22.5 C
São Paulo
terça-feira, 5 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Cidades Entertainment Eventos São Bernardo do Campo

São Bernardo realiza 1ª Festa Nordestina com show de Os Barões da Pisadinha

Evento também vai trazer artistas locais e gastronomia típica da região; festa acontece entre esta sexta-feira e domingo (21 a 23/7) na Esplanada do Paço

O final de semana promete muita animação e música nordestina de qualidade em São Bernardo. Entre esta sexta-feira e domingo (21 a 23/7) a Esplanada do Paço Municipal recebe a 1ª edição da Festa Nordestina, que vai reunir apresentações musicais de artistas nordestinos e tendas de comidas típicas da região. A entrada no evento será gratuita, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, que será posteriormente encaminhado ao Banco de Alimentos da cidade.

A atração principal do evento será a apresentação do grupo Os Barões da Pisadinha, que sobe ao palco às 19h30 no domingo (23/7). Fenômeno na internet e sucesso no Brasil nos últimos anos, a banda vem difundindo o forró também no mundo. Criado por Rodrigo e Felipe Barão, o grupo Os Barões da Pisadinha surgiu em dezembro de 2015, nas cidades de Heliópolis e Ribeira do Amparo, dois municípios do interior da Bahia.

A programação da festa inclui ainda shows do são-bernardense Paulinho Maranhão, às 20h de sexta-feira (21/7). No sábado (22/7), sobem ao palco Zé Gonçalves, às 14h, Acácio, às 17h e Cristiano Neves, às 20h. No domingo, além de Os Barões da Pisadinha, haverá show de Lippe Rodrigues, às 13h30, e de Lorena Alexandre (Marília Mendonça Cover), às 16h30. O evento é uma realização da Rádio Imprensa FM, com apoio da Prefeitura de São Bernardo, sem uso de recursos públicos.

“Não é apenas um evento para diversão. É um retrato de São Bernardo, que tem grande parte de sua população descendente de nordestinos. É um momento de festejar junto com essas pessoas que saíram de sua cidade natal, muitas vezes em busca de emprego, e que têm grande apego emocional à sua origem. A ideia é retratar a cultura dessas pessoas, com música e gastronomia da região”, destacou o prefeito Orlando Morando. De acordo com o chefe do Executivo, a expectativa é receber público de 50 mil pessoas nos três dias de evento.

A festa será marcada ainda por homenagem a 30 nordestinos da cidade que se destacaram ao longo dos anos na cidade. Na gastronomia, destaque para as comidas típicas da região nordeste, como buchada, baião de dois, cuscuz e outros. Ao todo, serão 45 barracas de comidas e bebidas, sendo 24 de empreendedores de economia criativa.

“Queremos exaltar a população nordestina que mora aqui na nossa cidade. Foram eles, desde a industrialização, que fizeram de São Bernardo uma das principais rotas de trabalho do Brasil. Por aqui, as famílias nordestinas encontraram dignidade para criar seus filhos. Temos muito orgulho da força trabalhadora e cultural nordestina. Será um momento muito importante de reconhecimento e homenagem”, exaltou o secretário de Cultura e Juventude, Fran Silva.

REFORÇO DA SEGURANÇA – Para garantir a segurança dos presentes, haverá revista feminina e masculina na entrada do evento por parte da Guarda Civil Municipal (GCM). Haverá apoio ainda de efetivos da Polícia Militar e do Departamento de Trânsito. O evento será encerrado rigorosamente às 22h de forma a não comprometer o sossego dos moradores do entorno. As linhas de ônibus que atendem o centro também poderão ter o horário estendido, de acordo com a demanda, para garantir o retorno do público.

NORDESTINOS EM SÃO BERNARDO – Segundo historiadores, o movimento de migração do Nordeste teve, como pano de fundo, a busca por trabalho e melhores condições de vida. A chegada da indústria automobilística, nas décadas de 1950 e 1960, motivou a procura pelo Grande ABC. Os famosos caminhões do tipo ‘pau-de-arara’ traziam operários para atuar, principalmente, nas linhas de montagem das montadoras.

Dos anos 50 aos 70, a população local saltou de 26 mil para 202 mil – todos atraídos por bons empregos produzindo componentes e automóveis. Outra parcela importante encontrou ocupação na construção civil. No início desta década, os nordestinos representavam 20% da população da região, de acordo com dados do último censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Entre as sete cidades, a maior parte dos migrantes escolheu São Bernardo (31,79%). Em 2010, eram 200,1 mil moradores com essa característica no município – um quarto da população, sendo 134,4 mil oriundos do Nordeste.

HORÁRIOS:

Sexta-Feira (21/07) – das 18h às 22h

Sábado (22/07) e domingo (23/07) – das 12h às 22h

 

PROGRAMAÇÃO DO SHOWS:

Sexta-feira (21/07)

20h – Paulinho Maranhão

 

Sábado (22/07)

14h – Zé Gonçalves

17h – Acácio

20h – Cristiano Neves

 

Domingo (23/07)

13h30 – Lippe Rodrigues

16h30 – Lorena Alexandre (Cover Marília Mendonça)

19h30 – Barões da Pisadinha

 

 

Texto: July Stanzioni

Fotos: Divulgação/PMSBC

Artigos Relacionados

São Bernardo inova no cuidado humanizado com visita de pet no Hospital Anchieta

Juliana Bontorim

Classe jurídica decide presidências das OAB’s regionais

Juliana Bontorim

Torneio de ioiô em São Bernardo promove participação de diversas idades

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error