em sua base, em todo o Brasil.O programa conta com o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação, assim como da Braskem e de outras empresas privadas. Acesse a plataforma: www.edukatu.org.br

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor), o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha a conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. Tem como objetivo contribuir para a mudança de comportamento do consumidor a partir de duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos, metodologias e pesquisas. O Akatu defende o ato de consumo consciente como um instrumento de transformação do mundo, já que todo consumidor pode contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta por meio de suas escolhas. Visite: www.akatu.org.br

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 52,3 bilhões (US$ 13,2 bilhões), a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 100 países.

 

Texto: CDN Comunicação

Foto: Divulgação

Artigos Relacionados

Encontro de carros antigos arrecada alimentos para Fundo Social

Juliana Bontorim

Santo André recebe Fórum de Empreendedorismo e Inovação

Juliana Bontorim

São Bernardo do Campo inicia obras de canalização do Córrego dos Lima

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error