24.7 C
São Paulo
terça-feira, 5 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Principal

Escola Livre de Cinema e Vídeo recebe oficina de animação stop motion nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (28), a Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) recebe a oficina de stop motion. A atividade, realizada em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), através do Ponto MIS, terá como tema ‘Portinari, uma Infância em Movimento’, e será ministrada por Marta Russo. Na oficina os participantes farão uma releitura das obras do pintor Candido Portinari que retratam sua infância através de um filme de animação com a técnica stop motion.

O stop motion é uma técnica de animação que permite animar objetos através de uma seqüência de fotos tiradas de um mesmo ponto onde o objeto é movido em diferentes posições, possibilitando assim a idéia de movimento. Isso se dá devido ao fenômeno da Persistência Retiniana que provoca em nosso cérebro a ilusão do movimento contínuo. Utilizando recortes de papéis coloridos a oficina pretende dar “vida” aos quadros de Portinari.

Para participar é necessário ter um celular com o aplicativo Stop Motion Studio (gratuito), além de papeis coloridos, revistas, tesoura, cola, régua, lápis e borracha. No total são oferecidas 25 vagas. Podem participar pessoas com mais de 10 anos de idade. Os interessados devem enviar nome, endereço e telefone para inscrições@elcv.art.br utilizando no título: Portinari – stop motion. A oficina será realizada na ELCV, na Avenida Utinga, 136, na Vila Metalúrgica.

 

Candido Portinari – Portinari é considerado um dos maiores pintores brasileiros. Nascido na cidade de Brodósqui, no interior de São Paulo, em 29 de dezembro de 1903, é conhecido por pintar o homem do campo de pés descalços, os lavradores de café, a lida das mulheres, os sofrimentos dos retirantes e a miséria. Mas também soube, através de cores e formas vivas, retratar as crianças de sua cidade e seus jogos infantis.

 

Sobre a oficineira – Marta Russo é formada em Comunicação Visual pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em Educomunicação: Comunicação, Educação e Mídias pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Ministra oficinas de animação stop motion no Programa Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som), nas unidades do SESC, Casas de Cultura, escolas e bibliotecas. Ministrou oficinas nos maiores festivais e mostras de cinema: Kinoforum, Cinefantasy, Animage.

Formadora de Produção Audiovisual (stop motion) e Educação Midiática para professores da rede municipal de São Paulo SME. Participou do Congresso Internacional sobre Participación, Políticas Sociales y Protección de la Infancia apresentando o trabalho “Stop motion- Comunicação, protagonismo e ludicidade”, realizado na Espanha.

Serviço:          

Oficina de animação stop motion (presencial)

Parceria entre a Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) e o Museu da Imagem e do Som (MIS), através dos Pontos MIS.

Tema: ‘Portinari, uma Infância em Movimento’

Local: Escola Livre de Cinema e Vídeo, na Avenida Utinga, 136, Vila Metalúrgica

Data: Dia 28 de abril, das 14h às 18h.

Inscrições: enviar nome, endereço e telefone para inscricoes@elcv.art.br

Colocar no título: Portinari – Stop Motion

25 vagas, destinadas a pessoas com ais 10 anos de idade

Atividade gratuita

 

| Texto: Marcos Imbrizi
mlimbrizi@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142
| Fotos: Alex Cavanha/PSA

Artigos Relacionados

Instituição de São Caetano realiza chá beneficente

Juliana Bontorim

Escolas Municipais recebem palestras de conscientização contra dengue

Juliana Bontorim

Kidbeeruta recebe Selo Empresa Amiga do Autista

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error