23.8 C
São Paulo
quinta-feira, 22 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Meio Ambiente Principal

Hospital da Mulher de Santo André conquista Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2023

O Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, em Santo André, conquistou o Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2023 (PAMA). A premiação é concedida anualmente pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo às organizações que se destacam por ações de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade. São reconhecidas as 15 melhores iniciativas desenvolvidas por instituições públicas ou privadas que prestam serviços de saúde no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde) de todo o Brasil.

O hospital, que é gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura de Santo André, foi premiado na categoria principal do PAMA 2023 pelo trabalho “Controle consciente do desperdício de alimentos”, que visa diminuir as perdas de materiais orgânicos na instituição. De acordo com o técnico de segurança do trabalho do Hospital da Mulher, Jair Vieira de Melo, a abordagem utilizada é baseada em conscientização, métricas e ações específicas para minimizar o desperdício de alimentos na unidade.

“Uma gestão pública eficiente é aquela que consegue fazer mais com pouco. Entregamos recentemente um pacote de melhorias no Hospital da Mulher, com a aquisição de novos e modernos equipamentos, reforma e adequação dos espaços para cuidar integralmente da saúde da mulher. Em complemento, nossa equipe administrativa tem se mostrado atenta ao uso dos recursos e essa premiação é prova deste cuidado que temos”, comenta o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Um dos destaques do projeto é a separação e quantificação específica dos resíduos orgânicos, associadas a esforços para promover a conscientização e mudança de comportamento entre os colaboradores. Ajustes no cardápio, controles mais efetivos dos alimentos servidos e ações educativas nos diversos setores do hospital integraram as ações. A disseminação de mensagens visuais pelas instalações da unidade também reforça o compromisso com a conscientização e o engajamento de todos com a causa.

“Em 2023, conseguimos reduzir o desperdício em quase 50% na comparação com o ano de 2020, quando iniciamos esse trabalho. Em agosto deste ano tivemos geração de 1.750 quilos, contra mais de 5 mil quilos registrados em alguns meses de 2020. Nossa cozinha vem mantendo uma média e uma mediana realmente decrescentes e o trabalho em equipe tem garantido bons resultados, de maneira contínua e perene”, explica Jair Vieira de Melo.

Os resultados são significativos, indicando redução importante na geração de resíduos orgânicos ao longo dos anos. A implementação de análises mensais rigorosas dos números, bem como o engajamento ativo dos membros da Comissão de Resíduos, tem sido crucial para o sucesso do projeto.

O próximo passo do projeto no Hospital da Mulher envolverá a compostagem dos resíduos orgânicos remanescentes, visando alcançar o objetivo de desperdício zero de alimentos.

PAMA 2023 – Além de reconhecer o mérito das melhores iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade, o Prêmio Amigo do Meio Ambiente visa estimular os profissionais e dirigentes das unidades de saúde do SUS a desenvolverem uma cultura perene de preservação ambiental em suas organizações, adotando soluções mais efetivas e ecologicamente sustentáveis.

Para concorrer ao PAMA 2023, organizações de todo o país enviaram relatórios descritivos das iniciativas realizadas, contendo resultados concretos e descrevendo o impacto socioambiental positivo das atividades.

Da Redação

Foto: Divulgação

Confira mais notícias em Portal Big ABC

Artigos Relacionados

Exposição marca os 70 anos dos estúdios e pavilhão Vera Cruz

Juliana Bontorim

Empresa recebe premiação de reconhecimento ao fomento esportivo

Juliana Bontorim

Parque Oriental de Ribeirão Pires reabre para visitação neste mês

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error