terça-feira, 25 jan, 2022
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Colunista Gabriela Freitas Eventos Principal Santo André

Grupo solidário se une para proporcionar Natal afetivo às pessoas em vulnerabilidade social

O Grupo Campestre Solidário iniciou as atividades sociais em junho de 2021, após perceber a grande demanda de pessoas em situação de vulnerabilidade social, em razão da pandemia da Covid-19. Para finalizar o ano e proporcionar um Natal afetivo aos atendidos, os voluntários organizam a entrega de 350 marmitas, frutas, sucos, água e presentes para 37 crianças da Comunidade do Cigano, em Utinga, no dia 22 de dezembro. 

A realização do natal solidário conta com doações de alimentos não-perecíveis, roupas, kit de higiene, produtos de limpeza, entre outros, para que a iniciativa seja efetivamente concluída. Além disso, todos podem colaborar com os organizadores levando itens aos locais de arrecadação: Buffet Versão Brasileira, Paróquia São Judas, Imobiliária Maia, Figueiras House Pet, Dermaphase Estética e Saúde, Art Dog, Retalhos e Aroma, Ribeiro Ferramentas, Favali Extintores, localizados no Bairro Campestre e Jardim. 

Os idealizadores também buscam agregar mais voluntários ao número de integrantes do grupo, que, atualmente, conta com 80 moradores do bairro Campestre. “Além de suprir a fome da população, também fazemos um trabalho de acolhimento dessas famílias em situação de vulnerabilidade. Embora nosso grupo tenha vários empresários, é formado por diversos voluntários de diferentes categorias e crenças com o único objetivo de fazer o bem e ajudar a quem mais precisa”, comentou o ‘Campestre Solidário’. 

Ações Sociais

Até novembro de 2021, o grupo voluntário doou mais de 1600 marmitas, 175 cobertores, roupas, brinquedos e kits de higiene pessoal. Aliás, 12 famílias receberam cestas básicas, mobílias e roupas. A atuação principal é realizada nos bairros andreenses Utinga e Vila Luzita e nas instituições Padre Pio, Casa de Assis, Missão Belém e Divina Providência e Lar Menino Jesus. 

“Além dos pontos de arrecadação nos condomínios e comércios, muitos voluntários fazem as doações do seu próprio bolso. Algumas clínicas de estética e saúde, salões de beleza e tatuadores também trocam uma parte do pagamento por doação de alimento não-perecível ou destinam uma porcentagem para compra do equivalente a proteínas que são doadas ao grupo”, contaram. 

Outra frente de ajuda visa acolher pessoas em situação de rua e dependentes químicos que procuram os voluntários solicitando auxílio. Por isso, o grupo encaminha para acolhimento em instituições de contribuição mútua com a equipe, sem custos para as famílias. “Nossa missão é a ajuda humanitária ao próximo”, salientaram. 

A ideia é continuar as ações em 2022 e buscar contribuir cada vez mais com pessoas que precisam de recursos. “Nosso intuito é agregar ainda mais no próximo ano, consolidar nossa experiência, firmar o projeto e somar mais voluntários para que possamos a cada dia atingir mais pessoas com as ações. Porém, temos muitos desafios pela frente quando falamos em organização, não só internamente. A integração com outros movimentos que lutam pela mesma causa é uma necessidade para melhorar o desempenho como um todo. Com organização e calendários planejados serão evitadas redundâncias de datas e locais das ações dos diferentes grupos”, concluíram. 

Serviço:

Doação Natal – Santo André

Data: 22 de dezembro

Locais: Bairros Utinga e Vila Luzita

Mais informações: Marcelo: (11) 94355-1376, Paulo: (11) 99658-0259, Rebecca: (11) 93400-3847 ou Claudia: (11) 94219-9902

 

Artigos Relacioandos

Colégio andreense se despede da ex-diretora Lydia Calil

Juliana Bontorim

Associação Comercial de Santo André lança programa solidário

Juliana Bontorim

Cidade recebe festival internacional de valorização à cultura feminina

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error