23.4 C
São Paulo
quarta-feira, 28 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Diadema

Novos membros assumem Conselhos de Idosos e Deficientes em Diadema

Cada um dos conselhos conta com 8 titulares e 8 suplentes representando a sociedade civil, eleitos democraticamente em setembro. Outros 8 membros representando secretarias do governo completam o quadro de conselheiros

Na tarde desta quinta-feira (05), na sede da RECAD, tomaram posse os 64 conselheiros, dentre titulares e suplentes, do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CPMI) e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPEDE). 32 titulares e suplentes escolhidos pelo governo dentre servidores de diversas secretarias municipais, bem como, outros 32 conselheiros foram eleitos pela sociedade civil de Diadema, em eleições democráticas no mês de setembro.

“Esses conselhos de direitos têm um importante papel na formulação e deliberação de políticas públicas para essas duas populações,” explicou Zuleica Maria da Silva, Secretária-adjunta da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), que dá apoio aos conselhos.

A princípio, antes de dar posse aos novos integrantes, as duas presidentes que encerravam seus mandatos fizeram uma breve prestação de contas às comunidades.

CMPI

Sandra Gasparetto, conforme encerrava seu termo à frente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), afirmou que foram dois anos de muito aprendizado. “Graças a uma doação da empresa ArcelorMittal para o Fundo Municipal do Idoso, conseguimos construir o Plano Municipal da Pessoa Idosa e reativar o Fundo propriamente dito, que agora está apto a captar mais recursos. Assim, realizamos a campanha “O Respeito Não Envelhece”, que contou com cartazes e uma cartilha com direitos dos idosos, além de uma sensibilização junto a diversos serviços da cidade para os cuidados com a população idosa, como em transportes públicos e na Saúde. Realizamos também um chamamento público para a formação de cuidadores de idosos e começamos a construir o site do conselho. Além disso, no dia 26/10, realizaremos grande atividade para celebrar o encerramento do Mês da Pessoa Idosa, no Teatro Clara Nunes.”

COMPEDE

Maria Lopes, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPEDE), destacou que este é um conselho ainda recente na cidade, em seu primeiro mandato. “Temos ainda muita coisa a ser feita. Mesmo assim, conseguimos articular nossos pleitos em várias secretarias municipais, como na Educação, com a qual conseguimos transporte com monitores para que os alunos chegassem às instituições que frequentam, uma demanda antiga dos familiares de crianças e jovens com deficiência. Também realizamos pré-conferências nos serviços, onde as próprias pessoas tiveram vez e voz para manifestar seus desejos e inquietações, em preparação para a grande Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência que ocorrerá dia 24/10, no Centro Cultural Okinawa.

A secretária Márcia Barral, da SASC, parabenizou as duas presidentas pelo trabalho realizado e avisou que isto é apenas o começo. “Vamos avançar ainda muito mais, uma vez que a formulação de políticas públicas é um processo permanente de construção. Vamos trabalhar para garantir a presença dos conselheiros do governo nas reuniões, para que possam ouvir o que vocês têm a dizer e coloquem em prática aquilo que possa ser atendido. Desejo muito empenho e sucesso aos novos integrantes de ambos os conselhos.”

“É muito bom completar esses ciclos,” celebrou a Vice-Prefeita Patty Ferreira. “E é sempre bom lembrar que sem vocês, nada disso seria possível. E gostaria de parabenizar também o apoio da equipe da RECAD, que presta suporte administrativo a todos os nossos conselhos. Pois é o que eu sempre digo: Ninguém faz nada sozinho. Não existe mágica, existem pessoas comprometidas que fazem o seu trabalho.”

Dona Altiva, do Jardim Takebe, era uma das novas representantes do CMPI que já começava a perceber a importância do seu papel. “Na minha idade, eu achava que queria apenas sossego. Entretanto, cá estou, lutando por uma vida mais digna pra quem já deu muito para a sociedade. Podem ter certeza que vou dar o melhor de mim.”

Confira mais notícias em Portal Big ABC.

Foto: Mauro Pedroso/Divulgação

Artigos Relacionados

Feira Literária de Diadema homenageia Guimarães Rosa

Juliana Bontorim

Moradora de Diadema realiza sonho de estudar aos 77 anos

Juliana Bontorim

Prefeitura incorpora mais onze ônibus às linhas municipais

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error