24.1 C
São Paulo
quarta-feira, 22 maio, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Cidades Colunista Gabriela Freitas Principal São Bernardo do Campo

Pessoas com deficiência se unem para campanha de doação de sangue

A ONG Adote Um Cidadão, de São Bernardo, promove a sexta edição da campanha Gotas Eficientes, que mobiliza pessoas com deficiência, familiares, amigos e outras instituições sociais para doar sangue em hemocentros espalhados pelo Brasil. Com slogan “doar o amor que corre em suas veias”, a ação social, com frente do empreendedor Antonio Carlos Veiga, pretende realizar o projeto em outras duas datas durante 2022.

Antonio Carlos Veiga, idealizador do Adote Um Cidadão

“Estou empolgado em conseguir ajudar mais pessoas, o Gotas Eficientes era realizado apenas uma vez por ano, mas fomos estimulados a realizar três ações anuais a partir dessa edição. Uma dessas incentivadoras foi a Vânia Simonetti, que aceitou entrar nessa com a gente e se tornou a co-coordenadora do projeto”, relata o idealizador.

A ONG são-bernardense busca conscientizar a população sobre a necessidade de doar sangue. Neste ano, a 6ª Edição do Gotas Eficientes já conta com datas marcadas, a primeira ação ocorrerá entre os dias 04 e 05 de fevereiro, a segunda ocorrerá em 20 e 21 de maio, e a última entre 17 e 24 de setembro.

Desafios na pandemia

A pandemia da Covid-19 trouxe inúmeras mudanças em diversos setores sociais, e para os hemocentros espelhados pelo país não foi diferente. Em novembro de 2021, o Ministério da Saúde divulgou um comunicado oficial reforçando a importância da doação de sangue. De acordo com a nota, em 2020, comparando a 2019, houve queda de 10% no número de coletas de sangue por conta da Covid-19. E ainda ressaltou que a crise sanitária contribuiu com a queda de estoque nos hemocentros pelo Brasil.

Já a Fundação Pró-Sangue, hemocentro de São Paulo, compartilhou, em janeiro de 2022, a urgência da doação, através do site oficial. Segundo a nota da instituição, atualmente os tipos O+, O- e A- encontram-se em situação de emergência.

Por isso, o Gotas Eficientes promove anualmente a conscientização em prol da doação de sangue. De acordo com os organizadores da campanha, no ano passado, a edição foi um sucesso e contou com inúmeros doadores e apoiadores, entre eles, as madrinhas Mara Gabrilli, senadora, integrante de comitê na ONU e defensora dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil e no mundo, e a atriz Vanessa Gerbelli. O evento também contou com a participação de deficientes de todo o Brasil. “Estou há 13 anos realizando campanhas de doações de sangue. Nossa ação já ajudou a salvar mais de 340 mil vidas. A doação de sangue é um ato voluntário e altruísta que salva vidas, estou animada por fazer parte e conseguir contribuir com mais esse projeto”, diz a nova co-coordenadora, Vânia Simonetti.

 

 

 

Informações e fotos: ONG Adote Um Cidadão

Artigos Relacionados

Diadema inicia plantio da sétima horta do Programa Mais Educação

Juliana Bontorim

Santo André promove seminário sobre adoção de crianças e adolescentes

Juliana Bontorim

Artigo: Distanciamento social pós-crise estimula investimento inédito no Brasil

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error