22.5 C
São Paulo
terça-feira, 5 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal Santo André

Santo André realiza Carnaval fora de época no Dia Mundial da Síndrome de Down

Na terça-feira (21), no Dia Mundial da Síndrome de Down, a Prefeitura de Santo André promoverá festa de Carnaval fora de época com o intuito de celebrar a data e reforçar a importância da inclusão. Será a primeira edição do Carnadown, atividade gratuita realizada a partir das 19h30 no Cine Theatro Carlos Gomes. O endereço é Rua Senador Fláquer, 110, no Centro.
“Escolhemos este dia tão importante para promover uma oportunidade de diversão e união para todas as famílias. A idéia é retomar a festa do carnaval dando uma nova oportunidade de aproveitar a festa e ao mesmo tempo celebrar o Dia Mundial da Síndrome de Down. Será um evento inclusivo, feito para todos, abraçando a luta de todas as pessoas com deficiência”, afirma o secretário da Pessoa com Deficiência, Jobert Minhoca.
A expectativa da organização é que o Carnadown reúna aproximadamente 300 pessoas para dançar ao som das tradicionais marchinhas de Carnaval.

Data

O Dia Mundial da Síndrome de Down é uma data de conscientização global e celebração da vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que toda a população.
O dia 21 de março teve sua escolha por representar a triplicação do 21º cromossomo que causa a síndrome. Reconhecida oficialmente pela ONU em 2011.
A Síndrome de Down é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem. Foi descrita há 150 anos, quando John Langdon Down, em 1866.
Sendo assim, em cada célula do indivíduo existe um total de 46 cromossomos, divididos em 23 pares. A Síndrome de Down é gerada pela presença de uma terceira cópia do cromossomo 21 em todas as células do organismo (trissomia). Portanto, estima-se que no Brasil ocorra 1 caso em cada 700 nascimentos, o que totaliza aproximadamente 270 mil pessoas com Síndrome de Down. No mundo, a incidência estimada é de uma pessoa a cada mil nascidos vivos.

Da Redação.
Foto: Divulgação/PSA

Confira mais notícias da região no Portal Big ABC.

Artigos Relacionados

Jennifer Rodrigues é eleita a nova Princesa do Chocolate de Ribeirão Pires

Juliana Bontorim

Autores da região integram evento literário

Juliana Bontorim

Jogos Escolares andreense ganham modalidade de esportes eletrônicos

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error