21.4 C
São Paulo
domingo, 3 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal

Especialista em Harmonização Orofacial comenta sobre “caso Stênio Garcia”

O Portal Big ABC segue atuando com o intuito de trazer notícias sobre a região, além de novidades e assuntos relevantes para quem acompanha o site.
Confira abaixo a visão da Dra. Lisney Daniele, profissional qualificada com especialização na área de Harmonização Orofacial em relação a um tema que ganhou espaço na mídia atualmente.


“Entre ontem e hoje recebi inúmeras mensagens perguntando sobre o tratamento realizado no ator Stênio Garcia. Então, pelo meu amor à Harmonização, resolvi vir expor minha opinião. Vai ser textão, mas garanto que no final vai valer a pena!
Primeiramente, quero deixar claro que aqui será uma opinião técnica, como profissional, embasada em ciência e segurança para os pacientes. Se ele gostou e está feliz, é outra história. Estou aqui para alertar sobre segurança e naturalidade. Quais são os riscos que ele corre com esse resultado? Vou explicar.
Pesquisei sobre os procedimentos e materiais que foram utilizados no caso dele: preenchedores à base de ácido hialurônico.

Envelhecimento

O processo de envelhecimento físico é muito mais complexo do que se imagina. Sofremos, com o passar dos anos, diversas modificações em estruturas ósseas, musculares e camadas de gorduras. E, em um planejamento, temos que tratar e reestruturar cada uma dessas camadas, de forma GRADATIVA, pois entre elas, também existem vasos sanguíneos, artérias e nervos que precisamos respeitar e preservar.
E, no caso do Stenio Garcia, isso não aconteceu. Foi tratado como uma “bexiga murcha” onde uma quantidade exagerada de materiais preenchedores foram adicionados.
O deixaram com um rosto bem diferente do que era (pois características individuais dele sofreram modificação), e sem expressão (pois nota-se que o excesso de material pressionou alguns músculos da mímica).
Os preenchedores a base de ácido hialurônico,apesar de serem biocompatíveis com o nosso organismo, possuem um limite na utilização, pois neles também existem substâncias tóxicas. Como por exemplo, o BDDE (que é um agente reticulante). Esses limites têm comprovação científica de acordo com o peso do paciente.
Observa-se também a realização de um tratamento com toxina botulínica no terço superior, onde não seguiram um planejamento de rosto masculino que é o NÃO arqueamento das sobrancelhas, e também houve um exagero na quantidade, influenciando nos movimentos de expressão.

Tratamento ideal

Mas como seria o tratamento ideal para esse caso, com naturalidade e segurança ?
Bom como eu sempre digo para os meus pacientes: o que a vida levou anos para “derrubar” (no caso dele, 91) , não será em dois dias ou duas semanas apenas que vamos recuperar da maneira correta e ideal.
Sendo assim, nesse caso, o ideal seria recuperar primeiramente o colágeno perdido, e não simplesmente encher como um balão. Para isso existem tratamentos bioestimuladores de colágeno, que recuperam a espessura dérmica, melhoram a flacidez e rugas finas sem volumizar. Algumas sessões trariam já uma melhora significativa e natural.
Depois poderiam, sim, realizar alguns pontos de preenchimentos, dentro do permitido, com técnicas mistas para reposicionar os tecidos e não dar a impressão de rosto inflado.
Além da associação de outras técnicas para lifitng facial , como endolifting, fios de PDO , etc. E não apenas utilizar de uma única técnica e material para resolver tudo, que nesse caso foi o preenchedor à base de ácido hialurônico.
Um bom planejamento é essencial para um resultado seguro, harmônico e natural. Devemos respeitar a anatomia, o paciente e as quantidades determinadas pelos artigos científicos.
A Harmonização Orofacial é uma área linda, merece respeito e pode proporcionar melhoras físicas e psicológicas inacreditáveis quando realizada com responsabilidade. Procurem sempre um profissional habilitado e da sua confiança”.

Artigo enviado por fonte (Dra. Lisney Daniele).
Imagem: Divulgação.

Artigos Relacionados

Janeiro Branco: Projeto Social realiza live musical da saúde mental

Juliana Bontorim

Construtora Patriani lança empreendimentos em São Bernardo

Juliana Bontorim

OSSEL Assistência marca presença na Rigon Experience 2024

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error