22.8 C
São Paulo
sábado, 2 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal São Bernardo do Campo

São Bernardo realiza ação com pacientes em atividade do Outubro Rosa

O mês de outubro está marcado no calendário com a cor rosa para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo do útero. Em São Bernardo, as pacientes em tratamento contra as doenças receberam, na segunda (3/10), doações de perucas de princesas e almofadas em formato de coração, do projeto “Amor sem Fronteiras”, confeccionadas pelas voluntárias da instituição.

O prefeito Orlando Morando recebeu os adereços doados ao município e reforçou a importância da campanha. “O câncer de mama ainda é a doença que mais acomete mulheres no mundo. Agradeço ao ato de amor e solidariedade para com as nossas pacientes que enfrentam, neste momento, a batalha contra a doença e faço um alerta para que todas as mulheres mantenham seus exames de rotina em dia, aproveitando as atividades do Outubro Rosa na nossa rede de saúde”, declarou.

A paciente Beatriz Estevan Gassi, em tratamento no Hospital Anchieta, recebeu das mãos do prefeito a primeira doação “Fui diagnosticada com câncer com apenas 28 anos, depois de um exame de rotina. Era jovem, não era do grupo de risco e por isso não pensava que pudesse acontecer comigo. A doença veio para me ensinar. Estes objetos são como atos de amor e de força para nós. E o tratamento que recebi em São Bernardo me curou, só tenho a agradecer”, relatou. A ação também contou com parceria do Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo.

CAMPANHA – Durante o mês de outubro, as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizam campanha de conscientização sobre o câncer de mama e colo de útero, com oferta de exames de prevenção, de acordo com a programação de cada unidade. No sábado (22), haverá Dia D com todas as UBSs abertas, das 8h às 17h, para reforçar o atendimento das mulheres, com coleta de exame de Papanicolau e atualização da carteira de vacinação.

UNIDADE MÓVEL DE MAMOGRAFIA – A Unidade Móvel de Mamografia também faz parte dos equipamentos que ofertarão atendimento durante a campanha de conscientização e prevenção. Para pacientes entre 50 e 69 anos, a demanda é espontânea e sem necessidade do pedido médico. Para as demais faixas etárias, o exame é agendado pelas UBSs, as pacientes precisam apresentar o pedido médico. No Dia D, a unidade atenderá demanda espontânea para todas as faixas etárias, na Praça da Igreja Matriz, com os mesmos critérios de rastreamento clínico, das 8h às 17h, com último bloco de atendimento às 16h.

Da Redação
Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC

Confira mais notícias da região no Portal Big ABC

Artigos Relacionados

Lions Santa Maria celebra dez anos de honraria com festa virtual

Juliana Bontorim

Instituição do Grande ABC foca em capacitação para alunos de escolas públicas

Juliana Bontorim

Jovens de projeto esportivo recebem kit com uniforme

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error