21.4 C
São Paulo
domingo, 3 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal São Bernardo do Campo

Programa Escola de Pais orienta famílias sobre imunização e saúde infantil em São Bernardo

Com o intuito de promover aproximação entre família e escola, a edição de 2023 do Programa Escola de Pais, da Secretaria de Educação de São Bernardo, terá início na quarta-feira (1º/3), às 19h. Neste ano, as ações abordarão temáticas correlatas à Educação e Saúde. Há seis encontros virtuais programados, sendo o primeiro deles com o tema Imunização e Saúde Infantil: Parceria Escola, Família e Saúde. Encontro comandado pelos secretários de Educação, Sílvia Donnini, e de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

Encontros online

Desde 2020, devido à pandemia causada pelo Coronavírus, o programa passou a acontecer no formato de webinar. Para participar, basta acessar o canal do Núcleo de Educação à Distância da Secretaria de Educação no Youtube. Além de pais e responsáveis pelos alunos, o encontro é aberto a toda comunidade.
“Esse programa visa estreitar as relações entre a escola e a família, nas perspectivas educacional e social, tendo como objetivos facilitar a promoção da educação integral da criança, estimular a família a acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno e proporcionar aos pais um maior conhecimento e compreensão sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente”, observa a secretária de Educação, Sílvia Donnini.
As atividades serão até outubro, nas seguintes datas: 5 de abril, 3 de maio, 2 de agosto, 6 de setembro e 4 de outubro. Entre as temáticas abordadas estão promoção da saúde bucal, alimentação saudável, prevenção à obesidade infantil e prática de atividades físicas.
Criado em 2018, o Programa Escola de Pais já debateu, junto às famílias e comunidade escolar, temas diversos. Como por exemplo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), Estatuto da Criança e do Adolescente: o papel da escola e o papel da família, O papel das emoções e dos afetos no desenvolvimento das crianças e Como minimizar os impactos no desenvolvimento infantil causados pela pandemia.

SAÚDE NA ESCOLA

Além disso, alinhadas aos temas abordados nos encontros virtuais do Programa Escola de Pais, as secretarias de Educação e Saúde promoverão ações práticas junto à comunidade escolar por meio do Programa Saúde na Escola. Dessa maneira, como o primeiro trata-se de Imunização e Saúde Infantil: Parceria Escola, Família e Saúde –, até o fim do mês de março, será desenvolvido trabalho conjunto para verificação e atualização da situação vacinal dos estudantes da rede municipal.


“A imunização é um direito das crianças e manter a carteira de vacinação atualizada é um sinal de compromisso dos pais com a comunidade. Quando nos vacinamos, estamos colaborando para que doenças sejam erradicadas e deixem de causar danos às pessoas. Para atualizar a carteira, basta procurar a unidade de Saúde mais próxima de casa”, ressalta o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

Da Redação.
Fotos: Omar Matsumoto/PMSBC

Confira mais notícias da região no Portal Big ABC.

Artigos Relacionados

Doa Mauá integra Sessão na Câmara de Vereadores

Juliana Bontorim

Shopping no Grande ABC abrilhanta Natal com Árvore Solidária

Juliana Bontorim

Loja de móveis de São Caetano leva convidados para experiência esportiva na Arena Corinthians

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error