17.6 C
São Paulo
sábado, 15 jun, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Colunista Gabriela Freitas Principal São Bernardo do Campo

Mês da mulher: São-bernardense supera obstáculos e abre agência de comunicação

Aos 37 anos, Andressa Dantas, proprietária da Arebo, agência de marketing e publicidade, acredita que encontrou no empreendedorismo a oportunidade de liderança e novas perspectivas profissionais. “Uma evolução linda. Me arrependo de atitudes, mudei e melhorei como pessoa e empresária”, afirmou. 

Empreender, do dicionário online Michaeli: “Resolver-se a praticar (algo laborioso e difícil); tentar.”, mas para Andressa sempre fez parte do seu cotidiano, mesmo que ainda não se enxergasse como empreendedora. “Minha primeira tentativa foi aos 25 anos, quando um amigo me chamou para cuidar de ações pontuais de comunicação de uma construtora do ABC. Em seguida, peguei outros trabalhos no mesmo segmento, porém para mim era um ‘bico’, apesar de ser muito bem remunerada”, compartilhou a profissional formada em jornalismo e especializada em Comunicação Institucional. 

Mesmo depois de vivenciar experiências como empresária, Andressa optou por um emprego em uma agência de São Paulo, e pouco antes do casamento, em 2013, trocou por outra vaga, que a fez usar da frustração a oportunidade de abrir a própria empresa. “Eu mudei de trabalho às vésperas do meu casamento e avisei a contratante sobre minha lua de mel. Porém, a dona da empresa fez da minha viagem um terror. E ao retornar pra casa descobri que estava casada, com boletos para pagar e desempregada”, comentou a profissional, que começou os trabalhos na empresa através de um notebook velho, se locomovendo de transporte público para reuniões, pois não tinha dinheiro para táxi e nem carro.

Com incentivo do esposo e sócio Ícaro Marchatto, e após vender bolo e fazer serviços de limpeza no condomínio onde morava para poder pagar as dívidas, em 2014, nasceu, oficialmente, a agência de marketing e publicidade. Segundo Dantas, o nome pensado e estudado foi amor à primeira vista, após encontrar no dicionário tupi-guarani. O significado de Arebo é ‘cada dia’. “Naquele momento eu sabia que tinha um ideal. Mostrar às pessoas que trabalhar com comunicação é uma missão diária. Um pouco por dia. É como plantar uma semente, porque precisa de dedicação e constância, até chegar a uma marca sólida”, contou Andressa, que traz ao próprio cotidiano ensinamentos de vida aprendidos com a avó materna, que a criou para que seus pais pudessem trabalhar.

Desafios e novos rumos

Depois de sete anos à frente da empresa, Dantas acredita que ser mulher ainda é o principal desafio. “Ainda que eu seja uma mulher branca, ser mulher é um ponto difícil quando você quer validar uma ideia. Mesmo com talento, bom trabalho e vontade isso influencia muito”, salientou. 

A Arebo conta com participação efetiva de Andressa, do sócio e colaboradores para a captação de clientes e geração de conteúdo. Com início ‘tímido’, hoje, a empresa se solidificou como marca. “Eu olho pra trás e penso: ‘Poxa, a bolsista do colégio chegou aqui. A menina que parou a faculdade e foi trabalhar com telemarketing, porque não tinha dinheiro para bancar a faculdade, chegou até aqui’. E no final o que conta é enxergar a beleza da jornada, avaliar os ganhos, perdas e planejar novas rotas”, orientou

Descendente de imigrantes lituanos e migrantes nordestinos, a jornalista, com dois irmãos, três sobrinhas, um afilhado e, segundo ela, um pet unfriendely, o gato Favela, enxerga a evolução constante que tem nas vidas pessoal e profissional. “Sempre acreditei que a comunicação transforma vidas, conta histórias, muda o mundo, nem que seja o de uma pessoa. Isso me motivou e continua me motivando. Todos os dias mostro à minha equipe a importância de lidar com os sonhos de outras pessoas. Essa importância que sempre acreditei que a comunicação tem”, pontuou.

Com isso, o portal Big ABC, neste mês de celebração à mulher, reúne histórias de superação de empreendedoras da região. “É e sempre será um dia de luta (8 de março). Eu reverencio e agradeço a todas que vieram antes de nós, que nos abriram caminhos e ensinaram que somos capazes. Mulheres juntas inspiram mulheres, apoiam mulheres e transformam o mundo. Se existem mudanças no mundo e na área corporativa, vêm em forma de mulheres”, finalizou.

 

 

Fotos: reprodução Andressa Dantas

Artigos Relacionados

Produtora de cambuci ribeirão-pirense leva sabor ao Revelando SP

Juliana Bontorim

Cãominhada do Colégio São José reúne mais de 300 pets

Juliana Bontorim

Centro de Autodesenvolvimento inaugura unidade em Santo André e gera 50 vagas de emprego diretos

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error