22.5 C
São Paulo
terça-feira, 5 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal Solidariedade

Hemocentro incentiva campanha no Dia Mundial do Doador de Sangue

No Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, o alerta é para um Brasil mais voluntário, segundo o hematologista e diretor do Hemocentro São Lucas (HSL), Dr. Ricardo Pereira. “O Brasil ainda é um país de doadores essencialmente recrutados por campanhas de mobilização coletiva ou que atendem a pedidos de reposição dirigida de sangue, realizados por correntes de amigos e familiares”, informa o médico.
Criado há quase 50 anos pelo médico Dr. Adelson Alves, o HSL atua com unidades nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal, além de unidades na Grande São Paulo (São Bernardo do Campo e Guarulhos) e atende a hospitais particulares e do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com Pereira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda volume regular de voluntários entre 2,5% e 3% da população. O Brasil tem histórico estacionado na casa do 1,7%. Dentre os motivos da falta de maior adesão à doação espontânea de sangue estão os mitos em torno do tema.
“Nossa sociedade ainda recente de crenças limitantes ligadas a um passado distante sobre a segurança no trato da hemoterapia. Hoje, trabalhamos com risco próximo ao zero para a contaminação tanto no momento da captação como na transfusão, pois os processos evoluíram junto com tecnologias mais avançadas e as equipes que estão à frente dessas operações são especializadas”, afirma o médico.
O HSL coleta em torno de cinco mil bolsas de sangue por mês, volume que Pereira diz ter sido suficiente para atender a demanda das 60 unidades entre hospitais e clínicas atendidas. Porém, há momento de queda sazonal que faz o estoque cair em até 20%, colocando em risco a saúde de pacientes.
O perfil prioritário de quem necessita de transfusão de sangue inclui pessoas que passam por transplante de órgãos, cirurgias cardíacas e de igual ou maior grau de complexidade, vítimas de acidentes graves, pacientes oncológicos e complicações obstétricas. “Doar sangue é um gesto anônimo de doação de amor que precisa ser estimulado em nossa sociedade”, diz Pereira.

Dia Mundial do Doador de Sangue
Dia Mundial do Doador de Sangue ressalta importância da ação

 

Hemocentro São Lucas  – Unidade São Bernardo
R. Mediterrâneo, 470
São Bernardo do Campo | São Paulo
(11) 3660-5968
2ª a 6ª feira, 8h às 16h30

Da Redação

Imagem: Divulgação

Artigos Relacionados

Município conquista posição em Ranking de Competitividade e Sustentabilidade

Juliana Bontorim

Natal Solidário de Santo André abre inscrições de entidades sociais

Juliana Bontorim

São Caetano realiza primeira edição dos Jogos da Terceira Idade

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error