21.8 C
São Paulo
segunda-feira, 15 abr, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Cidades Principal São Bernardo do Campo

Rede Municipal ganhará hospital exclusivo para saúde da mulher

A Prefeitura de São Bernardo apresentou o quarto modelo do futuro Hospital da Mulher, que está sendo construído no antigo prédio do Instituto Municipal de Assistência à Saúde do Funcionalismo (Imasf). O novo equipamento irá concentrar todo atendimento de saúde da mulher em um único local. Hoje, os atendimentos ao público ocorrem no Hospital Municipal Universitário (HMU) e no Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher (Caism), ambos no bairro Rudge Ramos.

O quarto modelo de enfermaria foi exibido pelo prefeito Orlando Morando e pelo secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, que confirmaram a previsão de entrega do novo equipamento para 2022. “As obras seguem em ritmo acelerado e, até o fim do ano, as mulheres de São Bernardo terão um equipamento exclusivo, moderno e humanizado, do jeito que elas merecem. Este é mais um investimento importante para melhorar ainda mais a saúde da nossa cidade”, declarou Morando.

ESTRUTURA

O quarto apresentado será um dos 169 leitos que acomodarão pacientes e recém-nascidos em espaço de 19,5 metros quadrados, com cama, berço, mesa de cabeceira, poltrona, mesa de refeição e sanitário. O Hospital da Mulher também ofertará pronto atendimento ginecológico e obstétrico, leitos de internação e de UTI, centro cirúrgico, ambulatórios, casa da gestante, núcleo interno de regulação e estrutura para realização de exames laboratoriais, como tomografia, mamografia, ecocardiograma, ultrassonografia, entre outros.

AMPLIAÇÃO DO ATENDIMENTO

De acordo Reple, o ganho com a instalação deste novo equipamento será enorme para a saúde da mulher. “Com o Hospital da Mulher, vamos ampliar nossa capacidade atual de atendimento em 41 leitos. Hoje, o HMU oferece 128 vagas e com a entrega desse novo equipamento teremos 169, dos quais dez serão destinadas ao atendimento de UTI adulto e 25 à UTI neonatal. Além disso, estamos mudando o serviço para uma planta quatro vezes maior, com quase 20 mil metros quadrados”, detalhou o secretário.

MELHORIAS PARA A SAÚDE

Desde 2017, São Bernardo vem ganhando amplo investimento na área da Saúde. Além da entrega de três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Pronto-Atendimento do Taboão, que foi reaberto à população, a Administração ampliou o atendimento do Hospital de Clínicas, que hoje funciona com 100% da capacidade e passou a ser referência em cirurgia cardíaca infantil, e entregou dois novos hospitais, o Hospital Anchieta, com 100 leitos, e o Hospital de Urgência, com 250 leitos. Os equipamentos foram fundamentais no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e permitiram que nenhum morador de São Bernardo ficasse sem leito para o tratamento da enfermidade.

Texto: Vivian Rossi

Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC

Artigos Relacionados

Grande ABC decide flexibilizar uso de máscaras

Juliana Bontorim

Contém Saúde: Cirurgiã andreense traz dicas para você cuidar da sua pele no inverno

Dra. Renata Pinchiari

Casamento virtual celebra união no Grande ABC

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error