21.4 C
São Paulo
quinta-feira, 30 nov, 2023
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Colunista Gabriela Freitas Eventos Principal Santo André

Grupo solidário se une para proporcionar Natal afetivo às pessoas em vulnerabilidade social

O Grupo Campestre Solidário iniciou as atividades sociais em junho de 2021, após perceber a grande demanda de pessoas em situação de vulnerabilidade social, em razão da pandemia da Covid-19. Para finalizar o ano e proporcionar um Natal afetivo aos atendidos, os voluntários organizam a entrega de 350 marmitas, frutas, sucos, água e presentes para 37 crianças da Comunidade do Cigano, em Utinga, no dia 22 de dezembro. 

A realização do natal solidário conta com doações de alimentos não-perecíveis, roupas, kit de higiene, produtos de limpeza, entre outros, para que a iniciativa seja efetivamente concluída. Além disso, todos podem colaborar com os organizadores levando itens aos locais de arrecadação: Buffet Versão Brasileira, Paróquia São Judas, Imobiliária Maia, Figueiras House Pet, Dermaphase Estética e Saúde, Art Dog, Retalhos e Aroma, Ribeiro Ferramentas, Favali Extintores, localizados no Bairro Campestre e Jardim. 

Os idealizadores também buscam agregar mais voluntários ao número de integrantes do grupo, que, atualmente, conta com 80 moradores do bairro Campestre. “Além de suprir a fome da população, também fazemos um trabalho de acolhimento dessas famílias em situação de vulnerabilidade. Embora nosso grupo tenha vários empresários, é formado por diversos voluntários de diferentes categorias e crenças com o único objetivo de fazer o bem e ajudar a quem mais precisa”, comentou o ‘Campestre Solidário’. 

Ações Sociais

Até novembro de 2021, o grupo voluntário doou mais de 1600 marmitas, 175 cobertores, roupas, brinquedos e kits de higiene pessoal. Aliás, 12 famílias receberam cestas básicas, mobílias e roupas. A atuação principal é realizada nos bairros andreenses Utinga e Vila Luzita e nas instituições Padre Pio, Casa de Assis, Missão Belém e Divina Providência e Lar Menino Jesus. 

“Além dos pontos de arrecadação nos condomínios e comércios, muitos voluntários fazem as doações do seu próprio bolso. Algumas clínicas de estética e saúde, salões de beleza e tatuadores também trocam uma parte do pagamento por doação de alimento não-perecível ou destinam uma porcentagem para compra do equivalente a proteínas que são doadas ao grupo”, contaram. 

Outra frente de ajuda visa acolher pessoas em situação de rua e dependentes químicos que procuram os voluntários solicitando auxílio. Por isso, o grupo encaminha para acolhimento em instituições de contribuição mútua com a equipe, sem custos para as famílias. “Nossa missão é a ajuda humanitária ao próximo”, salientaram. 

A ideia é continuar as ações em 2022 e buscar contribuir cada vez mais com pessoas que precisam de recursos. “Nosso intuito é agregar ainda mais no próximo ano, consolidar nossa experiência, firmar o projeto e somar mais voluntários para que possamos a cada dia atingir mais pessoas com as ações. Porém, temos muitos desafios pela frente quando falamos em organização, não só internamente. A integração com outros movimentos que lutam pela mesma causa é uma necessidade para melhorar o desempenho como um todo. Com organização e calendários planejados serão evitadas redundâncias de datas e locais das ações dos diferentes grupos”, concluíram. 

Serviço:

Doação Natal – Santo André

Data: 22 de dezembro

Locais: Bairros Utinga e Vila Luzita

Mais informações: Marcelo: (11) 94355-1376, Paulo: (11) 99658-0259, Rebecca: (11) 93400-3847 ou Claudia: (11) 94219-9902

 

Artigos Relacionados

30 cães são resgatados de canil clandestino no Grande ABC

Juliana Bontorim

Circuito Santander Track&Field Run Series de Santo André traz conceito sustentável

Juliana Bontorim

Empreendedora brasileira se destaca com alongamento adesivado

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error