23.4 C
São Paulo
quarta-feira, 28 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Cidades Rotary

Rotarys Clubs do Brasil apoiam campanha nacional de vacinação

Os Rotarys Clubs participarão da divulgação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças menores de cinco anos de idade e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente (menores de 15 anos de idade). Além disso, incentivará a comunidade a apoiar o trabalho que falta para acabar com a paralisia infantil.

Trata-se de uma Campanha promovida pelo Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis (DEIDT) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS).

Será realizada no período de 08 de agosto a 09 de setembro de 2022, sendo o dia “D” de mobilização nacional 20 de agosto de 2022.
Os rotarianos entrarão em ação no Dia D de Mobilização Nacional de Combate à Pólio. Buscam, dessa maneira, aumentar a conscientização pública e apoiar a luta contra a paralisia infantil.

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de cinco anos e para a multivacinação, os menores de 15 anos.

Quando o Rotary e seus parceiros lançaram a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, em 1988, ocorriam 350.000 casos de poliomielite por ano em 125 países. Desde então, houve grande progresso na luta contra a doença, diminuindo em 99,9% o número de casos. Hoje, o vírus selvagem da pólio continua sendo reportado em apenas dois países: Afeganistão e Paquistão.

Imunização

A vacinação contra a poliomielite e a multivacinação têm como objetivo reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país. Além disso, oportunizar o acesso às vacinas, atualizar situação vacinal do público-alvo para vacinas recomendadas pelo PNI, elevar as coberturas vacinais e homogeneidade. E, com isso, contribuir para a prevenção, controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis.

A meta para a campanha contra a poliomielite é de vacinar pelo menos 95% das crianças menores de 5 anos. Para multivacinação, a estratégia é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, conforme situação vacinal encontrada e de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Para o alcance de resultados exitosos nas campanhas é importante o envolvimento das três esferas gestoras. São elas o Sistema Único de Saúde (SUS), comunidade científica e comunidade civil. Com o intuito de atender os diversos públicos assim como influenciar na capilarização da população-alvo com estratégias que promovam a veiculação das informações referentes à vacinação no País.

Rotary Clubs do Brasil integram campanha de vacinação
Rotarys Clubs do Brasil apoiam campanha de vacinação
Sobre o Rotary

O Rotary é uma rede global formada por 1,2 milhão de amigos, líderes e solucionadores de problemas que se unem e entram em ação para, dessa maneira, causar mudanças  local e globalmente.

Sendo assim, interessados podem saber mais sobre a campanha em: endpolio.org

Da Redação.

Imagem : Divulgação

Artigos Relacionados

São Bernardo promove Festival da Primavera no Parque Estoril

Juliana Bontorim

Empresa do Parque Tecnológico lança fio têxtil de fonte renovável

Juliana Bontorim

Programa resgata tradição sambista no Grande ABC

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error