21 C
São Paulo
quinta-feira, 17 out, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Colunista Gabriela Freitas Principal São Bernardo do Campo

Governo de São Paulo inicia obras do BRT para ligar Grande ABC à capital

Na manhã desta quinta-feira, 24 de fevereiro, o Governador do Estado de São Paulo, João Doria, assinou o documento de início das obras do BRT – ABC, corredor de ônibus elétrico que ligará o Grande ABC à capital paulista em 40 minutos.

Ao lado do prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando; do vice-prefeito de SBC, Marcelo Lima; da deputada estadual Carla Morando; do Secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli; do prefeito de Rio Grande da Serra, Claudinho da Geladeira; dos vice-prefeitos de Santo André e Ribeirão Pires, Luiz Zacarias e Amigão D’orto; respectivamente; e outras autoridades regionais, Doria salientou a estimativa de um ano para concretização das obras de mobilidade, que partirão da cidade são-bernardense, e receberão investimento de aproximadamente 900 milhões de reais, por meio da iniciativa privada.

“É um imenso orgulho poder colocar em prática a obra para facilitar a vida da população. Vivenciamos uma manhã linda, produtiva e histórica. Pudemos dar início às obras do BRT do ABC. O primeiro BRT do Estado de São Paulo e o mais moderno do Brasil. Com investimento privado e sem custo ao governo”, afirmou João Doria.

As primeiras intervenções irão começar no Terminal de São Bernardo do Campo. “É uma alegria receber o Governador João Doria para o cumprimento de uma promessa que ajudará muito a nossa população”, comentou o prefeito são-bernardense, Orlando Morando.

As obras de mobilidade

O meio de transporte anunciado foi a alternativa encontrada pela gestão estadual, que a princípio seria o monotrilho da linha18-Bronze, mas ficou inviável pelo valor ao qual seria gasto. Por isso, o BRT do Grande ABC foi pensado para buscar soluções ao transporte público. “É a décima quarta vez que o governador de São Paulo está presente em nossa região e mais uma vez para trazer recursos. Vocês podem não gostar da pessoa João Doria, mas todos precisam entender o que ele tem feito na gestão pública. É um time de peso que trabalha muito para fazer acontecer”, pontuou a Deputada Estadual Carla Morando.

O BRT deve ser atendido por um frota de 82 ônibus elétricos articulados de 23 metros. As pistas exclusivas terão aproximadamente 18km , além de 20 estações e três terminais. Haverá três tipos de atendimentos, a linha paradora, a semi-expressa e expressa. O tempo de percurso da linha expressa será de 40 minutos.

“Um dia especial e de muita alegria para o Estado de São Paulo e São Bernardo do Campo. É mais uma entrega realizada dentro dos grandes desafios impostos para a Secretaria de Transporte Metropolitano. Começaremos pelo ABC, então as primeiras obras serão em São Bernardo do Campo”, salientou Paulo Galli, Secretário dos Transportes Metropolitanos.

Pontos de parada da linha paradora: Terminal São Bernardo do Campo; Estação Metrópole; Estação Aldino Pinotti; Estação Abrahão Ribeiro; Estação Senador Vergueiro; Estação Winston Churchill; Estação Vila Vila Vivaldi; Estação Fundação do ABC; Estação Afonsina; Estação Rudge Ramos; Estação Instituto Mauá; Estação Vila Império; Estação Jardim São Caetano; Estação Estrada das Lágrimas; Estação Cerâmica; Estação CEU Meninos; Estação Goiás; Estação Almirante Delamare; Estação Alcatis; Estação Albano Morais; Terminal Tamanduateí; Estação Rua do Grito; Terminal Sacomã. Intervalo: oito minutos no horário de pico.

Pontos de parada da linha semi-expressa: Terminal São Bernardo do Campo; Estação Winston Churchill; Estação Afonsina; Estação Instituto Mauá; Estação Cerâmica; Estação Goiás; Terminal Tamanduateí; Terminal Sacomã. Intervalo: três minutos no horário de pico.

Pontos de parada da linha expressa: Terminal São Bernardo do Campo; Terminal Tamanduateí; Terminal Sacomã. Intervalo: quatro minutos no horário de pico.

Novidade habitacional: Além disso, outro anúncio realizado durante a coletiva de imprensa foi sobre a construção de mais 236 moradias para SBC. “Em conjunto com a CDHU e o prefeito Orlando Morando, trazemos mais um programa habitacional para São Bernardo do Campo. É uma honra e uma alegria enorme”, disse Flávio Amary, Secretário de Estado da Habitação do Governo de São Paulo na Gestão João Doria.

 

 

Fotos: Gabriela Freitas / Reprodução redes sociais @jdoriajr e @orlandomorando

 

Artigos Relacionados

Cine Theatro Carlos Gomes recebe Sinfônica de Santo André no fim de semana

Juliana Bontorim

Empresa recebe prêmio ‘Lugares Incríveis para Trabalhar’

Juliana Bontorim

COVID-19: Medidas emergenciais estabelecem ações necessárias durante fase vermelha

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error